/Redação para concurso: 5 itens que não podem faltar!


Redação para concurso: 5 itens que não podem faltar!

164

por: Equipe Flávia Rita

Nas próximas linhas, você vai descobrir o que não pode faltar na sua redação para concurso. Sabemos que não é nada fácil organizar as ideias, desenvolver a argumentação e fazer uma excelente redação para concurso, a fim de garantir a posse.

 Nem sempre é fácil conseguir colocar o que quer no papel, mas pode ter certeza de que é possível escrever bem e conseguir a nota máxima na redação com treino e persistência. Confira 5 itens que não podem faltar na redação do seu concurso de jeito nenhum!

De olho na gramática!

Compreender o português é o primeiro passo para você fazer uma boa redação para concurso. É necessário saber gramática, pontuação, verbo, regência nominal, uso de conector, ou seja, dominar a norma culta.

Por isso, pratique e estude muito português para concurso. Leia, faça exercício, resumo e tenha um excelente conhecimento de vocabulário. Isso vai ajudar você a desenvolver melhor os seus textos, que devem ser escritos com coesão, clareza coerência.

A importância de manter a coerência

A coerência é outro ponto essencial na redação para concurso. Use preposição, conjunção, sinônimo, conectores, ou seja, conheça os mecanismos que te ajudarão a desenvolver o seu texto, principalmente, a base argumentativa.

 

A clareza da redação está relacionada à coerência e à  coesão, por isso, o candidato deve dominar o assunto que está sendo pedido pela banca, não repetir palavra, evitar subjetivismo e saber expressar as suas ideias.Todos os mecanismos citados ajudarão a manter a coerência no seu texto.

Respeite o limite exigido pela banca!

Antes de começar a escrever, leia atentamente as instruções da sua prova discursiva. Respeite os limites exigidos pela banca. Por exemplo, em uma redação de 30 linhas, tente, pelo menos, escrever 26. Não ultrapasse o limite da margem, para não perder ponto. 

Desta forma, organize-se para escrever dentro do espaço permitido, para desenvolver a sua introdução, estrutura e conclusão. Para facilitar, faça um planejamento da sua redação, ou seja, prepare um roteiro com os itens que deseja escrever. Isso vai ajudar você a organizar as ideias!

Cuidado com frases e expressões clichês

Ao fazer a sua redação, tenha muita cautela e nem pense em usar frases ou expressões clichês. Fuja do senso comum, saiba desenvolver e expressar as suas ideias, principalmente, em redações organizadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que exige uma análise mais crítica por parte do candidato.

Aproveite para conferir como escrever uma redação nota 100 para a FCC!

Revisão: ela não pode faltar!

A sua redação para concurso já está pronta? Já fez a introdução, desenvolvimento e conclusão? Então, a revisão não pode faltar. Faça uma análise e verifique se consegue compreender tudo o que escreveu.

A argumentação está coerente e bem desenvolvida? Conseguiu exemplificar? A sua conclusão está finalizada? Citou uma possível solução para o problema? Finalizou? Não se esqueça de conferir as regências verbais, nominais, uso adequado da pontuação e ter certeza de que não tem nenhuma frase ambígua no decorrer do seu texto.

Desta forma, antes de entregar a redação definitiva, faça uma revisão. Por isso, é essencial saber o quanto tempo você gasta para fazer a redação e a revisão. Depois, é só entregar e aguardar o resultado. Confira o SEU manual completo de redação para concurso!

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de redação sobre texto dissertativo, em que  serão abordadas a teoria da redação e suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. Assista a uma aula GRATUITA, agora!

Qual a sua maior dificuldade na redação? Deixe o seu comentário e compartilhe essas dicas nas suas redes sociais. 

 

Deixe seu Comentário

Comentários