/Descubra o que não pode faltar na redação do seu concurso!


Descubra o que não pode faltar na redação do seu concurso!

Descubra o que não pode faltar na redação do seu concurso!

por: Equipe Flávia Rita

Organizar as ideias, desenvolver a argumentação e fazer uma excelente redação para concurso, a fim de garantir a posse. Sem dúvida, é o sonho de muitos concurseiros. É o seu? Nem sempre é fácil conseguir colocar o que quer no papel, mas pode ter certeza de que é possível escrever bem e conseguir a nota máxima na redação.

Nas próximas linhas, você vai descobrir o que não pode faltar na sua redação para concurso. Vem comigo?

De olho na gramática!

Compreender o português é o primeiro passo para você fazer uma boa redação para concurso. É necessário saber gramática, pontuação, verbo, regência nominal, uso de conector, ou seja, dominar a norma culta.

Por isso, pratique e estude muito português para concurso. Leia, faça exercício, resumo e tenha um excelente conhecimento de vocabulário. Isso vai te ajudar a desenvolver melhor os seus textos, que devem ser escritos com coesão, clareza coerência.

A importância de manter a coerência

A coerência é outro ponto essencial na redação para concurso. Use preposição, conjunção, sinônimo, conectores, ou seja, conheça os mecanismos que te ajudarão a desenvolver o seu texto, principalmente, a base argumentativa.

A clareza da redação está relacionada com a coerência e a coesão, por isso, o candidato deve dominar o assunto que está sendo pedido pela banca, não repetir palavra, evitar subjetivismo e saber expressar as suas ideias. Todos os mecanismos citados ajudarão a manter a coerência no seu texto. Se você tem muita dificuldade em escrever clique aqui para conferir as melhores dicas. 

Respeite o limite exigido pela banca!

Antes de começar a escrever, leia atentamente as instruções da sua prova discursiva. Respeite os limites exigidos pela banca. Por exemplo, em uma redação de 30 linhas, tente, pelo menos, escrever 26. Não ultrapasse o limite da margem.

Desta forma, organize-se para escrever dentro do espaço permitido, para desenvolver a sua introdução, estrutura e conclusão. Para facilitar, faça um planejamento da sua redação, ou seja, prepare um roteiro com os itens que deseja escrever.

Cuidado com frases e expressões clichês

Ao fazer a sua redação, tenha muita cautela e nem pense em usar frases ou expressões clichês. Fuja do senso comum, saiba desenvolver e expressar as suas ideias, principalmente, em redações organizadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que exige uma análise mais crítica por parte do candidato.

Revisão: ela não pode faltar!

A sua redação para concurso já está pronta? Já fez a introdução, desenvolvimento e conclusão? Então, a revisão não pode faltar. Faça uma análise e verifique se consegue compreender tudo o que escreveu.

A argumentação está coerente e bem desenvolvida? Conseguiu exemplificar? A sua conclusão está finalizada? Citou uma possível solução para o problema? Finalizou? Não se esqueça de conferir as regências verbais, nominais, uso adequado da pontuação e ter certeza de que não tem nenhuma frase ambígua no decorrer do seu texto.

Desta forma, antes de entregar a redação definitiva, faça uma revisão. Por isso, é essencial saber o quanto tempo você gasta para fazer a redação e a revisão. Depois, é só entregar e aguardar o resultado.

Você está estudando para algum concurso da FCC? Clique aqui e confira como tirar nota 100 na redação!

Isso também pode lhe interessar:
  Passei a redação a limpo e errei uma palavra. O que fazer?

Qual a sua maior dificuldade na redação? Deixe o seu comentário, para que eu possa ajudar você. Fico no aguardo!

Equipe Flávia Rita

Deixe seu Comentário

Comentários