/Português para concurso: 5 dicas para resolver questões de prova FCC


Português para concurso: 5 dicas para resolver questões de prova FCC

128

por: Equipe Flávia Rita

Não existe fórmula mágica para aprender português para concurso, existe técnica. Há métodos que otimizam a sua preparação e aumentam o seu rendimento nos estudos. A banca Fundação Carlos Chagas (FCC) é uma das principais organizadoras de concurso público e neste post você vai aprender 5 dicas para resolver as questões da FCC. Vamos lá?

1- Conheça o nível da prova

Em português para concurso, a FCC tem um nível de cobrança de médio a alto. O candidato realmente precisa estar bem preparado e conhecer a língua portuguesa. Para isso, a dica é resolver questões de forma exaustiva.

Ao resolver exercício, você vai conseguir conhecer o nível da sua prova, os tipos de questões e os assuntos mais cobrados. Quanto mais treinar, mais preparado vai estar. Leia cada enunciado duas vezes, marque o que a alternativa está pedindo e tenha muita, mas muita atenção ao marcar a sua resposta.

2 – Diferença entre interpretar e compreender o texto

Em provas de nível médio e superior, saber resolver uma questão de texto pode garantir a sua posse.Para isso, é fundamental saber a diferença entre interpretar e compreender o texto, pois as questões podem trabalhar de diversas maneiras e você precisa treinar a sua habilidade.

Compreender o texto é você conseguir entender o que o texto está informando, ou seja, o assunto. Logo, fique atento a estruturação de ideias, e procure fazer um mapa de texto: escreva o que considera mais importante em cada parágrafo. Servirá de orientação e ajudará você a compreender o assunto do texto.

3 Tipos de questões mais cobradas

Você sabe os tipos de questões mais cobradas em português para concurso? Para isso, resolva provas anteriores e treine exercícios por assunto. Faça uma lista dos principais assuntos que aparecerem e identifique os conteúdos que está bom e outros que precisa de um reforço. Conheça os seus pontos fracos e fortes!

4 – Assuntos mais cobrados

5 -Mantenha a calma!

Ao resolver a prova de português para concurso ou de qualquer outra disciplina mantenha a calma. Pode parecer clichê, mas é muito comum erros por falta de atenção. Leia a alternativa, grife o que considera mais importante e tente relembrar os conceitos.

Qual o assunto da questão? Verbo? Crase? O que o enunciado está pedindo? Relembre o conceito. Isso vai ajudar a se lembrar dos detalhes. Mantenha a concentração, o foco e, principalmente, a tranquilidade, para evitar ansiedade ou nervosismo. Você é muito ansioso? Confira algumas dicas que vão ajudar você a controlar a sua ansiedade.

Agora, é com você!

Que tal colocar em prática todas as dicas citadas? Separe algumas provas e exercícos da banca FCC para você resolver. Anote o assunto, a data e o seu percentual (%) de acerto/erro.

Em cada dia de estudo, busque o melhor que você pode ser. Faça a sua parte e com treino você vai conseguir gabaritar as questões de português para concurso. 

Para auxiliar nos seus estudos, a professora Flávia Rita elaborou o curso Preparação Permanente FCC, que alia teoria e exercício específico da banca. O curso é ideal para você fazer uma revisão dos principais pontos teóricos e conhecer a forma de cobrança da banca. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

Se você já tem uma boa base teórica, invista no curso de revisão + correção de 400 questões FCC com a professora Flávia Rita. Nas aulas, você fará uma ampla revisão do conteúdo por meio de resolução de exercício e poderá conhecer a forma de cobrança da banca, os tipos de questões cobradas e os assuntos mais recorrentes. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA AGORA!

Qual concurso da FCC você está se preparando? Qual assunto você acha mais difícil? Envie o seu comentário para a gente!

 

Deixe seu Comentário

Comentários