fbpx
Português para empresas: 5 dicas para redigir um e-mail corporativo!

Português para empresas: 5 dicas para redigir um e-mail corporativo!

Equipe Flávia Rita

É notório que no mercado de trabalho destaca-se quem domina a norma culta, por isso, português para empresas é imprescindível. Nesse contexto, o profissional que sabe escrever, por exemplo, um e-mail corporativo sem erros de pontuação ou ortografia, e com concordância verbal e nominal adequada chama a atenção no ambiente corporativo.

Assim, neste post você vai aprender 5 dicas para redigir um e-mail corporativo. Vamos lá?

1- Português para empresas: utilize a linguagem correta!

A linguagem usada nos e-mails transmite conhecimentos sobre a organização e também diz muito sobre você . Dessa forma, antes de encaminhar o e-mail lembre-se sempre de que a mensagem deve estar clara e coesa. Uma boa dica é escrever em tópicos e busque deixar cada parágrafo organizado.

Além disso, faça sempre uma boa introdução e conclusão. Use conectores a fim de deixar o texto mais claro e proporcionar encadeamento entre as ideias estabelecidas.

2- Seja objetivo!

O e-mail é uma ferramenta de trabalho para abordar assuntos objetivos. Dessa forma, seja conciso em sua mensagem, ou seja, faça textos que abordem informações necessárias. Assim, busque ser direto, claro, apresente o assunto principal na mensagem e discorra sobre o tema a ser abordado.

Por isso, português para empresas é tão importante: você pode aprender a escrever mensagens claras, objetivas e focadas no assunto. Cuidado para não redigir um e-mail com informações desnecessárias, combinado?

3- Cuidado com o título e o assunto

O título do e-mail deve ser de acordo com o assunto abordado no texto. Ou seja, cuidado para não redigir um título distinto da informação que compõe a mensagem do e-mail. Uma dica é escrever o texto primeiro, para depois elaborar o título, que deve ser claro e objetivo, também.

4- Seja organizado!

É importante que o seu e-mail tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, apresente o tema a ser tratado, discorra sobre o assunto e encerre de forma adequada. A sua mensagem deve estar organizada, para que as ideias possam fluir e a informação ser compreendida adequadamente pelo destinatário.

Outra dica, é ficar atento à formatação do seu e-mail e não se esqueça de usar uma fonte adequada, e que tenha o mesmo tamanho e cor.

5- Português para empresas: importância da revisão!

Antes de encaminhar a mensagem para o destinatário, revise a sua mensagem. Dessa forma, faça uma revisão completa em relação à pontuação, ortografia, concordância, entre outros. Leia o e-mail mais de uma vez se for necessário e só encaminhe a mensagem após uma revisão completa. Ao revisar, verifique se a mensagem está elaborada de forma objetiva, concisa e focada na informação que precisa ser transmitida.

Português para empresas: quero aprender a norma culta!

Um dos diferenciais para a carreira profissional é dominar o português para empresas, por isso, a professora Flávia Rita, referência em língua portuguesa, preparou um curso específico: curso on-line de português corporativo/empresarial.

Com 12 horas de duração, o curso é ministrado de forma direcionada, para que o profissional possa aprender de forma efetiva e de acordo com a realidade do mercado de trabalho. Além das aulas teóricas, o curso também conta com resolução de exercício e material de apoio em PDF. Que tal aprender português para empresas?

Clique aqui para conhecer e começar a estudar português, agora!

Qual a sua maior dificuldade na língua portuguesa? Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar as dicas nas suas mídias socias.
 

ORÇAMENTO PARA EMPRESAS

Quer orçar um pacote a partir de 2 cursos de português corporativo para os colaboradores da sua empresa?


Não perca:

Português corporativo: 5 erros de e-mail que você não pode cometer!

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO