fbpx

“Contribuir para” ou “contribuir com”? Qual a forma correta?

Equipe Flávia Rita

Entenda agora a regência do verbo "contribuir" e quando utilizar cada uma das preposições - "contribuir para" e "contribuir com".
“Contribuir para” ou “contribuir com”? Qual a forma correta?

Muitas vezes, ao escrevermos um texto, sequer notamos um desvio da norma culta. Isso, no dia a dia, pode não ser tão problemático, pois muitos desses erros sequer comprometem a clareza do texto. Entretanto, para quem está prestando concursos ou exames vestibulares, esses desvios podem custar uma boa colocação. O verbo “contribuir” é uma daquelas palavras que muitas pessoas usam sem ter a ideia correta da regência. O resultado, quando empregado incorretamente, é um prejuízo na nota. De modo a não deixar que isso ocorra com você, decidimos montar esse texto. Se você quer saber qual a regência correta do verbo – se “contribuir com” ou se “contribuir para” -, continue lendo. Ao final da leitura, você não correrá mais riscos de perder sua vaga por esse deslize!

Qual a regência correta do verbo contribuir?

Observe a seguinte frase:

 “A empresa deseja contribuir com a produtividade de seus empregados ofertando cursos de capacitação”.

Essa oração apresenta um uso corrente do verbo “contribui”. Contudo, fica a pergunta: esse uso está certo do ponto de vista gramatical? O emprego da preposição “com” é adequado segundo as regras de regência? Ou seria mais correto se utilizar da preposição “para”?

Se você achou estranha a frase e a julgou gramaticalmente incorreta, então você está certo. Se esse for o caso, provavelmente você nem precisa da nossa ajuda… brincadeirinha. De fato, a frase acima não está correta. Nela, deveria ter sido empregada a preposição “para” e não a preposição “com”. E por que isso?

Vamos ver!

Quando usar cada preposição no verbo “contribuir”

A preposição ‘para’ será utilizada junto ao verbo “contribuir” para indicar a participação em um resultado, portanto, em uma finalidade. Veja que, na frase, a empresa pretende colaborar para o aumento da produtividade de seus funcionários ofertando cursos. Isso indica que o correto seria dizer que ela deseja “contribuir para a produtividade” deles.

Já a preposição ‘com’ sugere uma ideia de meio, ou seja, aquilo com que foi feita a contribuição. No caso da frase, o aumento da produtividade é feito por meio da oferta de cursos de capacitação. Ou seja, a empresa não contribui com a produtividade, mas para a produtividade com os cursos de capacitação.

Ficou claro? Para não termos dúvidas, confira a frase abaixo:

“O Estado gostaria de contribuir com o desenvolvimento da sociedade”

Correto? Se você disse não, você acertou. Pense assim: há a ideia de meio? Não? Então só pode ser a preposição para!

“O Estado gostaria de contribuir para o desenvolvimento da sociedade”

Agora vemos esse outro exemplo:

“O Estado, na questão da desigualdade, gostaria de contribuir com políticas de combate à fome”.

Correto? Se você disse sim, está de parabéns! E por quê? Simples! Porque as políticas de combate à fome são o meio ou o instrumento que o Estado usará na questão da desigualdade.

Curso de português para concurso: conheça o melhor!

Se você gostou do texto e sente que precisa aprofundar seus estudos na Língua Portuguesa, então não deixe de conferir o curso Português Gold! Ministrado pela professora Flávia Rita, referência na área de concursos públicos e exames vestibulares, o curso irá lhe oferecer uma abordagem completa da disciplina, cobrindo TODAS AS BANCAS ORGANIZADORAS. Trata-se do curso ideal para ajudar você a conseguir a sua classificação. Confira uma aula nossa para conhecer nossa metodologia:

O curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA E APRENDER DE UMA VEZ O PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Ficou alguma dúvida?

Como podemos ajudar você? Basta entrar em contato por meio do telefone:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

Antes de ir embora, não se esqueça de clicar aqui e conferir os materiais GRATUITOS que separamos com todo o carinho para você :)! 

Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Muito sucesso e bons estudos!

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO