fbpx

ALMG: DICAS PARA A DISCURSIVA!

Equipe Flávia Rita

Separamos dicas para a discursiva da AL-MG, para você conseguir melhorar o seu texto e alcançar nota máxima nas questões envolvendo redação e interpretação, síntese e adaptação de texto!
ALMG: DICAS PARA A DISCURSIVA!

ALMG: DICAS PARA A DISCURSIVA! Segundo o edital, o candidato terá de produzir seis textos, com espaços diferentes (de 10 a 30 linhas). Os enunciados de prova serão bem variados, pois as questões envolvem redação, interpretação, síntese e adaptação de texto.
Cada texto deve respeitar a modalidade exigida, atendo-se ao comando da questão e ao gênero adequado. Assim, é importante que você saiba diferenciar cada uma das habilidades propostas no edital a fim de produzir o melhor texto possível.

Vamos às possibilidades!

Redação

O termo “redação” é bem genérico, logo o candidato poderá ter de produzir qualquer tipo de redação:
uma dissertação-argumentativa, uma dissertação-expositiva, um artigo de opinião, uma nota técnica, um conceito, uma carta, entre outros. Em provas anteriores, a FUMARC cobrou a redação de pequenos parágrafos opinativos e a redação de conceitos a partir de um texto apresentado na prova. Minha aposta é que a banca cobrará uma redação opinativa a partir de um projeto de lei apresentado na prova ou uma redação opinativa a partir de um texto (ou de vários textos) de referência.
Por precaução, é válido treinar requerimento, parecer, ata, entre outros, por serem modalidades redacionais.

Na redação

O primeiro ponto é identificar corretamente o tipo e o gênero textual a ser produzido. Em caso de espaços muito limitados (até 10 linhas), opte por fazer um único parágrafo. A depender do gênero solicitado, estruture os elementos necessários (tese, conceito, argumentação, conclusão).
Em caso de espaços maiores (de 12 a 30 linhas), faça, no mínimo, dois parágrafos e, no máximo, quatro. Se houver mais de um tópico na questão discursiva, desenvolva cada um deles em um parágrafo, mantendo a unidade textual, ou seja, não utilize itens. Faça um texto coeso e coerente, explorando o uso de conectores, a partir dos tópicos solicitados. Não reproduza trechos do texto, a menos que seja solicitado no comando da questão.

Interpretação de textos

Uma questão de interpretação de texto avalia a capacidade de leitura e de organização textual do candidato. Nessa lógica, não extrapole o conteúdo do(s) texto(s) lido(s). É provável haver mais de um texto por questão. A FUMARC pode propor que você os relacione. Identifique o gênero textual, os recursos usados na construção da mensagem e o padrão de linguagem. Verifique sempre a fonte de cada texto. Isso pode ajudá-lo a identificar o gênero. Atenha-se à ideia central, aos seus desdobramentos e às inferências possíveis a partir da leitura. Ao ler os textos da prova, busque separar fato de opinião.

ALMG: DICAS PARA A DISCURSIVA!

O que poderá ser cobrado?

  1. Ideia central do texto, com diferenciação de fato e opinião.
  2. Relação entre dois textos, a partir de semelhanças e diferenças.
  3. Conceitos relacionados ao tema do texto.
  4. Características elencadas no texto.
  5. Reformulação de um texto, mantendo-se a ideia central ou com alterações especificas.
  6. Identificação da tese e dos argumentos que a sustentam.
  7. Identificação de causas, consequências e/ou de soluções dentro do texto.
  8. Determinação de argumentos e de contra-argumentos no texto (contraste/oposição).
  9. Análise da estrutura do texto, incluindo gênero, linguagem, polifonia, intertextualidade.
  10. Aspectos relacionados à coesão e à coerência.

Na interpretação de textos

Se a questão trouxer um único tópico, opte por fazer apenas um parágrafo, a menos que o espaço seja superior a 15 linhas. Nesse caso, faça, no mínimo, dois parágrafos e, no máximo, três. Se houver mais de um tópico na questão de interpretação de texto, responda cada um deles em um parágrafo, sem utilizar itens. A banca pode pedir, por exemplo, a tese do texto e os recursos argumentativos empregados para sustentá-la. Ou pode pedir os diferentes pontos de vista acerca de um dado tema. Faça um texto coeso e coerente a partir dos tópicos solicitados, deixando claro que você respondeu a todos os pontos da questão, colocando cada tópico em um parágrafo do texto.

Síntese

Uma síntese contempla as principais ideias de um texto mais longo. Obviamente, a síntese dependerá do tamanho do texto de base e do espaço a ela destinado. Pode-se pedir, por exemplo, para se resumir um texto de 60 linhas em apenas dez. Nesse caso, o recorte de informações será grande. A FUMARC já cobrou esse tipo de questão. A banca pode solicitar a síntese de um projeto de lei, de uma reportagem, de uma notícia…

Na síntese

A síntese exige capacidade de compreensão e de interpretação do texto original. Não se trata, simplesmente, de copiar alguns trechos do texto inicial. É necessário que o candidato tenha, de fato, entendido o assunto abordado e as ideias apresentadas pelo autor. Para fazer uma síntese adequada, o leitor deve selecionar os aspectos mais importantes do texto original, evitando pormenores e detalhes que não se vinculam diretamente à ideia central. Os pontos selecionados para compor a síntese dependerão do espaço deixando pela banca para o texto. Atenha-se à essência do conteúdo e não inclua itens que não foram abordados no texto original.

Adaptação de textos

A adaptação de textos envolve diversas habilidades, sendo as possibilidades de adaptação da linguagem, do estilo, do gênero, do tipo de texto, entre outras. No caso, o candidato deverá produzir um texto a partir de outro, fazendo os ajustes a partir do comando de prova. A FUMARC já cobrou adaptação de textos em provas anteriores, pedindo que o candidato atualizasse um anúncio de jornal (bem antigo) à linguagem de hoje, valendo-se dos recursos próprios do
3 gênero. É importante ficar claro para o candidato que a adaptação de um texto precisa ter um objetivo específico (mudar o desfecho do texto, atualizar a linguagem de um texto antigo, transpor para a norma culta um texto informal, passar do discurso direto para o indireto, passar da linguagem oral para a escrita, mudar a perspectiva do autor, acrescentar novos argumentos na defesa da tese, mudar o gênero textual – passando-se de uma ilustração, gráfico ou tabela para um texto expositivo, por exemplo…). Assim, o candidato deve compreender o enunciado da questão e fazer as adaptações nos limites solicitados.

Gostou das dicas? Se fez sentido para você, envie o link do nosso post para um amigo concurseiro. 

ALMG: DICAS PARA A DISCURSIVA!

Para mais informações sobre a nossa discursiva com foco na ALMG, acesse o site flaviarita.com!

Você sabe a diferença entre estudo de caso e discursiva? Descubra!

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?