fbpx

Concurso INSS: edital publicado com mil vagas

Equipe Flávia Rita

O edital do concurso INSS foi publicado hoje (15/09), com mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, com exigência de nível médio e ganhos até R$5,9 mil.
Concurso INSS - Edital publicado

Concurso INSS: edital publicado!

Agora é o momento de se preparar para o novo concurso do INSS! O edital foi publicado no Diário Oficial da União e conta com mil vagas, todas para o cargo de técnico do seguro social. Esse é um concurso que exige apenas o nível médio completo, então é uma grande chance para quem está buscando uma vaga na área pública. Para se preparar, é necessário focar nos principais assuntos cobrados no edital e ter muita dedicação nos estudos. Com determinação e foco, é possível alcançar a aprovação e garantir uma vaga no INSS. Vamos juntos conquistar esse objetivo?

Remuneração do concurso INSS

A remuneração em início de carreira é excelente, com um salário inicial de R$5.905,00. O regime de contratação é estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público. Quem quer se dedicar a carreira pública e ter uma estabilidade financeira pode apostar no INSS! As inscrições vão do dia 16 de setembro a 3 de outubro por meio do site da banca Cebraspe. Então, não perca tempo e garanta a sua vaga.

Baixe agora! É grátis!  

Concurso INSS: carreiras

Os candidatos que forem aprovados no concurso público da Previdência Social vão concorrer às vagas reservadas para a Gerência Executiva (GEX). Após a conclusão do concurso, os candidatos serão lotados em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à GEX à qual optou por concorrer. Sendo assim, é importante que os candidatos escolham a GEX na hora de fazer a inscrição. Essa é uma ótima oportunidade para quem mora em outra cidade e não quer se mudar. Quem reside na mesma cidade da APS que pretende trabalhar, terá vantagens em relação aos demais candidatos.

Confira abaixo a distribuição das vagas por estado:

Estado Vagas
Acre 14
Alagoas 13
Amazonas 28
Amapá 12
Bahia 49
Ceará 25
Distrito Federal 13
Espírito Santo 11
Goiás 23
Maranhão 24
Minas Gerais 122
Mato Grosso do Sul 22
Mato Grosso 19
Pará 61
Paraíba 13
Pernambuco 31
Piauí 9
Paraná 32
Rio de Janeiro 191
Rio Grande do Norte 16
Rondônia 23
Roraima 18
Rio Grande do Sul 49
Santa Catarina 29
Sergipe 6
São Paulo 138
Tocantins 9

Técnico do Seguro Social

Para ser aprovado no concurso INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social é necessário possuir diploma de nível médio completo ou curso técnico equivalente expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse.

Atribuições

O servidor irá atender ao público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes a reconhecimento de direitos previdenciários, direitos vinculados a Lei nº 8.742/93 e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos; avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão; participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação; atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado; realizar os atos e procedimentos necessários à verificação do atendimento das obrigações não tributárias impostas pela legislação; controlar dados e informações, bem 2 como executar atualização em sistemas; executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária; realizar atividades de gestão do patrimônio do INSS; subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, atuar no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos; atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa; realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas que não demandem formação profissional específica, bem como exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS, compatíveis com a natureza do cargo ocupado e as constantes no Decreto nº 8.653, de 28 de janeiro de 2016.

 

Etapas da prova do concurso INSS

Segundo o edital INSS, o concurso será composto de duas etapas. São elas:

  • 1ª etapa: prova objetiva;
  • 2ª etapa: curso de formação

Prova Objetiva do concurso INSS

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos.

Veja as disciplinas cobradas no concurso INSS:

  • Conhecimentos básicos: 50 questões
    Língua Portuguesa
    Ética no Serviço Público
    Noções de Direito Constitucional
    Noções de Informática
    Raciocínio Lógico-Matemático

 

  • Conhecimentos específicos: 70 questões
    Seguridade Social
    Legislação Previdenciária
    Regime Geral de Previdência Social
    Empresa e Empregador Doméstico: Conceito Previdenciário
    Financiamento da Seguridade Social
    Decadência e Prescrição
    Crimes Contra a Seguridade Social
    Recurso das Decisões Administrativas
    Plano de Benefícios da Previdência Social
    Manutenção, Perda e Restabelecimento da Qualidade de Segurado
    Serviços Previdenciários
    Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais
    Seguro Desemprego Pescador Artesanal
    Lei Orgânica da Assistência Social
    Regimes Próprios de Previdência Social
    Emenda Constitucional nº 103/2019
    Lei Complementar nº 142/2013
    Lei nº 8.212/1991 e suas Alterações
    Lei nº 8.213/1991 e suas Alterações
    Decreto nº 3.048/1999 e suas Alterações
    Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022
    O Servidor Público como Agente de Desenvolvimento Social
    Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público

Estrutura da Prova do concurso INSS

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com os comandos a que se refere o item.

Curso de Formação do concurso INSS

O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.

O curso terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.

A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca

dos conteúdos ministrados no curso.

Demais informações a respeito das provas do curso de formação constarão do edital de convocação para essa etapa. Será eliminado do concurso o candidato que:

        a) deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;

        b) solicitar cancelamento de matrícula ou desligamento do curso de formação ou dele se afastar por qualquer motivo;

        c) não obtiver frequência integral em todas as disciplinas, salvo o máximo de 25% de faltas justificadas dentro da legalidade prevista;

        e) obtiver nota final no curso de formação inferior ao mínimo de pontos a ser definido no edital de convocação para essa etapa;

        f) não cumprir as atividades de avaliação do curso de formação;

        g) não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e/ou regimentais.

Aplicação das Provas do concurso INSS

A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 27 de novembro de 2022. As avaliações terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da tarde, sendo realizada simultaneamente nas cidades de: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos.

Como é cobrada a matéria de Português neste concurso? 

        1 Compreensão e interpretação de textos. 

        2 Tipologia textual. 

        3 Ortografia oficial. 

        4 Acentuação gráfica. 

        5 Emprego das classes de palavras. 

        6 Emprego do sinal indicativo de crase. 

        7 Sintaxe da oração e do período. 

        8 Pontuação. 

        9 Concordância nominal e verbal. 

        10 Regências nominal e verbal. 

        11 Significação das palavras.

        12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Recursos

Prazo para a interposição de recursos quanto às questões formuladas e(ou) aos gabaritos oficiais preliminares divulgados será de 29/11 a 2/12/2022, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Sobre a prova do último concurso INSS

O último concurso contou com provas objetivas. Confira abaixo as disciplinas exigidas para cada cargo:

  • Técnico do Seguro Social

  • Analista do Seguro Social

  • Perito Médico

Além disso, a prova contou com 120 questões, tendo um total de 120 pontos. Por isso, que tal aproveitar a chance e iniciar a sua preparação?

 

Concurso INSS 2022: dicas de estudo para o cargo de Técnico

A carreira de técnico do Seguro Social é uma das mais cobiçadas e aguardadas, por isso, a nossa dica é que você comece os seus estudos. Faça um planejamento para organizar a sua rotina e estabeleça a sua nomeação como prioridade. 

Por isso, estude com dedicação, faça revisão e simulado para acompanhar o seu desempenho. Durante a sua jornada, separe tempo para atividade física e lazer com os amigos, para renovar as suas energias. Para facilitar, separamos o conteúdo programático da última prova para o cargo: 

Conhecimentos básicos

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. 

REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público. 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações). 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo). 

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República). RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

 NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL: 1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).  

 

Certame INSS: como manter o foco?

O edital do INSS já foi publicado, e manter o foco aonde você quer chegar é fundamental para o seu sucesso. Assim, estudar para concurso exige dedicação, empenho, disciplina e muita persistência. Por isso, você está preparado? Dessa forma, quanto mais cedo iniciar a sua preparação, maiores serão as suas chances de conquistar a aprovação. Por que começar estudar agora?

  • Você precisa de tempo para ganhar conhecimento nas disciplinas. Ou seja, é necessário construir a sua base, principalmente se você nunca estudou para concurso antes ou precisa conciliar a sua rotina de estudo com trabalho, por exemplo.
  • Além do conhecimento teórico, é imprescindível fazer revisão e exercício, para manter o conhecimento na sua memória de curto/longo prazo.
  • Lembre-se de que concurso é um projeto a médio/longo prazo, por isso, foque em fazer a sua parte, que colherá os resultados.
  • Faça um planejamento para cumprir a sua rotina. Dessa forma, você conseguirá conciliar as suas atividades com mais facilidade.
  • Assuma a responsabilidade pela sua aprovação e busque dar o seu melhor durante a sua jornada.

Além disso, encare os estudos como uma jornada. Dedique-se de verdade, não perca tempo com mídias sociais e mantenha o foco aonde realmente deseja chegar. Priorize o seu equilíbrio na sua vida e, assim, faça atividades físicas durante a sua preparação, tenha uma alimentação saudável e separe tempo para ficar com as pessoas que ama também. Combinado?

Nunca se esqueça: as dificuldades que aparecem no seu caminho são lições disfarçadas. Então, não desista e continue. Promete? Conte comigo sempre. Desejamos ótimos estudos e muitas aprovações na sua jornada 🙂 !

 

Concurso INSS: gabarite português

Que tal começar a estudar português com foco no edital do concurso INSS 2022? Nesse sentido, o conteúdo programático para o cargo de Técnico do Seguro Social, nível médio é: 

  •  Compreensão e interpretação de textos. 
  •  Tipologia textual. 
  •  Ortografia oficial. 
  • Acentuação gráfica. 
  •  Emprego das classes de palavras. 
  •  Emprego do sinal indicativo de crase. 
  • Sintaxe da oração e do período. 
  • Pontuação. 
  • Concordância nominal e verbal.
  •  Regências nominal e verbal. 
  •  Significação das palavras. 
  •  Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 

Por isso, para ajudar na sua preparação para o concurso INSS, a professora Flávia Rita, referência em português para concurso e redação, preparou com exclusividade o:  Curso on-line de Português -Teoria + Exercícios para o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – Professora Flávia Rita.

Para quem é o curso?

  • Candidatos que precisam de uma base teórica de português
  • Estudantes que necessitam fazer uma revisão no conteúdo
  • Quem deseja fazer a prova do concurso INSS com segurança

Assim, as aulas são direcionadas e focadas para o concurso INSS, ou seja, você terá a oportunidade de estudar e aprender o conteúdo com calma e tranquilidade, o que será o diferencial para você conquistar uma base sólida e de muito aprendizado. Por isso, que tal garantir a sua vaga? Então, clique aqui e aproveite!

Ao estudar on-line, concentre-se no conteúdo e desconecte-se de redes sociais, celulares e aplicativos. Ou seja, lembre-se de que a sua nomeação é a sua prioridade, por isso, não tenha medo de dizer “não” para tudo que atrapalha o seu foco. No início, isso pode ser difícil, mas comece dando os primeiros passos, combinado? Lembre-se de que você é o responsável pela sua aprovação, então assuma as responsabilidades.  

Tenha orgulho da sua jornada e tudo que está fazendo para colher resultados. Não desista até chegar aonde realmente deseja, pois você nasceu para voar e ninguém pode cortar as suas asas. Então, continue e tenha certeza da sua aprovação no concurso INSS 2022. Viva cada dia de forma plena, dedique-se e prepare-se para colher os melhores resultados da sua vida. Não espere a sua aprovação para ser feliz, comece sendo feliz hoje. Anime-se, seja grato por estudar e divirta-se durante o processo, viu? A sua vida é uma jornada, assim como, a sua rotina de estudos. Encare de forma leve, animada e feliz. Isso facilitará o seu aprendizado. 

Bons estudos e muito sucesso! Compartilhe o post com os seus amigos. 

Já viu?

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO