fbpx

Como estudar português para concurso sozinho e com rendimento?

Equipe Flávia Rita

Você senta para estudar português sozinho e já fica com sono? Bate a preguiça, o medo e a procrastinação? Nas próximas linhas, você confere as melhores dicas para aprender de uma vez o conteúdo
Como estudar português para concurso sozinho e com rendimento?

Você acha chato estudar português para concurso? Assim, a preparação para o certame é um projeto de médio a longo prazo, por isso, a forma como você encara faz a diferença. Vamos conversar sobre isso?

Estudar português para concurso: encare a realidade

Não tem jeito: português é uma disciplina que está em quase todas as provas de concurso público. Ou seja, é uma realidade, por isso, quanto mais cedo você aceitar, melhor. Dessa forma, não há como fugir ou deixar de estudar, pois para conquistar a sua posse, é necessário aprender o conteúdo.

Você sabia que a sua emoção influencia no seu aprendizado? Ou seja, se você ficar falando para si mesmo que português é difícil, é chato ou que nunca vai aprender, terá dificuldades para encarar o conteúdo. Assim, que tal começar a estudar com foco em dar o seu melhor e conquistar a sua vaga?

Por isso, por mais que você assista às aulas, será necessário estudar sozinho e percorrer a jornada. Passe a ver a rotina de estudo como uma jornada, ou seja, um caminho que levará você para a sua nomeação. E quanto mais você acreditar, se entregar ao processo, estudar com vontade, mais rápido essa jornada vai passar.

Faça isso antes de estudar português

Antes de estudar português para concurso ou qualquer outra disciplina, medite e visualize-se no cargo almejado. Ou seja, crie conexão com o seu propósito: a sua nomeação.

  • Como será o seu trabalho no dia a dia?
  • Que roupas usará?
  • Como será a sua assinatura no termo de posse?

Assim, brinque e divirta-se imaginando como será a sua vida após a posse. Separe, pelo menos, 05 ou 10 minutos antes de começar a estudar e faça isso sempre. Dessa forma, você estará se conectando cada vez mais com o seu objetivo.

Estudar português para concurso: mude a rotina

Estudar sempre da mesma maneira pode ser chato e cansativo. Por isso, uma das melhores técnicas para você aprender português de forma eficiente é o fichamento. Nessa metodologia, por exemplo, a professora Flávia Rita, referência em concurso público e redação, sintetizou todo o conteúdo por meio de fichas pautadas. Ou seja, você consegue revisar em qualquer lugar.

O fichamento é uma excelente ferramenta de estudo para quem precisa revisar o conteúdo de português e tem pouco tempo para estudar. Ou precisa rever detalhes e regras de cobrança. É uma das formas mais eficientes e ideal para quem estuda sozinho, pois otimiza o tempo e o rendimento. Clique aqui para assistir a aulas GRATUITAS do curso de fichamento.

Tudo é um processo

Você não vai aprender português da noite para o dia, ou seja, estudar português para concurso é um processo. Assim, será necessário ter aula teórica, fazer questão, revisão, simulado e treinar. Dessa forma, programe a sua mente para aprender e caminhe no seu ritmo. Não perca tempo se comparando com outras pessoas, e foque no seu processo. Curta cada dia e aproveite cada minuto para aprender e se dedicar.

Além disso, tenha um planejamento para ir acompanhando a sua evolução nos estudos. Isso vai ajudar você a manter o foco e também a identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los. E não tenha medo: continue no seu caminho e acredite, porque você vai chegar lá. Não desista do seu objetivo. Ele pode estar bem próximo de você. Confie e dê o seu melhor. Eu acredito em você.

Você usar alguma técnica de estudo? Qual? Conte para a gente nos comentários e compartilhe o post nas suas redes sociais.

 

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?