fbpx

Blog Flávia Rita

Como fazer uma redação para concurso público?

Equipe Flávia Rita

Como fazer uma redação para concurso público?

Como fazer uma redação para concurso público?

A etapa da redação é um drama para muitos candidatos de concursos. Afinal, na grande maioria das provas, essa é a única etapa na qual as habilidades de escrita são cobradas. Porém, neste texto queremos demonstrar que não há motivos para pânico, muito pelo contrário, a redação pode ser treinada e consequentemente aprimorada com parâmetros precisos que fornecerão segurança para o aluno. 

Seguindo esse raciocínio, o aluno tem que ter muito claro alguns itens que serão sempre cobrados nas provas discursivas, variando apenas o peso que cada banca dá para cada item.

Conhecimento do tema proposto da redação:

Aqui está certamente aquela que é a base de uma boa escrita, dominar o tema proposto pela banca. Neste item em específico, leva muita vantagem o aluno com o hábito de ler e se informar, principalmente quando a banca sinaliza no edital que o tema tratará de atualidades. Porém, os temas específicos também exigem conhecimento e leitura do candidato, que deve procurar cercar os assuntos pertinentes à sua área.

Por exemplo, é comum que provas de carreira policial sinalizem que o tema será de “segurança pública”, uma descrição um tanto vaga e que exigirá o conhecimento de direito penal, jurisprudência e políticas de segurança.
Portanto, a leitura é um pré-requisito para aumentar a base argumentativa do candidato, que deve estar sempre ciente que a fuga completa do tema pode ensejar até a não correção dos demais itens do texto, dependendo do critério utilizado pelo concurso.

Domínio da norma-padrão ou norma-culta da língua

A norma-padrão da língua é exigida em 100% das redações de concursos e é um aspecto que penaliza o texto de muitos candidatos.
Dominá-la constitui-se em um diferencial importante, e alguns pontos devem ser ressaltados, pois são erros muito recorrentes entre os candidatos. Dentre estes pontos, destacamos:

– Não utilizar gírias e termos coloquiais;
– Atentar-se à utilização do hífen;
– Cuidado com as regras de acentos;
– Utilização correta de termos e expressões como através, por meio de, mas, mais, a fim e afim.

E finalmente, ressaltamos mais uma vez a importância da leitura, ela dará ao candidato mais intimidade com a escrita correta das palavras e sua utilização na norma-culta. Infelizmente no dia a dia, nosso contato com a língua é predominantemente no formato coloquial, seja nas conversas pessoais ou nas redes sociais, o que tende a nos prejudicar quando precisamos escrever de modo mais formal.

Como fazer uma redação para concurso público?

Texto coeso para conferir sentido:

É um erro comum candidatos escreverem textos em que parágrafos “não conversam” uns com os outros, isso é um erro grave. A atenção aos recursos coesivos permitirá que o texto ganhe unicidade e ampliará a capacidade de transmitir a mensagem que se planeja passar. Dentre os recursos coesivos da língua destacamos as conjunções, anáforas, catáforas e substituições. Este último recurso é necessário também porque deixa o texto menos repetitivo, demonstrando também bom domínio do vocabulário.

Coerência e progressão textual

Uma vez que o candidato domina o tema e conhece os recursos coesivos, deve preocupar-se em passar toda a mensagem de uma forma coerente para o leitor/examinador. A coerência é um item muito importante, por ser aquele que avalia como o redator domina a sua argumentação. Avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado.
Neste item o examinador observará também a pertinência dos pontos de vista mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente(progressão textual).

Como fazer uma redação para concurso público?

Como o Curso Flávia Rita pode te ajudar com as redações?

Possuímos Oficinas de Redação, especialmente desenvolvidas para os concursos públicos. Dentro da nossa plataforma o aluno pode escolher o curso consoante a banca ou certame que deseja estudar. De forma geral, todas as oficinas possuem a teoria dissertativa, que orienta o aluno acerca dos itens mencionados acima e com foco na banca/certame que ele escolheu.
Porém, o maior diferencial das Oficinas é que elas são cursos práticos, onde o aluno poderá enviar até 10 redações para a correção da nossa equipe especializada. Isto mesmo, conforme o curso escolhido, o aluno receberá temas específicos da área e as correções respeitarão os espelhos de avaliação utilizados pelas bancas para treinar.

Portanto, trata-se de um treinamento intenso e muito rico, que permite que o aluno evolua gradualmente a medida que envia e recebe o retorno da nossa equipe sobre cada texto.

Conheça o formato da nossa correção e o porquê de nossos alunos conseguirem se destacar nas redações. Preencha o formulário abaixo e recebe um exemplo de redação corrigida!

 

Conheça nossa correção de redações!

Por favor, preencha seus dados para receber o material gratuito

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Clique no banner abaixo e conheça todas as nossas oficinas disponíveis no wwww.flaviarita.com!

Como fazer uma redação para concurso público?

10 Questões de regência verbal e nominal para treinar!

Separamos 10 questões comentadas para você treinar! Vamos lá?

Aproveite a oportunidade e dedique-se. Faça os exercícios com calma, atenção e capricho. As questões que você não conseguir entender ou tiver dificuldade, estude sobre o assunto. Outra dica: separe essas questões para fazer uma revisão depois. Estudar por exercício é uma das melhores estratégias para você reforçar a sua memorização e aprender a forma de cobrança da banca. Então, preparado? Bons estudos e sucesso!

Read More »

CONTINUE LENDO