fbpx

Como usar as preposições “através” e “sobre”?

Equipe Flávia Rita

Sempre corrigimos redações de milhares de alunos de todo o país e todos os dias percebemos uma imprecisão gramatical nas redações – o uso das preposições “sobre” e “através”. Você sabe como usá-las corretamente? Será que você vai perder ponto em sua redação por empregá-las de maneira inadequada? Vamos ver tudo isso agora!

O que são preposições?

O primeiro passo é entender o que são preposições.

Segundo a professora Flávia Rita, preposições são “termos invariáveis que servem de ligação entre palavras de uma mesma oração, ficando a primeira (antecedente) modificada ou completada pela segunda (consequente)”.

Ou seja, preposições são elementos de coesão ou de articulação intraoracionais, pois estabelecem uma relação entre palavras dentro da mesma oração. Diferenciam-se, assim, das conjunções, pois essas, embora também exerçam função coesiva e articuladora, fazem-no entre orações. 

Lembre-se sempre de que a atenção à gramática é determinante para a sua prova discursiva. Por isso, tenha em mão uma gramática de fácil consulta e com conteúdo didático direcionado para a sua prova!

Dito isso, vamos ao que interessa: o uso das preposições “através” e “sobre”.

Como usar a preposição “através”?

O uso incorreto da “através” é recorrente em redações, tanto dos candidatos de concursos públicos como em alunos do Exame Nacional do Ensino Médio.

Imagina-se que a preposição “através” substitua adequadamente a forma “por”, entretanto, não é isso que ocorre. Ao contrário do que se pensa, “através” exprime um sentido específico de “transpassagem”, de “travessia”, ou seja, de algo que atravessa de um ponto a outro.

Por isso, seu uso deve ser restrito às situações que indiquem esse movimento, como, por exemplo: “O aluno jogou o livro de português através da janela”.

Viu como fica clara a ideia de que o livro passou dentro da janela? Caso a intenção seja expressar o meio com que algo tenha sido feito, a melhor estratégia é optar pelas formas “por meio de”, “mediante”, “por intermédio de” etc.

Um último ponto a ser destacado diz respeito à forma correta da locução. Ao se utilizar a preposição “através”, ela deverá vir seguida da preposição “de”, de maneira que os seguintes exemplos são considerados gramaticalmente incorretos: “através os séculos” e “através o país dos males”.

Para estarem de acordo com a norma culta, deveriam ser escritas com a preposição “de”: “através dos séculos” e “através do país dos males”.

Como usar a preposição “sobre”?

A preposição sobre é menos problemática, pois o seu uso recorrente acabou por naturalizar a imprecisão de sentido e ser, ao final, incorporado na língua falada e escrita. Contudo, vale sempre saber como essa preposição deve ser usada adequadamente.

Ela exprimirá um sentido locativo, de modo a indicar uma posição de superioridade de um objeto em relação a outro. Por exemplo: “O livro estava sobre a mesa”.

Entretanto, algumas vezes poderá ter significado relacional, ou seja, equivalente a “a respeito de” ou “acerca de”. Ocorre que essa forma levar à prejuízos de sentido na oração.

Uso inadequado das preposições “através” e “sobre” pode prejudicar sua nota ?

Essa é a dúvida que muitos estudantes se fazem quando percebem essas inadequações linguísticas.

A resposta depende de cada caso. Na hipótese de se utilizar a preposição “através” com sentido de “por meio de”, haverá dedução de ponto por uso inadequado de preposição.

Já no caso de se empregar a preposição “sobre” com sentido de “acerca de”, não deverá ocorrer dedução da nota, pois, como dito acima, esse uso já foi incorporado à língua escrita.

Contudo, tenha em consideração que, por se tratar de uma utilização imprecisa da preposição, a depender do grau de cobrança da banca, ela poderá, sim, deduzir a nota da prova discursiva.


Esse conteúdo esclareceu seus dúvidas? Descobriu que utilizava essas preposiçõs de maneira incorreta ou imprecisa? Deixe suas impressões na seção de comentários!

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?