Conteúdo do Artigo
Viram este post: 301
Se você deseja tomar posse em qualquer vaga de concurso público, precisa saber mais sobre a banca organizadora e uma das mais conceituadas no meio é o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).A instituição assumiu os trabalhos da antiga Cespe/UNB e já aplicou certames de grandes órgãos como: Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Tribunal de Contas da União, Banco Central e é a responsável pelo TSE Unificado.Continue a leitura e conheça o perfil do Cebraspe e, ao final, faça um simulado gratuito para testar seus conhecimentos sobre a banca!
Você conhece o perfil da banca Cebraspe?
Sobre a banca:
O Cebraspe é conhecida por ser detentora exclusiva do Método Cespe, que avalia as questões no formato “certo ou errado”. Ou seja: uma resposta errada anula a pontuação da marcada de forma correta. Além disso, neste modelo, é ideal que o candidato deixe as questões que não sabe responder em branco.Dessa forma, a banca visa diminuir a aleatoriedade das respostas e, com isso, selecionar os candidatos que realmente possuam conhecimento dos conteúdos. Sendo assim, se você não sabe a resposta correta, é melhor deixar em branco que “chutar”, pois este chute pode fazer com que você perca mais pontos.Por outro lado, quando se trata de questões discursivas e redação, a banca costuma estipular um limite expansivo de linhas para a resposta, como 30, 40 ou até mesmo 80 linhas. Além disso, você deve ter uma boa noção de língua portuguesa para não cometer erros nas regras gramaticais.Os enunciados são de tamanho razoável.Características da prova de português Cebraspe:
Agora que você já conhece o perfil da banca, vamos discorrer sobre a prova de português, cujo peso é bastante alto. Os certames aplicados pelo Cebraspe têm um rol de conteúdos preferenciais, aqueles que costumam aparecer com maior frequência em suas provas. Logo, dominá-los poderá garantir aqueles pontos determinantes para sua aprovação.Por isso, quando estiver estudando, priorize os temas:- Oração adjetiva: justificativa para o sinal de pontuação e mudança de sentido;
- Verbo Haver: correção sintática na substituição pelo verbo existir e análise sintática;
- Substituição dos sinais de pontuação;
- Justificativa para o emprego de sinais de pontuação;
- Conectores: substituição, carga semântica, inclusive conectores;
- Conectores especiais: ajuste gramatical na substituição de conectores semanticamente semelhantes;
- Crase: caso facultativo e justificativa para o uso da crase;
- Concordância: alteração da frase do singular para o plural, justificar concordância e sugerir alteração;
- Classificação do “se” e do “que”;
- Reestruturação das frases: passagem da voz ativa para a voz passiva, passagem da oração reduzida para a oração desenvolvida, vocabulário e também aspectos gramaticais variados.
Como é a redação no perfil da banca Cebraspe?
É fundamental se dedicar à redação, isso porque uma nota alta pode garantir a sua vaga no certame. A banca Cebraspe costuma elaborar esta etapa dividida em três parâmetros:- Texto motivador;
- Tema (o que você vai abordar na sua redação, ou seja, o assunto);
- Tópicos para você escrever na elaboração da sua redação.
Dicas da Professora Flávia Rita:
- Tenha domínio do assunto, treine a redação pelo menos duas vezes na semana com temas diferentes;
- Respeite a margem da folha de redação;
- Cuidado com rasuras;
- Escreva a redação Cebraspe com letra legível;
- Cuidado para não fugir do tema proposto pela organizadora;
- Mantenha-se sempre atualizado;
- Coloque título na redação apenas se a banca exigir;
- Faça simulados, pois assim poderá mensurar o seu desempenho e identificar a sua evolução nos estudos.