fbpx

Questões de Conectores Textuais comentadas

Equipe Flávia Rita

Conectores textuais talvez seja uma das matérias mais complicadas de ser dominada, sobretudo nas provas discursiva. Por isso, decidimos separar cinco questões de conectores textuais que possam representar a forma como esse conteúdo costuma ser cobrado pelas bancas organizadores. Entretanto, como apenas ver questões não ajuda a aprender a matéria, decidimos, também, comentar cada uma delas, de forma que você consiga entender onde se encontra o erro e por que determinada alterantiva é considerada o gabarito da questão! Nossa expectativa é que, com esse treino, não só seus conhecimentos da matéria fiquem mais consolidados, mas, principalmente, que você consiga entender a lógica dos conectores textuais, a fim de empregá-los com maior compreensão nas provas.

Inicialmente, é bom esclarecermos que as questões de conectores textuais costumam ser cobradas, segundo os conteúdos programáticos dos concursos públicos, dentro da matéria de análise sintática. Entretanto, alguns editais podem prever o assunto conectores textuais de forma autonoma ou mesmo entender que compõem parte da morfologia.

Por essa razão, é importante não só conhecer a matéria, mas, também, entender como ela é normalmente cobraba pelas bancas. Caso você ainda não tenha domínio da Língua Portuguesa que lhe garanta tranquilidade nessas questões, não deixe de ver nossa aula em que damos dicas de conectores textuais! Se quiser, você também poderá ver direto do nosso canal do YouTube, clicando AQUI.

Caso tenha gostado da aula e queira melhorar seus conhecimentos de Língua Portuguesa, tanto para concursos públicos, ENEM, como para o ambiente corporativo, não deixe de ver nossos cursos completos:

Questões comentadas de Conectores Textuais

Questão 1 de conectores textuais

(Vunesp – Auxiliar de Administração – 2020)

Vocação: cronista

A crônica é um gênero muito colado ao autor. É diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, que não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio. Escrevo narrativas em primeira pessoa e falo de coisas que se parecem com as que acontecem na minha vida. Então, quando falo com o público, ele já tem conhecimento de quem eu sou. Claro que o narrador da crônica não sou exatamente eu, e o que acontece na crônica na maioria das vezes não aconteceu comigo. Considero crônica um gênero de ficção. Se digo “eu fui à padaria” não significa que eu tenha ido à padaria. Não. Eu estava em casa escrevendo uma crônica em que o narrador foi à padaria. Mas é próximo de mim.
(Trecho de entrevista com Antônio Prata. https://livrariadavila.com.br. Adaptado)

O termo Então, em destaque no texto, pode ser substituído pela seguinte expressão com valor conclusivo:

  • A) Portanto.
  • B) Porém.
  • C) Embora.
  • D) Visto que.
  • E) Mesmo que.

COMENTÁRIO

Gabarito: Letra A
Comentário: A conjunção Então, em destaque no texto, é classificada como um conector conclusivo. Por essa razão, tem valor equivalente às conjunções “portanto”, “assim”, “desse modo”, “dessa maneira” etc.

Correta a letra A, sendo ela o gabarito da questão, por trazer também uma conjunção coordenativa conclusiva.

A letra B, por sua vez, está errada, já que “porém” é classificado como uma conjunção coordenativa adversativa.

A letra C está errada, já que “embora” é uma conjunção subordinativa concessiva.

A letra D mostra-se incorreta, pois “visto que” é uma locução conjuntiva subordinativa de valor causal.

Finalmente, a letra E também não atende ao enunciado, dado a locução “mesmo que” ser tida como subordinativa concessiva.

Questão 2 de conectores textuais

(CONTEMAX – Prefeitura de Conceição – Assistente Social – 2019)

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque teve o mesmo valor semântico do termo em destaque no trecho: “A mesma lei criou uma política nacional de recursos hídricos, tendo os comitês de bacia na base e no topo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos.”.

  • A) Passeei bastante e descansei.
  • B) Faço tudo não vejo nada pronto.
  • C) Vou à praia, está chovendo.
  • D) Você mexe-se e eu atiro.
  • E) Faço o bolo e levo na hora dos parabéns.

COMENTÁRIO

Gabarito: Letra A e letra E
Comentário: No trecho “A mesma lei criou uma política nacional de recursos hídricos, tendo os comitês de bacia na base no topo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos.”, o termo destacado é classificado como uma conjunção coordenativa aditiva.

Por isso, expressa-se uma ideia de adição ou soma. Portanto, correta a letra A, sendo ela o gabarito da questão ao trazer caso com igual sentido aditivo.

A letra B está errada, pois o conector “e” foi empregado na frase com valor adversativo, sendo equivalente a “mas”.

A letra C também erra ao trazer a conjunção “e” empregada com valor adversativo.

A letra D, embora possa parecer exprimir um valor aditivo, não se mostra correta, por tratar de uma conjunção consecutiva.

Finalmente, a letra E pode também ser considerada correta, já que se nota um sentido aditivo entre as ideias. Por essa razão, a questão seria passível de recurso de anulação.

Questão 3 de conectores textuais

(FUNDATEC – Prefeitura de Salto do Jacuí – Técnico em Enfermagem – 2019)

Texto da questão 3 de Conectores Textuais

Na linha 07, a expressão “ainda que” expressa a ideia de ____________ e poderia ser substituída por ______________, desde que ___________ alterações no período para que se mantenha a correção gramatical no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) condição – desde que – se façam
  • B) condição – desde que – não se façam
  • C) condição – mesmo que – se façam
  • D) concessão – mesmo que – se façam
  • E) concessão – mesmo que – não se façam

COMENTÁRIO

Gabarito: Letra E
Comentário: Na linha 03, a expressão “ainda que” expressa uma ideia de concessão, sendo equivalente a outras conjunções subordinativas, como “mesmo que”. Eventual substituição seria possível sem que fossem feitas quaisquer alterações no período, pois as relações sintáticas já estariam corretas. Portanto, correta a letra E, por trazer as opções mais adequadas de preenchimento das lacunas textuais.

Questão 4 de conectores textuais

(FUNDATEC – Prefeitura de Salto do Jacuí – Professor – 2019)

Na frase: ‘No entantoquando partimos para o âmbito do ensino superior, a situação é mais comumente a inversa: professores que não se ……. de maneira institucionalizada à frente da audiência discente’, sobre os elementos ‘No entanto”, “quando” e “que”, analise as seguintes assertivas:

I. “No entanto” poderia ser substituído por ‘Entretanto”, mantendo o mesmo sentido.
II. O conector ‘quando’ introduz no período ideia se tempo; podendo, nesse caso, ser substituído correta e adequadamente por ‘ao’.
III. ‘que’ é um pronome relativo que introduz uma oração adjetiva explicativa.

Quais estão corretas?

  • A) Apenas I.
  • B) Apenas II.
  • C) Apenas III.
  • D) Apenas I e II.
  • E) Apenas II e III.

COMENTÁRIO

Gabarito: Letra A
Comentário: O item I está correto, pois tanto a conjunção “no entanto” quanto “entretanto” são classificadas como coordenativas adversativas, de maneira que a substituição não implicará alteração de sentido.

O item II está errado, embora apresente informações adequadas da conjunção “quando” empregada em sentido temporal. O erro encontra-se na classificação do termo, o qual, no contexto, atual como conjunção condicional.

O item III, por fim, também se mostra errada, já que, conquanto seja a partícula “que” um pronome relativo, ela, na frase do enunciado, não introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ao contrário, introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, dado não existir vírgula no segmento.

Portanto, correta a letra A, por julgar de forma precisa os itens da questão.

Questão 5 de conectores textuais

(FCC – Prefeitura de São José do Rio Preto – Agente Comunitário de Saúde – 2019)

 Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

  • A) Acho que devido a isso (desse modo) que escrevo.
  • B) como explicar a espantosa revelação com que (da qual) termina um dos seus mais belos textos.
  • C) Esta é a razão por que (pela qual) eu gostaria de ser cozinheiro.
  • D) A cada semana sinto uma enorme tentação de parar de escrever. Para (Por) sofrer menos.
  • E) tomava os cozinheiros como (pelos) seus mestres.

COMENTÁRIO

Gabarito: Letra C
Comentário: Incorreta a letra A, uma vez que a locução sublinhada “devido a isso” exprime sentido causal, não podendo, por isso, ser substituída pela locução “desse modo”, classificada como conjunção conclusiva.

A letra B está errada por não ser possível a substituição proposta devido à alteração de sentido e à incorreção gramatical dela decorrente.

A letra C está correta, sendo ela o gabarito da questão. A locução “por que” é semanticamente igual à forma “pela qual”, de maneira que a substituição não implicará alteração de sentido nem prejuízo gramatical.

A letra D está errada já que a substituição alteraria o sentido de finalidade para um sentido de causa. Trata-se, nesse caso, de uma análise do valor semântico das locuções formadas com preposição e verbo no infinitivo. Nesse caso, a forma “para + infinitivo” exprime finalidade, ao passo que “por + infinitivo” indica causa.

Por fim, a letra E está errada porque o sentido original seria alterado, uma vez que “tomar como” exprime uma ideia de modo como algo é tomado, ao passo que “tomar por” equivale a “considerar”.


O que achou das questões de conectores textuais? Conseguiu treinar e entender melhor como o conteúdo de conectores costuma ser cobrado em provas objetivas de concursos públicos? Aposto depois dessa revisão não ficou nenhuma dúvida sobre o assunto, não é verdade? Entretanto, dúvidas são algo bastante persistente, então, mesmo se ainda houver algum ponto que não ficou claro, conte para a gente na seção de comentários!

Além disso, caso queira saber sobre os cursos e escolher aquele que é melhor para você, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones

Caso tenha algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários. 🙂

TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?