fbpx

Você sabe a diferença entre estudo de caso e discursiva? Descubra!

Equipe Flávia Rita

Você sabe a diferença entre estudo de caso e discursiva? Descubra!

Neste texto vamos conversar sobre dois tipos de redações que são muito cobradas pelas principais bancas: estudo de caso e discursiva. É fundamental conhecer as diferenças entre essas modalidades, para que você possa se sentir mais seguro e confiante para a sua prova. Qual será a diferença entre estudo de caso e discursiva? Vamos descobrir?

Diferença entre estudo de caso e discursiva: conceitos!

Existe diferença entre estudo de caso e discursiva, e para facilitar vamos começar abordando o conceito sobre o que é a tão temida prova discursiva. Você tem temor de redação? 

Na prova discursiva, você terá que fazer uma exposição sobre um tema específico do edital, que será solicitado pela banca. Desta forma, por meio de argumentos, você deve convencer o examinador que domina o conteúdo pedido.

Fig.1 Estudo de caso x discursiva

O que é o estudo de caso?

Ainda tem muitas dúvidas sobre a diferença entre estudo de caso e discursiva? No estudo de caso, será apresentado uma situação hipotética, em que você terá que fazer a análise. Nesse sentido, é essencial que você apresente um conhecimento técnico referente à situação e apresente solução para o caso.

O candidato deve redigir uma resposta de forma embasada, a fim de demonstrar a capacidade analítica diante de caso concreto.

Para se preparar para uma questão de estudo de caso, o candidato deve se ater ao conteúdo programático, tomando como referência os conhecimentos típicos do cargo pleiteado.

Isso quer dizer que deverá saber as aplicações teóricas ou normativas que possam ser cobradas, assim como os respectivos embasamentos.

Além disso, dado se tratar de uma modalidade discursiva, deverá também demonstrar domínio dos elementos de escrita.

Compreendendo os conceitos, é muito mais fácil você conseguir identificar a diferença entre estudo de caso e discursiva. Como fazer a estrutura? Nesta parte, o foco deve ser a introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, o foco deve ser a análise dos fatos, ou seja, a apresentação do assunto que será abordado ao longo do texto. Em relação ao desenvolvimento, o candidato deve abordar o tema proposto pela banca de maneira coesiva e coerente, e descrever o seu conhecimento de forma detalhada. Para finalizar, a conclusão é a solução da apresentação para o problema.

Dicas de preparação

Você conseguiu entender a diferença entre estudo de caso e discursiva? Nas próximas linhas, separei algumas dicas para otimizar a sua preparação para concurso público. Sugiro que pegue um papel e uma caneta, para anotar. Vamos, lá?

– Redação é questão de prática e você precisa de tempo para treinar. Logo, não espere o edital ser divulgado para começar a escrever, principalmente, se você tem muita dificuldade.

– Cada banca tem o seu próprio estilo de cobrança. Pesquise as provas anteriores da organizadora do seu concurso. Confira alguns temas que foram cobrados pela banca Fundação Carlos Chagas.

– Inclua redação no seu planejamento e cumpra as suas metas.

– Leia com atenção o edital do seu concurso para conhecer os critérios de correção.

– A sua redação deve ter letra legível.

Fig.2: dicas para sua preparação

– Em cada correção, fique atento aos pontos que você precisa melhorar. É fundamental conhecer os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.

– A sua redação deve ser coesa e coerente. Cuidado para não fugir do tema.

– Domine bem a norma culta. Conheça regência, crase, concordância verbal e nominal, e pontuação. Aproveite para fazer uma revisão GRATUITA  com a professora Flávia Rita sobre verbos. 

– Título: só coloque se for solicitado pela banca.

Gostou de saber sobre a diferença entre estudo de caso e discursiva? Qual das modalidades você prefere? Envie o seu comentário!

 

Clique aqui para conferir o nosso kit Português Gold.

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?