Conteúdo do Artigo
Errar faz parte de um processo natural de aprendizado. Para deixá-lo animado a começar, vou listar as 5 premissas básicas relacionadas à estrutura de um bom texto:
1) Não faça períodos muito longos.
Um período bem estruturado tem cerca de três linhas.
2) Não faça menos de três parágrafos.
O ideal é fazer mais de três! Organize o texto em 4 ou 5 parágrafos, de modo a garantir um desenvolvimento pleno da argumentação.
3) Não faça introduções muito longas!
A introdução deve apresentar o tema e o ponto de vista do autor. O ideal é estruturar a introdução com duas frases e cerca de seis linhas.
4) Evite construir o texto com argumento único.
Use pelo menos três estratégias argumentativas (causa/consequência, contraste, estatística, argumento de autoridade etc).
5) Não abuse das citações!
O aluno é orientado a usar argumento de autoridade, mas acaba se esquecendo de que o argumento a ser usado deve ter relação direta com o conteúdo do texto! Textos sobre tecnologia não comportam referências a Platão, por exemplo. Há necessidade de coesão/conexão entre as citações, o tema e o texto!
Ao corrigir os textos de vocês, com certa frequência vejo o Bauman como argumento de autoridade. Às vezes, faz sentido. Mas há momentos em que a “forçação de barra” é grande!
Conteúdo se adquire com leitura e dedicação. Você pode saber muito sobre vários temas. Aposte em fichas de leitura para resgatar de modo rápido os temas já estudados!
Confira um modelo de ficha usado nas oficinas de redação!
E você? Qual o seu maior desafio ao fazer um texto? Conteúdo, estrutura, dificuldade de organizar as ideias, tempo insuficiente?
Veja mais conteúdos do nosso blog!
Uso dos porquês: porque, por que, por quê e porquê
Viram este post: 23.217 Comum em diversas provas objetivas e razão para a penalização nas provas discursivas, o correto emprego das formas “porque”, “por que”,
“Em vez de” ou “Ao invés de”?
Viram este post: 139 No uso cotidiano da língua portuguesa, surgem muitas dúvidas em relação à escolha correta entre as expressões “em vez de” e
Aprendendo conjunções!
Viram este post: 42.506 Aqui você irá rever o conteúdo de conjunções e, finalmente, entender a importância desses termos para o desenvolvimento da coesão textual.