/PLANEJAMENTO PARA A REALIZAÇÃO PESSOAL


PLANEJAMENTO PARA A REALIZAÇÃO PESSOAL

59

por: Equipe Flávia Rita

PLANEJAMENTO PARA A REALIZAÇÃO PESSOAL

O que estamos fazendo aqui?

Onde você deseja estar, pessoal e profissionalmente, daqui a 5, 10 ou 20 anos? Eu desejava estar exatamente aqui. Talvez não tivesse tanta clareza sobre como faria as coisas acontecerem, mas sempre soube que seria possível ter a escrita como profissão. Mais que isso, sempre soube que poderia conciliar trabalho e realização pessoal porque me preocupei em me conhecer bem. E você, se conhece? Já parou para pensar como será seu futuro? Quais realizações deseja conquistar como ser humano? Começo fazendo essas perguntas para que você possa refletir sobre sua vida e os resultados que deseja obter.

Os objetivos pessoais e profissionais demonstram como nos vemos e que tipo de realidade projetamos para nosso futuro, por isso eles são essenciais.

Já parou para pensar no que poderia ter impulsionado suas conquistas? E sobre suas perdas, o que poderia ter sido feito para evitá-las? Nem toda perda pode ser evitada, mas ressignificá-la é sempre possível. O que você poderia ter feito, dito ou mesmo vivido nos últimos anos? No meio disso tudo, você alguma vez já preparou uma lista de metas para estar onde você deseja e merece estar? Fazer essa reflexão é importante para tomar consciência dos seus propósitos e, assim, obter maior foco para a realização de seus novos (ou antigos) objetivos.

Mais importante que fazer promessas a si mesmo é definir seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Mas, mais importante ainda é traçar uma estratégia para fazer as coisas acontecerem.

Ao colocar seus objetivos pessoais em uma lista, o ideal é usar dois critérios – cronologia e relevância. Parecem critérios idênticos, mas eles têm suas diferenças.

No critério da relevância, atribua nota de 0 a 10 para o quanto você está determinado a realizar um objetivo específico. Na cronologia, pense em quando você deseja dar início a ele. Na sequência, vamos aos desdobramentos lógicos de um sonho – planejamento e estratégia. Quais são os passos necessários para alcançá-lo?

Saber a resposta exata para essas perguntas é essencial para começar um projeto pessoal de sucesso. E, para que seus sonhos saiam do papel, autoconhecimento é fundamental.

Dicas para alcançar seus objetivos de vida

Quer começar do jeito certo? Então, tenha consciência de que, antes de tudo, é preciso estar seguro do caminho escolhido, pois isso propiciará maior firmeza a suas ações, maior motivação e maior determinação. Confira agora algumas dicas que ajudarão você a começar de forma correta:

  • Planeje: esse é o segredo da realização de um sonho, de uma história de sucesso. Tenha um planejamento adequado à realidade, com metas alcançáveis e prazos concretos.

 

  • Trabalhe a autoestima: Todos nós temos pontos positivos que merecem ser ressaltados. Quando uma pessoa está bem consigo mesma, você percebe isso não só pela roupa que ela está usando, mas pelo brilho em seu olhar, pelo sorriso em seu rosto, pela paz em seu espírito. Em geral, esse equilíbrio é reflexo da sensação de termos feito a coisa certa.

 

  • Crie, recicle e reveja suas metas: no meio do caminho, podem surgir novas metas, mas lembre-se das antigas que foram realizadas. Rever, fisicamente, seu escopo de metas é fundamental para motivá-lo. Saiba sempre distinguir quais metas são realmente importantes para que você se torne alguém realizado.

 

  • Mantenha o foco em um objetivo: ter uma lista longa de objetivos pode fazer com que você não dedique tempo suficiente ao que é realmente importante. Para evitar a procrastinação, tenha um objetivo principal.

 

  • Reveja seus hábitos:analise seus hábitos, pessoas a seu redor, pensamentos repetitivos e trabalhe de forma a abandonar tudo aquilo que lhe causa atraso ou distrações. Não se trata de uma tarefa fácil, mas é possível se você realmente quiser que seu sonho saia do papel.

 

  • Mantenha o foco e a determinação: as coisas só vão acontecer se você executar as ações relacionadas em seu planejamento.

 

  • Trabalhe o autoconhecimento: a maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sobre suas emoções é o autoconhecimento. Saber prever como reagiremos diante de uma situação difícil, ter controle sobre as emoções são ferramentas essenciais para a realização de objetivos pessoais.

Deixe seu Comentário

Comentários