Conteúdo do Artigo
Mal ou mau? Essa dúvida é mais comum do que você imagina!
Primeiramente, você deve saber que ambas as palavras existem na Língua Portuguesa e estão corretas, a depender da forma como forem colocadas em uma frase. Portanto, continue a leitura para não errar mais no uso destas palavras.
Qual a diferença entre mal e mau?
Antes de tudo, você precisa saber de uma regra simples:
- MAL ≠ bem;
- MAU ≠ bom.
Ou seja, a palavra “mal” tem sentido contrário ao de bem, já a palavra “mau” é inversa ao de bom. Através dessa dica, você pode fazer substituições para tirar a dúvida de qual palavra usar. Veja os exemplos no quadro abaixo:
Dessa forma, compreende-se que “mal” é um advérbio que, a depender da situação, pode ser usado como um substantivo ou até mesmo em uma conjunção subordinativa. Já “mau” é um adjetivo. Entenda que:
Advérbios são palavras invariáveis em gênero e número e são empregadas para modificar o sentido dos verbos, de adjetivos e de outros advérbios. Exemplo: Ele falava muito / Você chega atrasado;
Adjetivos são palavras empregadas para qualificar um nome, necessariamente, a partir da atribuição de uma característica ou de um estado. Por exemplo: A casa velha não aguentaria uma tempestade / Amou o vestido azulado.
Além disso, uma boa maneira de não se esquecer do uso correto dessas palavras é frisando que “mal” refere-se a problemas, doenças ou situações ruins, enquanto “mau” é um adjetivo que qualifica algo ou alguém como ruim ou de má qualidade.
Plural de mal e mau
Agora que você já sabe a diferença entre mal e mau, aprenda também o plural dessas palavras. Vamos lá?
Essa regra não é muito difícil, para escrever o plural da palavra mau basta acrescentar a letra “s” no final: maus. Já para escrever o plural de mal, como um substantivo, é só incluir as letras “es”: males. Porém, quando for aplicada como um advérbio, a palavra não possui variação. Veja os exemplos:
Alguns maus hábitos são difíceis de abandonar;
Esses remédios combatem diversos males;
Eles foram mal tratados pelos funcionários do restaurante.
Assista à aula abaixo e aprenda um pouco mais sobre o processo de formação de palavras: