/COMO MONITORAR SEUS RESULTADOS NOS ESTUDOS


COMO MONITORAR SEUS RESULTADOS NOS ESTUDOS

317

por: Equipe Flávia Rita

Muitos alunos não sabem como monitorar seu rendimento nos estudos. Após alguns meses estudando, acabam por perder a perspectiva do que já foi feito e do que ainda falta fazer e isso pode ser muito prejudicial no cumprimento de objetivos de longo prazo. Por isso vamos ver como monitorar nosso rendimento, de maneira que possamos saber em que caminho estamos e o que deve ser feito para consertar qualquer erro.

PLANEJAMENTO

O primeiro a ser feito, quando se pretende realizar objetivos de longo prazo, é estabelecer um planejamento. Com ele, é possível ter uma visão de longo prazo não só acerca de onde se quer chegar, mas, mais importante, do como se chegará. Essa visualização é extremamente importante, pois ela gera previsibilidade e senso de dever ao aluno. As metas deixam de ser apenas previsões desconectadas da rotina e tornam-se tarefas a serem cumpridas diária, semanal e mensalmente.

Portanto, para não fugir dos trilhos, dedique um tempo para elaborar um planejamento detalhado, com a fixação de objetivos de curto, médio e longo prazo, ou seja, com a previsão de tarefas diárias, semanais, quinzenais e anuais. À medida que você for cumprindo cada uma, verá o progresso de seus estudos e isso lhe possibilitará monitorar seus resultados.

METAS

Como dito acima, o estabelecimento de metas é muito importante para o monitoramento de seus esforços. Porém, metas de resultados diferidos, ou seja, de resultados não imediatos, podem acabar por gerar confusão e fazer com que percamos o controle do que já foi efetivamente aprendido. Por isso, procure sempre estabelecer metas diárias e metas por blocos de horários, por exemplo: ler 50 páginas por dia (meta diária) e ler 30 páginas por hora (meta fracionada).

EXERCÍCIOS

Uma outra forma de monitorar seu progresso é incorporando sessões de exercícios em seu cronograma. A resolução de questões permite identificar os pontos da matéria que estão mais fracos e que, por isso, necessitam de revisão. Além disso, o volume de questões irá demonstrar, visualmente, um quantitativo do estudo, o qual poderá ser utilizado para medir o volume total de questões já feitas e, também, para fundamentar um controle dos erros e dos acertos.

Lembre-se, então, sempre que resolver questões, de anotar quantas foram respondidas, quantas foram respondidas corretamente e quantas foram marcadas com a resposta errada. Nesse processo, não deixe de identificar a matéria que foi cobrada em cada questão, pois isso também irá ajudar a monitorar em quais áreas você está indo melhor e em quais você deve dar mais atenção.

MATERIAL DE REVISÃO

Outra forma de monitorar seus estudos é incluindo no cronograma fases de revisão com produção de material. Nesse caso, não se trata apenas de reler determinado material já pronto, repassando os olhos pelos grifos ou pelas anotações laterais, mas, ao contrário, trata-se de produzir o próprio conteúdo, como fichamentos, resumos e mapas mentais. Cada uma dessas técnicas pode ser adotada em conjunto com a outra, dentro de um sistema amplo de revisão. Isso irá, literalmente, gerar um material que atestará seu progresso e possibilitará o monitoramento.


Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de nos avisar nos comentários! 🙂 Caso queira ler sobre um tema específico aqui, sinta-se livre, também, para nos recomendar temas na seção de comentários!

Deixe seu Comentário

Comentários