fbpx

Redação ENEM 2020: 5 erros que vão comprometer a sua nota!

Equipe Flávia Rita

Como está a sua preparação para a redação ENEM 2020? Nessa retal fina de estudos, separamos 5 erros que você não pode cometer de jeito nenhum no desenvolvimento do seu texto. Vamos lá?
Enem 5 erros Prejudicam seu desempenho

1- Redação ENEM 2020: Fuga do tema

Um dos erros mais comuns e que podem comprometer a sua nota é a fuga do tema. Assim, ao desenvolver a sua redação ENEM 2020 fique atento ao comando da questão e ao texto motivador. Dessa forma, você conseguirá assimilar o assunto que foi solicitado.

Logo, procure manter o foco no tema e escreva o seu texto de forma clara e objetiva. Além disso, antes de começar a escrever organize as ideias, pois isso vai facilitar o seu raciocínio.

2- Falta de coesão textual

Outro erro que pode prejudicar a sua pontuação é a falta de coesão, ou seja, é imprescindível que você mantenha uma boa argumentação entre os parágrafos, as frases e o desenvolvimento do seu texto. Mas, como manter uma boa coesão no desenvolvimento da redação?

  • Estruture os períodos adequadamente
  • Faça referenciação por meio de pronomes, advérbios e artigos
  • Saiba usar os conectivos e conheça as suas funções

3-Redação ENEM 2020: erros de português

Erros de português podem fazer você perder muitos na redação ENEM 2020. Logo, é fundamental que o seu texto seja desenvolvido de acordo com a norma culta. Por isso, revise o seu texto e cuidado com desvios gramaticais, erros de ortografia, falta de acentuação ou também pontuação.

Uma das melhores maneiras para treinar é por meio de exercício. Por isso, durante a sua preparação para a prova do ENEM faça muitas questões de língua portuguesa e treine muita redação. Já pensou em identificar as suas maiores dificuldades? Dessa forma, procure observar os assuntos que você erra com mais frequência, para fazer uma revisão, por exemplo.

Assim, busque treinar os assuntos de português que você tem mais dificuldade, pois isso vai ajudar você a desenvolver a sua redação.

4-Falta de coerência na estrutura

A estrutura da  redação ENEM 2020 é  formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, um dos principais erros é não organizar o raciocínio. Logo, além de ter boas ideias, é fundamental saber transmiti-las. Organize o seu raciocínio antes de escrever e treine. pois isso ajudará você a desenvolver a segurança necessária no momento de produzir o seu texto.

Por isso, saiba como elaborar uma introdução, ou seja, como apresentar o tema, a fazer um desenvolvimento e também uma conclusão. Identifique as suas dificuldades e procure saná-las. Além disso, crie o hábito de revisar o seu texto e a treinar muita redação.

5-Não fazer uma redação final

Terminou de fazer a sua redação ENEM 2020? Revise e faça uma leitura atenta. Dessa forma, verifique se o tema está de acordo com o que foi solicitado, se a pontuação está correta, se a argumentação está coerente, e também se não existem erros de regência, ortografia, entre outros.

Dessa forma, uma revisão atenta pode aumentar a sua nota, por exemplo. Logo, separe alguns minutos para que você possa reler o seu texto com calma e sem pressa. Além disso, treine redação semanalmente. Você pode separar duas horas da semana ou do fim de semana de acordo com o seu planejamento.

Curso específico de redação ENEM 2020

Já pensou em treinar redação ENEM 2020 com um curso completo que abrange teoria e correção personalizada do seu texto? Assim, a professora Flávia Rita, referência em língua portuguesa e redação, preparou o curso: Oficina de Redação para o ENEM 2020. É um curso teórico e prático, que vai ajudar você a desenvolver, com segurança. as habilidades necessárias para fazer a redação de acordo com os critérios exigidos.

Além da parte teórica, você conta com correção personalizada e exclusiva, que é feita de forma ampla e detalhada. Assim, você consegue descobrir e identificar as suas principais dificuldades, para saná-las. Nas aulas, são trabalhados vários temas da atualidade e que são cobrados recorrentemente nas provas.

Outro diferencial, é que o curso também conta com material de apoio em PDF  como, por exemplo, a apostila Material de Apoio- Caderno de Produção de Textos, que tem como conteúdo exclusivo: seleção de conteúdos com argumento de autoridade; correntes filosóficas; dicas exclusivas de como desenvolver uma boa redação; além de uma síntese teórica abordando conteúdos que serão ministrados neste curso.

Que tal começar a treinar redação ENEM 2020?

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO E FAZER A SUA MATRÍCULA!

Ficou alguma dúvida? Precisa de ajuda? Aguardamos, animadíssimos, o seu contato por meio do telefone:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

Bons estudos e muito, mas muito sucesso na prova do ENEM!

Gostou do post? Qual o maior erro que pode comprometer a nota? Deixe o seu comentário!

Não perca:

 

 

 

TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »
Português Total

Português Total: 5 motivos para investir no curso

Investir em um curso de português é uma decisão capaz de abrir portas, tanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades linguísticas quanto para os que buscam ampliar suas perspectivas de carreira. Continue a leitura e descubra os benefícios do curso Português Total.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?