/AUTOESTIMA e AUTOCONTROLE


AUTOESTIMA e AUTOCONTROLE

160

por: Equipe Flávia Rita

AUTOESTIMA e AUTOCONTROLE

 

Amar-se é condição básica para elevar a autoestima. É importante identificar os fatores que lhe impem de elevar sua autoestima.

É possível perceber que a autoestima está baixa quando desenvolvemos características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento constante de incapacidade, de não conseguir realizar propósitos pessoais, necessidade exagerada de tentar agradar aos outros, necessidade constante de aprovação, entre outras características.

Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para, assim, elevar sua autoestima.

Autoconhecimento é a chave da autoestima!

Se quiser, poderá fazer o seguinte exercício:

 

  • Escreva dez coisas que você gosta em si mesmo.
  • Depois escreva dez coisas que você não gosta em si mesmo ou que gostaria de mudar. Dessas coisas, qual (ou quais) deve (m) ser mudada (s) para que você seja realmente uma pessoa realizada? O que você identificou faz parte de seus objetivos?
  • Qual lista foi mais fácil de completar?

 

Muitas pessoas sentem mais facilidade em identificar as coisas negativas que marcam sua personalidade. Aprendemos que ressaltar aquilo que apreciamos em nós mesmos poderá ser rotulado de presunção, esnobismo ou egocentrismo. Nada disso! Para aumentar o autoconhecimento, é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim você será capaz de mudar aquilo que o incomoda ou o faz sofrer. Valorizar o que se tem de bom e reforçar esses traços é um caminho importante para a realização de objetivos.

  

Autoconhecimento Pessoal

Está relacionado à autoestima e pode ser identificado quando a pessoa toma consciência de suas metas, de seus desejos, de seus objetivos e de seus propósitos. A partir dessa conscientização, o indivíduo repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida. Nesse contexto, o autoconhecimento pessoal potencializa a coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas. Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e adquiria autonomia sobre a sua vida, sua história.

Deixe seu Comentário

Comentários