fbpx

Discursiva FCC: saiba mais sobre a prova!

Equipe Flávia Rita

Preparar-se adequadamente para a prova discursiva da FCC é essencial para quem busca um bom desempenho em concursos públicos. Portanto, continue a leitura e conheça as estratégias fundamentais para redigir uma boa discursiva FCC. Não se esqueça de baixar o material e assistir à aula gratuita para começar a se preparar!
discursiva FCC

Antes de tudo, é importante ressaltar que dominar a Língua Portuguesa é essencial para você arrasar em qualquer prova escrita. Sendo assim, na discursiva FCC (Fundação Carlos Chagas), não seria diferente.

Nesse sentido, para fazer uma boa prova discursiva FCC, é preciso conhecer três estratégias fundamentais, sendo elas:

  • Dominar a forma de cobrança;
  • Saber exatamente o que a banca deseja;
  • Se preparar para a prova.

Continue a leitura e conheça mais detalhes da discursiva FCC. Não se esqueça de baixar o material e assistir à aula gratuita para começar a se preparar!

Entenda a banca

A banca FCC tem a tradição de cobrar temas que exijam uma análise mais crítica do candidato, ou seja, aqueles que fogem do senso comum. Geralmente, as provas discursivas buscam uma reflexão dos fatos contemporâneos e o candidato precisa fazer um bom desenvolvimento e uma boa análise do tema a partir do trecho solicitado pela banca.

Por isso, é essencial que você tenha uma vasta bagagem de conhecimento e vocabulário para desenvolver uma base argumentativa na estrutura da sua discursiva FCC. Sendo assim, para facilitar esse processo, procure ler jornais, revistas, escutar podcasts e consumir notícias no geral.

Como organizar a estrutura do meu texto na discursiva FCC?

A prova discursiva FCC deve ser organizada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, em que serão avaliados o conteúdo, estrutura e expressão. Antes de começar a escrever, prepare um pequeno resumo dos itens que você está pensando para não se perder e não se esquecer de nenhum detalhe.

Na introdução, preocupe-se em apresentar o tema, que deve ser de acordo com o comando da prova. Já no desenvolvimento, o foco deve ser na argumentação do seu ponto de vista e, por fim, a conclusão busca pela solução do problema e finalização do seu raciocínio.

Quais são os critérios exigidos pela FCC?

Geralmente, as redações para concurso FCC valem 100 pontos e a banca avalia o candidato por meio dos seguintes critérios: conteúdo, estrutura e expressão. O candidato deve se preocupar com a estética do texto, o desenvolvimento correto (introdução, exposição e conclusão), o foco no tema exigido e o domínio da gramática.

Além disso, é essencial que o texto seja feito de modo objetivo e com coerência. Desta forma, o corretor vai analisar o plano de ideias apresentado pelo candidato e o seu conhecimento da norma culta.

Temas anteriores FCC

FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA/TRT-19ªR

Texto I

Quando se pensa em uma sociedade ideal, a referência mais antiga para esta noção provém dos textos de Platão,
em que se pode encontrar a seguinte noção de ideia: “As ideias são imperecíveis, possuem existência eterna e
estão contidas apenas na razão e no pensamento. Quanto às outras coisas, elas surgiriam e desapareceriam,
seriam passageiras e evanescentes, não subsistindo por muito tempo no mesmo e único estado”. (Cícero, séc. I
a.C., em seu livro O Orador, III, 10, com adaptações). No entanto, até que ponto uma concepção imutável e
abstrata de sociedade poderia abarcar o que não está previsto?

Texto II

Conta-se que, para pintar Helena, que teria sido a mais bela das mulheres gregas, Zêuxis não procurou um modelo
abstrato e unívoco de perfeição, mas sim procurou compô-la com o que havia de mais belo na variedade de
pessoas, usando o rosto de uma, os olhos de outra e assim por diante.

A partir dos textos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

O ideal de sociedade em contraposição ao respeito à diversidade

Assista a aula abaixo e veja a explicação da professora sobre o tema abordado, assim como sobre demais temas de discursiva FCC.

Prova objetiva ou redação primeiro?

Quanto tempo você demora para escrever uma prova discursiva FCC?

Para saber, é preciso cronometrar. Assim, toda vez que você treinar, cronometre o tempo gasto. O ideal é fazer a prova objetiva primeiro e depois separar um tempo para fazer a redação, mas é necessário observar durante os seus treinamentos se essa técnica é a melhor para você.

Se for fazer a discursiva após a objetiva, deixe, pelo menos, uma hora e meia. Independente da escolha, fique de olho no tempo total da sua prova.

tj sp

TJ SP: concurso terá 24 questões de Língua Portuguesa

Fundação Vunesp organizará o certame que oferece 572 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. O salário é de mais de 6 mil reais, além de benefícios.
Continue a leitura e descubra os detalhes do edital. Ao final, assista uma aula e faça o simulado gratuito da Vunesp para começar sua preparação!

Read More »
CFO PMMG

CFO PMMG: saiba mais sobre a prova de português

O concurso terá redação e questões objetivas de Língua Portuguesa para avaliar aqueles que desejam ocupar um dos cargos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). 
Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, assista à aula gratuita e acesse o simulado para começar a se preparar!

Read More »
PMMG

PMMG SOLDADO: saiba mais sobre a prova de português

Concurso terá mais de 3 mil vagas para soldado e salário inicial de R$ 4.360,83. Entre as questões objetivas, a disciplina de Língua Portuguesa se destaca com metade das questões de toda a prova.
Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa. Ao final, assista à aula gratuita e acesse o simulado para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO