/Português para Concurso: 7 dicas sobre o vocábulo “Se”!


Português para Concurso: 7 dicas sobre o vocábulo “Se”!

por: Equipe Flávia Rita

Qual o vocábulo que faz seu coração bater mais forte na prova? “Se”! rs..então guarde isso para sempre: viu o Se? Circule, marque e preste muita atenção. Um dos conteúdos mais cobrados nas provas de português para concurso, neste post vamos fazer uma revisão. Vamos lá?

Partícula Apassivadora

Para o vocábulo “Se” ser partícula apassivadora o verbo precisa ser transitivo direto ou transitivo direto e indireto, e a frase deve estar na voz passiva sintética. Lembre-se sempre de que na voz passiva NUNCA haverá OD, pois ele se torna sujeito paciente.

A frase também admite voz passiva analítica (ser/estar + particípio) e o verbo deve concordar com o sujeito paciente. Complicou? Observe o exemplo:

  • Buscam (VTD)-se(PA) soluções para o caso ( sujeito paciente). (= soluções para o caso são buscadas).

Esse é um conteúdo cobrado por, praticamente, todas as bancas, principalmente Cespe e FCC.

Índice de Indeterminação do Sujeito (IIS)

Um dos conteúdos preferidos e mais cobrados nas provas de português para concurso. Neste caso, não pode existir sujeito explícito ou subentendido ( ele) na frase. Ocorre na voz ativa, geralmente, com verbo transitivo indireto, verbo intrasitivo ou ligação.

ATENÇÃO: verbo permanece na 3ª pessoa do singular

  • Precisa (VTI)-se (IIS) de ajudante
  • Assiste (VTI)-se (IIS) a cenas de violência (OI)

Pronome reflexivo

A condição é que o “Se” esteja indicando reflexão ou reciprocidade. A ação recai sobre o próprio sujeito. Além disso, todo pronome reflexivo exerce função sintática de objeto direto ou objeto indireto.

Muita atenção: o sujeito da frase estará explícito ou implícito no contexto.

Observe:

  • Ela ( sujeito) se (OD)via (VTD) mais velha a cada ano.
  • Deu (VTDI)-se (OI) uma nova oportunidade (OD).

Parte integrante do verbo

Uma das partes mais importantes deste post e uma das preferidas das organizadoras nas provas de português para concurso. Neste caso, o pronome integra o verbo, logo o acompanha em todas as suas flexões.

Lembre-se de que parte integrante nunca desempenha função sintática e o sujeito da frase fica explícito ou implícito no contexto.

  • ( Ele) preocupava (VTI)-se ( parte integrante do verbo) com o fato (OI).

Partícula expletiva ou realce

Pode gerar dúvida, mas a condição básica é que o “Se” não seja classificado como partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome reflexivo ou parte integrante do verbo.

Do ponto de vista sintático, a partícula expletiva é desnecessária.

  • Vão (VI) -se os anéis ( sujeito), ficam (VI) -se os dedos ( sujeito).

Conjunção

Conjunção condicional também costuma cair muito nas provas de português para concurso, e sugere a ideia de condição. O “Se” é equivalente a caso, por exemplo.

  • Se ele voltar ao Brasil, comunicarei a todos.

O “Se” também pode exercer a função de conjunção integrante,e vai apenas ligar orações e não apresentará carga semântica.

  • Se ele voltará ao Brasil, ninguém sabe dizer

Dicas de estudo

A melhor maneira para aprender o vocábulo “Se” é treinando, ou seja, resolvendo muitos exercícios. Depois que você tiver aprendido a teoria sobre o assunto,resolva de forma exaustiva questões.

Você sabia que resolução de exercício é uma das melhores formas para você estudar português para concurso? No início, você pode confundir partícula apassivadora com expletiva, por exemplo. Mas, fique atento aos detalhes de cada um e preste sempre atenção no comando da questão.

O vocábulo “Se” é muito cobrado pelas bancas, sabia? No curso Português Gold, você aprenderá com detalhes todas as dicas do “Se” e os principais tópicos cobrados pelas organizadoras de concurso público. O curso é focado em teoria, exercício, fichamento, redação, redação oficial e ainda acompanha a gramática Português Descomplicado. Saiba como o português Gold pode fazer a diferença para a sua preparação

Confira o e-book exclusivo de conjunções, para você treinar. É grátis!

Isso também pode lhe interessar:
  Português para concurso: memorize com o curso de fichamento!

Qual a sua maior dificuldade em português para concurso? Envie o seu comentário para a gente!

 

Deixe seu Comentário

Comentários