fbpx

COMO ESCOLHER O MELHOR PROFESSOR?

Equipe Flávia Rita

COMO ESCOLHER O MELHOR PROFESSOR?

Neste post, você vai aprender as melhores dicas para escolher o melhor professor de português para concurso.

Português é uma disciplina cobrada em, praticamente, todos os concursos públicos. Dominar o conteúdo exige um estudo de médio a longo prazo, por isso, é fundamental escolher o professor com quem você se identifique quanto à didática e à abordagem pedagógica. Portanto, neste post, você irá aprender a escolher o melhor professor de português para concurso e que fará a diferença para a sua aprovação.

PASSO 01: PESQUISE SOBRE O PROFESSOR

O primeiro passo é pesquisar sobre o professor que você deseja acompanhar. Para isso, procure buscar informações acerca da experiência dele na área de concurso público, como, por exemplo, se ele está familiarizado com as bancas organizadoras. Procure também saber da metodologia de ensino e da pedagogia adotada, pois de nada adianta um professor com quem você não se identifique ou que não entenda a didática.

Nessa pesquisa, você poderá, por exemplo, procurar por vídeo aulas gratuitas, por opiniões de ex-alunos ou mesmo por materiais já produzidos par a área de concurso público. Muitos professores, por exemplo, além das aulas expositivas, têm gramáticas lançadas no mercado ou livros específicos para determinada prova ou banca organizadora. A partir disso, tente conhecer as aulas e os cursos em que ele já tenha lecionado, pois isso irá demonstrar a experiência que ele possui na área e, o mais importante, se você irá se adaptar com a forma de ensino dele.

Faça sempre as seguintes perguntas para encontrar o professor adequado para você:

  • O professor de português para concurso tem experiência na área?
  • O professor está familiarizado com as bancas organizadoras e com as respectivas formas de cobrança?
  • Qual a metodologia adotada pelo professor? As aulas expositivas são didáticas e de fácil compreensão? Há trabalho de resolução de questões?
  • O professor possui algum material publicado direcionado para provas de concursos, como gramáticas ou livros de resolução de questão?

VEJA OS LIVROS JÁ PUBLICADOS PELA PROFESSORA FLÁVIA RITA

  • Português Descomplicado
  • Português para Concursos FUMARC
  • Português para Concursos CESPE
  • Português para Concursos FCC

PASSO 02: BUSQUE POR INDICAÇÕES

Você tem um amigo concurseiro ou uma amiga concurseira que estuda há mais tempo? Converse com ele ou com ela e peça indicações de professores de português para concurso. Com certeza eles estarão mais familiarizados com os professores de cursinhos e com os mais aclamados. Isso ajudará a diminuir o tempo de procura.

Além disso, você pode pedir recomendações em grupos de mídias sociais destinados, especificamente, para concursos públicos. Se você preferir, também poderá pesquisar ou pedir ajuda em fóruns, enquetes e outros sites destinados ao assunto. Vamos recapitular?

  • Converse com seus amigos que estudam há mais tempo e encurte o tempo de descoberta.
  • Ouça com atenção a opinião das pessoas.
  • Nem sempre você irá se identificar com o mesmo professor que seu amigo, por isso, caso não goste da didática, não se prenda às dicas e siga procurando por um professor que atenda suas necessidades de ensino.
  • Pesquise em grupos de mídias sociais ou fóruns na internet. Saiba usar as redes a sociais a seu favor.
  • Acompanhe o professor nas redes sociais, pois é uma forma de estar em constante contato com ele e ter acesso, ainda, a diversas dicas da matéria.

PASSO 03: CONHEÇA A METODOLOGIA

Cada professor trabalha com uma metodologia diferente. Você deve escolher um professor de português para concurso com cuja metodologia você se identifique, pois, a partir da didática, seu aprendizado será otimizado.

Lembre-se de que cada concurso público tem a sua própria peculiaridade e de que cada professor terá diferentes formas de ensino para trabalhar cada conteúdo exigido pela banca, por isso escolha aquele curso com a metodologia melhor direcionada para seu certame.

  • Avalie com atenção se você consegue compreender o conteúdo com a metodologia de ensino empregada e, principalmente, se ela aborda tanto a parte teórica quanto a resolução de questões.
  • Avalie de forma estratégica as aulas expositivas e os materiais oferecidos. Você tem aprendido o conteúdo? Conseguiu compreender bem o assunto? A metodologia de ensino é leve e completa, abordando toda a matéria da sua prova?

PASSO 04: INVISTA EM CURSOS ESPECÍFICOS

Você está iniciado os estudos agora e sente que necessita melhorar a base teórica de português? Então, procure por cursos gerais da disciplina com enfoque nas formas de cobrança de diferentes bancas organizadoras. Nesse sentido, prefira por cursos em que o professor trabalhe, nas aulas expositivas, o conteúdo completo, ou seja, desde o básico até o avançado, pois, assim, você não deixará lacunas na matéria. A intenção é que você saia do curso tendo visto todos os conteúdos da língua portuguesa.

Entretanto, caso você já possua uma boa base teórica, prefira fazer cursos específicos para a sua banca, sempre direcionados aos modos de cobrança. Nesse caso, as aulas são mais aprofundadas e de sempre acordo com os conteúdos programáticos normalmente exigidos pela banca do concurso.

  • Comece a sua preparação com um curso básico de português para concurso, pois é por meio do curso básico que você terá os primeiros contatos e, a partir disso, montará o seu conhecimento inicial da matéria;
  • Caso já possua uma boa base de português, prefira focar em cursos específicos ou com foco em revisão da matéria;
  • Se a banca já estiver definida, então invista em cursos de revisão e resolução de questões da organizadora.
  • Na sua preparação, não foque apenas em cursos de teoria. Faça, também cursos de exercícios, de revisão e de correção de provas. Trabalhe tanto a parte teórica quanto a parte prática, pois é isso que fará a diferença para você aprender português para concurso de uma vez!

VEJA OS CURSOS DE PORTUGUÊS ESPECÍFICOS PARA ALGUMAS BANCAS:

PASSO 05: PRIORIZE A QUALIDADE 

O professor de concurso deve priorizar a qualidade do seu ensino e se preocupar com a aprovação dos alunos, o que exigirá a abordagem de pontos específicos da matéria e, mais importante, o conhecimento de como cada ponto é cobrado pela banca em estudo. Desta forma, avalie de forma estratégica a maneira de ensino, a forma com que o conteúdo é repassado e, o mais importante, se você está confortável ou familiarizado com a didática.

  • Priorize sempre a qualidade do seu estudo observando como alguns detalhes são tratados nas aulas e se as formas de cobrança da banca são abordadas adequadamente.
  • Estude de forma concentrada com foco na banca organizadora
  • Ao estudar, não perca tempo com redes sociais ou aplicativos. Deixe o seu celular bem longe de você!

PASSO 06: ASSISTA A AULAS GRATUITAS

Assista às aulas gratuitas disponibilizadas pelo professor. Por meio dos conteúdos oferecidos gratuitamente, você poderá conhecer a forma de trabalho e saber, antes de adquirir algum curso, se se identifica ou não com a didática do professor. Dessa maneira, você poderá conhecer tanto a metodologia como adquirir confiança.

Por isso, sempre pesquise e busque conteúdos gratuitos de português para concurso. Isso, além de economizar tempo, permitirá que você possa escolher o melhor professor de português para concurso.

  • Vários conteúdos gratuitos podem ser encontrados online hoje em dia. Não deixe de procurar nos canais do YouTube ou mesmo nos sites específicos. Isso lhe dará um contato inicial com o professor e você poderá se familiarizar com a didática antes de adquirir qualquer curso.
  • Sempre assista às aulas com atenção tomando nota dos pontos relevantes abordados.
  • Analise a didática e a metodologia.

VEJA ESSA AULA GRATUITA QUE A PROFESSORA FLÁVIA RITA DISPONIBILIZOU EM SEU CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=M7sxhkVga5U

PASSO 07: ESTUDE COM QUEM É REFERÊNCIA 

Estude português para concurso com quem é referência no mercado. Para isso, pesquise a respeito do professor, conferindo os depoimentos de alunos e ex-alunos e verifique a taxa de aprovação de quem já fez os cursos.

Lembre-se de que muitos candidatos chegam preparados para as provas e, por isso, costumam gabaritar as matérias específicas. Por esse motivo, a disciplina de língua portuguesa é tão importante: ao gabaritar português você estará saindo na frente dos outros candidatos e assegurando sua aprovação. Por isso, estudar com o melhor professor de português para concurso será o diferencial, para você ter o resultado que almeja.

Português é uma disciplina que exige prática para aprender. Por isso, avalie se professor de português para concurso também trabalha com exercícios, exemplos ou técnicas de estudo, pois tudo isso pode facilitar o aprendizado.

  • Pesquise a respeito do professor da matéria;
  • Pesquise pelo número de alunos aprovados e pela recomendação dos ex alunos;
  • Procure saber se ele é considerado uma referência na área.

PASSO 08: TREINE REDAÇÃO

Muitos concursos são compostos também por provas discursivas. Nesses casos, não só o domínio da teoria será suficiente, mas, mais importante, a prática para se fazer uma redação que atenda aos requisitos avaliativos da banca examinadora. Por isso, sempre se preocupe em treinar redação antes da divulgação do edital, pois, assim, você poderá se familiarizar com as diferentes estratégias argumentativas e com as formas de organização textual que são valorizadas na correção da banca.

Portanto, ao escolher o professor ou o curso, observe se também são oferecidas correções de redação ou teoria do texto dissertativo-argumentativo. Caso não o sejam, procure fazer um curso de Oficina de Redação específico. Lembre-se sempre: redação é o diferencial para a sua posse.

  • Observe se o concurso terá provas discursivas;
  • Se houver, não deixe para estudar redação depois da divulgação do edital;
  • Pratique semanalmente a redação para seu concurso;
  • Tenha sempre atenção aos comentários da correção, pois eles serão o indicativo de se estar no caminho certo. É por meio das correções que você poderá identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los até o dia da sua prova.

VEJA OS CURSOS DE OFICINA DA PROFESSORA FLÁVIA RITA

PASSO 09: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA

Como português para concurso é uma disciplina cobrada em quase todas as provas de concurso público, é um conteúdo que você não poderá deixar de lado. Por isso, após encontrar o melhor professor para o seu concurso, comece a estudar focando a teoria, a partir da parte básica e até a avançada. Ou seja, você vai começar a entender o que é substantivo, advérbio, adjetivo, por exemplo, e depois começará a estudar conteúdos mais avançados como verbos ou regência.

Além do estudo da teoria, não deixe de fazer muitos exercícios. Não postergue ou não dê atenção para as resoluções de questões e jamais deixe para fazer isso apenas quando terminar de estudar toda a parte teórica. É por meio dos exercícios que você poderá identificar os conteúdos que já domina e aqueles que ainda necessitam ser revisitados, seja, por serem mais cobrados em provas, seja por ainda não terem sido efetivamente aprendidos.

Os cursos de português para concurso geralmente são completos e o professor vai trabalhar tanto a parte teórica, quanto a parte prática. Após o curso, você deverá continuar os seus estudos sempre fazendo revisão da matéria, seguida por blocos de exercícios. Ou seja, a disciplina da língua portuguesa deverá fazer parte da sua rotina até que consiga a sua classificação no certame que tanto almeja.

Caso queira ver uma aula de correção para saber como é, veja a aula de correção da prova da PC-ES:

https://www.youtube.com/watch?v=KC9cwe5MYAc

Encontrou o melhor professor?

Conseguiu encontrar o melhor professor para concurso? Agora, é hora de estudar e encarar a disciplina. O conteúdo é cheio de regras e detalhes e o professor vai ajudar você a conseguir a aprovação, mas é fundamental que você faça a sua parte de estudar. Por isso, que você deve estudar com um professor que sinta confiança, pois isso vai aumentar a sua segurança na disciplina, sobretudo se você está começando agora e ainda está formando uma base.

Português é uma matéria cobrada em, praticamente, todas as provas de concurso público, logo você deve estudar com um profissional de confiança, que trabalhe teoria, exercícios e vai ajudar você a desenvolver a base para gabaritar a prova do seu concurso público. Lembre-se de que se você não gostar e não se identificar com a metodologia do profissional, busque por outro professor.

Não tenha medo de mudar e conhecer outros professores de concurso, até que você sinta segurança e confiança para aprender o conteúdo. Por isso, é tão importante você escolher com cuidado o profissional que estará ao seu lado, para alcançar o resultado que tanto almeja: a sua aprovação.

 Desta forma, pesquise, compare, assista às aulas e busque por um professor que você sinta confiança e credibilidade. 

Resumindo..

  • Leia os depoimentos com atenção.
  • Confira se há como você tirar dúvidas em relação ao curso que pretende comprar.
  • Acompanhe o professor de português para concurso nas redes sociais.
  • Antes de investir no curso, assista a aula gratuita para conhecer a metodologia de trabalho
  • Peça indicação de professor para concurso para os seus amigos
  • Pesquise sobre o profissional
  • Cada profissional tem a sua própria metodologia e nem sempre você vai identificar
  • Nem sempre o professor que seu amigo (a) concurseiro recomendar, será o melhor para você.
  • Faça cursos com professores de português que tenham experiência na área de concurso público
  •  Invista em cursos que você realmente sentir confiança e segurança para aprender.
  • Antes de comprar o curso do professor para concurso assista a aulas gratuitas para conhecer a forma de trabalho e a metodologia
  • Analise de forma crítica para saber se você sentiu confiança e segurança no conteúdo ministrado da aula.
  • O seu concurso tem redação? Então, comece a treinar o quanto antes. A sua nota na redação pode ser o diferencial para você conquistar a sua vaga.
  • Encontrou o melhor professor? Faça a sua parte: estude até conseguir alcançar o seu objetivo!

Português para concurso: dicas de estudo!

  • Estude a teoria com vontade e determinação. Queira entender o conteúdo e preste sempre atenção para absorver e compreender.
  • Português é uma disciplina que pode gerar muitas dúvidas, por isso, não tenha medo e nem fique com receio de perguntar. Lembre-se de que a sua dúvida pode ser a próxima questão da sua prova. Já pensou nessa possibilidade?
  • Ao aprender o conteúdo nas aulas, não se esqueça de revisar o que foi visto. Ou seja, não fique apenas no conteúdo teórico, é preciso ter tempo para revisão.
  • O professor de português para concurso ensinou crase ou regência na aula teórica? Estude o assunto, faça um resumo e depois exercícios sobre o conteúdo. Isso vai ajudar a manter o conteúdo na memória e também ao entendimento da matéria.
  • O seu estudo de português deve ser dividido em três partes: teoria – revisão – exercício. Lembre-se de que você não deve ficar apenas no estudo teórico, é necessário fazer questão. Existem candidatos que focam apenas na parte teórica e não fazem exercício. É necessário saber estudar, para conseguir ter resultado efetivo.
  • Ao fazer exercício, faça uma planilha para mensurar o seu quantitativo de acerto/erro em cada conteúdo. Ao mensurar, seja estratégico e busque entender o porquê você errou as questões. Foi por que não entendeu o conteúdo? Precisa revisar? O que você pode pode aprender com ele? Faça uma autoavaliação durante a sua preparação. Você precisa identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.
  • Além do estudo, cuide da sua parte emocional também. Ansiedade, estresse ou nervosismo afetam o seu aprendizado. Por isso, faça um planejamento que possa ser cumprido, ou seja, que seja adequado a sua rotina de estudo. Separe um tempo para fazer atividade física, ficar com a família e os amigos. Você também precisa descansar para renovar as suas energias. Bons estudos e muitas aprovações!

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas mídias sociais e sucesso!

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?