Acho que não é novidade para quem me segue que eu gosto de curtir o CARNAVAL.
É uma festa popular que movimenta a economia, gera empregos temporários e promove inúmeras cidades brasileiras em âmbito internacional. Mas vamos ao português! Segundo o atual Acordo Ortográfico, implantado no Brasil em janeiro de 2009, as letras maiúsculas deverão ser utilizadas em todas as datas comemorativas, não mais se diferenciando o tipo de evento (cristão, pagão, ritualístico…). Assim, o certo seria escrever Carnaval, Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia do Índio, Semana Santa… Mas…
Veja o texto do Acordo Ortográfico, extraído da 2a edição, atualizada em 2013, e publicada pelo Senado Federal.
Entretanto, alguns bons autores ainda fazem a distinção no uso de maiúscula e minúscula. Em sua obra “Grande Manual de Ortografia”, Celso Luft é enfático: deve ser aplicada a inicial minúscula para os nomes de festas pagãs, como “carnaval” e “saturnais”. O VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, definido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), registra a palavra “carnaval” com inicial minúscula. Também fiz uma consulta direta na ABL acerca do tema e obtive a seguinte resposta:
Então, para Celso Cunha e para Bechara, vamos de “carnaval”, com inicial minúscula. Mas, se considerarmos o Acordo Ortográfico vigente em nosso país, vamos de “Carnaval”, com inicial maiúscula. Eu prefiro a inicial maiúscula, mas bom mesmo é CARNAVAL com respeito, com bom humor e com muita energia positiva.
Isso é o que importa.