fbpx

Estudar para concurso público: 7 dicas para você acabar com a procrastinação de uma vez!

Equipe Flávia Rita

Como acabar com a procrastinação e estudar para concurso público com foco e determinação? É o que você vai descobrir nas próximas linhas. Vamos lá? :)
Estudar para concurso público: 7 dicas para você acabar com a procrastinação de uma vez

A procrastinação atrasa a sua posse e, por isso, você não consegue estudar para concurso público com toda a sua força de vontade. Nesse contexto, é fundamental que você analise o porquê não está se dedicando e busque identificar as suas travas. Mas, como assim? É importante que você olhe para dentro de você ( com amor e gentileza) e tente entender os fatores que estão atrapalhando as suas ações. Vamos conversar sobre isso?

1- Estudar para concurso público: quais são os seus medos?

A procrastinação é apenas uma consequência para a sua falta de ação. Assim, você precisa identificar – dentro de você- o que está impedindo você de agir. Logo, reflita:

  • Quais são os seus medos?
  • Você tem medo do sucesso?
  • Por que você se sabota?
  • O que impede você de agir?

Como mudar isso? Decisão. Assim, decida sair da sua zona de conforto e buscar o SEU sucesso. O que você quer de verdade para a sua vida?

2- Saia da zona de conforto!

Estudar para concurso público vai exigir que você seja a sua melhor versão. Dessa forma, tenha consciência de que a sua classificação não será um processo fácil, mas se você persistir vai conquistar o que almeja. Portanto, ficar na zona de conforto vai atrasar a sua posse. Que tal mudar isso e começar a agir?

  • Quais hábitos atrapalham você?
  • Como você pode mudar isso?
  • O que você perde permanecendo onde está?

A minha dica é que você responda todas as perguntas com calma e paciência, combinado? Olhe pra dentro de você e busque as mudanças que precisa.

3- Estudar para concurso público: esqueça os outros e foque em você

A única pessoa responsável pelo seu sucesso ou fracasso é você. Por isso, busque fazer o seu melhor e trilhar o seu caminho. Nesse contexto, não perca tempo ou energia se comparando com outras pessoas, pois cada um tem a sua jornada e está vivendo a sua vida. Dessa forma, foque em si mesmo. Combinado?

  • Como é a sua autoimagem?
  • O que você pensa de si mesmo?
  • Você acredita no seu potencial?

Reflita e tente identificar as suas travas, para mudá-las. Sempre é possível recomeçar e escrever uma história diferente. Não tenha medo!

4- Saiba aonde quer chegar

Você sabe aonde quer chegar? Por isso, é tão importante você criar um planejamento de estudo, pois ele será um “norte”. Se você precisar de ajudar para criar um planejamento de estudo GRATUITO clique aqui. 🙂

Além disso, é importante que você deixe o seu planejamento em um lugar visível. Assim, será possível sempre se lembrar do que é, realmente, importante para a sua vida: a sua classificação. Nesse contexto, nem pense em deixá-lo guardado na gaveta, combinado?

5- Comprometa-se com o seu objetivo!

Qual o seu nível de comprometimento com o seu sonho? Você, realmente, quer a posse? Então, cumpra o que planejou para si. Assim, você tem dificuldade em estudar? O que pode fazer para superar isso? Treine a sua mente para focar em resultado. Por exemplo, se a sua dificuldade é em manter uma constância nos estudos, comece aos poucos:

  • Estude uma hora em uma semana, e na outra aumente.
  • Não tenha pressa e foque em aprender o conteúdo.

Quanto mais comprometido você estiver com o seu sonho, maiores serão os seus resultados. Anote essa frase 😉

6- Tenha equilíbrio

Curta a sua jornada com equilíbrio e foque em você. Ou seja, busque o autoconhecimento, pois isso vai ajudar no seu percurso. Dessa forma, quanto mais se conhecer, melhor. Além disso, mantenha o seu equilíbrio no dia a dia e lembre-se de que nem sempre as coisas vão acontecer como você planejou.

Durante os seus estudos, seja gentil consigo e com sua história, pois a vida não é um roteiro pronto, ou seja, você vai escrevendo ele a cada dia. Aprenda a se priorizar e assumir as suas escolhas. Assim, não se esqueça de incluir no seu planejamento alimentação saudável e atividade física.

7- Estudar para concurso público: não desista

Não desista do seu sonho e do seu objetivo. Assim, busque em fazer o seu melhor e estude com dedicação. Tente identificar os seus erros, para aprender com eles mais rápido. Lembre-se de que estudar não é fácil, mas acredite que a sua jornada valerá a pena. Por isso, apenas continue ou recomece se  for necessário.

Logo, não tenha medo de dar uma pausa, para renovar as energias. Mas, direcione o foco para o SEU sonho, pois ele é seu, e eu tenho certeza de que você vai chegar lá. Conte comigo, sempre!

Aulas GRATUITAS de português

Que tal recomeçar os seus estudos com aulas GRATUITAS de português? A professora Flávia Rita, referência em português para concurso, preparou um curso gratuito de 6 horas com aulas direcionadas, para você fazer uma revisão de assuntos recorrentes em provas de concurso.

O curso GRATUITO conta com:

  • Correção de prova
  • Questões comentadas
  • Revisão

Clique aqui e comece a estudar agora!

Você procrastina muito? Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas mídias sociais. Muito sucesso na sua jornada!

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?