fbpx
Enem 2020 - 5 Erros que prejudicam o seu desempenho

Português ENEM : 5 erros que prejudicam o seu estudo

Equipe Flávia Rita

Como está a sua preparação para a prova de português ENEM? Revisando com constância ou procrastinando? Nesse post, separamos 5 erros que comprometem o seu desempenho e você não pode cometer de jeito nenhum. Vamos lá?

Português ENEM: 1- Não ter constância

Não ter constância nos estudos de português ENEM é um dos maiores erros que você pode cometer durante a sua preparação. O conhecimento é adquirido com o tempo, ou seja, você não aprende um conteúdo de uma hora para outra. É necessário tempo para aprender com qualidade, revisar e, assim, construir uma base.

Logo, procure estudar com constância. Dessa forma, você mantém o ritmo e otimiza ainda mais o seu aprendizado. Português é um conteúdo extenso e que tem muitas regras, mas com determinação e foco você é capaz de aprender qualquer coisa. Acredite, sempre, no seu potencial.

2- Não revisar

Outro erro que você não cometer: não revisar. Assim, a revisão é imprescindível

para que a disciplina fique na sua memória de curto e longo prazo. Nesse sentido, não adianta estudar o conteúdo teórico apenas uma vez, é necessário revisar e ter constância. Dessa forma, programe e planeje as revisões, não apenas de português, mas de cada disciplina.

Mas, como revisar português ENEM?

  • Resolva exercícios de provas anteriores
  • Faça fichas ou mapas mentais
  • Faça listas dos assuntos mais recorrentes e também dos temas que você tem mais dificuldade
  • Revise o seu material com frequência
  • Inclua revisão no seu planejamento

3- Não ter um planejamento

Você tem um planejamento? Sabe os conteúdos que vai estudar? Como está a sua programação? Se você não tem, é fundamental criar um. Um bom planejamento vai otimizar e alavancar os seus estudos, além de ajudar a manter a sua rotina organizada. No seu cronograma de estudo, coloque o conteúdo, a forma e busque detalhar.

Além disso, crie o hábito de mensurar o quantitativo de acerto/erro em cada exercício de português ENEM. Por exemplo, você fez questão sobre concordância nominal ou verbal? Qual a sua porcentagem (%) de acerto ou erro em cada assunto? Quais itens que você teve mais dificuldade? Por que errou as questões?

Assim, a dica é que você avalie e estude de forma estratégica. Dessa forma, será possível avaliar o seu rendimento em cada assunto e intensificar a revisão nos conteúdos que estiver com a nota baixa.

4-Português ENEM: procrastinar

Quanto mais você atrasar para começar a estudar, mais você vai demorar para aprender o conteúdo, e como, consequência, você pode tirar uma nota baixa na prova do ENEM. Por isso, qual a sua prioridade? Ter clareza do que você, realmente, deseja é fundamental para conquistar a sua vitória.

Estudar para a prova de português ENEM não é fácil, pois é importante ter disciplina, força de vontade, determinação e foco. Muitas vezes, será necessário abrir mão de muitas coisas para estudar, revisar, fazer exercício. Por isso, você está preparado? Não procrastine com os seus estudos e leve a sério a sua preparação. Faça por merecer uma nota alta!

5-Não se cobre!

O excesso de cobrança pode gerar ansiedade e isso prejudica o seu rendimento. Logo, não se cobre tanto, apenas busque fazer a sua parte da melhor forma possível. Ou seja, dê o seu melhor! Vai estudar português ENEM, matemática ou qualquer outro conteúdo? Foque em aprender, entender e compreender a matéria.

Além disso, durante a preparação busque fazer uma atividade física para relaxar, descansar a mente e aliviar o estresse que é gerado por essa fase. Relaxe e viva cada dia de uma vez, e tenha certeza de que fazendo a sua parte, você vai conseguir chegar aonde quiser. Eu acredito em você, viu? Portanto continue!

Curso on-line ENEM português: Oficina de Redação

A redação é o diferencial para você garantir uma excelente no ENEM. Por isso, a professora Flávia Rita, referência em português ENEM e redação, criou com exclusividade o curso Oficina de Redação, que inclui tanto a parte teórica quanto a prática. Ou seja, as aulas abordam toda a teoria que você precisa saber para fazer redação e também conta com a parte prática.

A correção é detalhada e personalizada com foco para você identificar os seus pontos fortes e fracos. Assim, você poderá identificar os itens que têm mais dificuldade, para melhorar. Além disso, as Oficinas trabalham com temas que são cobrados de forma recorrentes nas provas.

Completo, o curso conta com 10 correções e nas aulas teóricas serão abordados os assuntos:

  • Noções Gerais de Texto Dissertativo
  • Tópico Frasal
  • Formas de Introdução
  • Modelos de Introdução
  • Mecanismos de Coesão
  • Formas de Desenvolvimento
  • Modelos de desenvolvimento
  • Formas de Conclusão
  • Modelos de Conclusão
Quer conversar com a gente para esclarecer alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar você na sua preparação. Entre em contato agora pelo telefone:
Bons estudos e muito sucesso!
Não perca:

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO