fbpx

Provas de português para concurso: 7 itens que despencam

Equipe Flávia Rita

Existem itens de português que são recorrentes nas provas de concursos públicos do País. Por isso, nesse post separamos 7 que não podem faltar na sua revisão. Vamos lá?
Provas de português para concurso: 7 itens que despencam

Como está a sua nota nas provas de português para concurso? Assim, a disciplina é uma das mais temidas pelos estudantes, por isso, que quanto mais cedo você iniciar a sua preparação, melhor. Nas próximas linhas você confere 7 itens que despencam nas provas e não podem faltar na sua revisão. Combinado?

1-Provas de português para concurso: interpretação de texto

Interpretação de texto é um assunto muito cobrado pelas bancas de concurso público. Além disso, o nível de complexidade pode variar muito de acordo com o tipo de prova. Por isso, o estudante deve resolver vários certames do cargo almejado, para conhecer o estilo e o perfil da prova.

Assim, as modalidades de texto variam como: dissertativo, poesia, argumentativo, entre tantos outros. Muitas questões, por exemplo, têm nível de complexidade alto e exigem muito raciocínio e habilidade do candidato. Logo, resolva muitas provas de concurso público e priorize interpretação de texto na sua revisão.

2- Verbos

Outro assunto muito amado pelas bancas: verbos. Na língua portuguesa, por exemplo, existem vários. Assim, saber regência é imprescindível para você tirar uma nota elevada. Nesse contexto, uma boa dica é fazer questão e ir elaborando uma lista dos verbos mais cobrados, ou seja, aqueles que aparecem mais vezes. Dessa forma, você pode ir montando um excelente material de revisão.

3- Crase

A crase é um dos itens mais recorrentes nas provas de português para concurso. Assim, é fundamental que você saiba quando pode ou não usar, os casos facultativos, os proibidos, entre outros. Dessa forma, durante os seus estudos não se esqueça de incluir esse tópico e revisá-lo antes da sua prova, viu? Você pode, por exemplo, montar uma ficha sobre crase.

4- Conjunção

Conjunção DESPENCA nas provas de português e você precisa conhecer cada conector. Ou seja, é um assunto cobrado pelo cebraspe, FCC, FGV, entre outras organizadoras. Por isso, para facilitar o seu estudo e ajudar na sua jornada preparei um e-book GRATUITO e exclusivo para você sobre conjunções. Clique aqui e corra para garantir o seu!

5-Pontuação

Como usar a vírgula? Quais são os casos proibidos de vírgulas? Assim, é fundamental conhecer não apenas a vírgula, mas também o ponto final, travessão, entre outros sinais de pontuação que são cobrados nas provas de português para concurso. Nesse contexto, você pode fazer exercício para mapear a forma de cobrança. Isso facilitará o seu aprendizado no conteúdo, além de melhorar o seu raciocínio.

6-Pronomes

Esse item também não pode ficar de fora, sobretudo se você está focado em bancas como FCC e Cebraspe. Dessa forma, uma dica é fazer questões específicas da banca do seu certame para analisar como o assunto é cobrado, pois isso pode mudar de uma organizadora para outra.

7-Regência

Um assunto muito amplo, mas que deve fazer parte do seu estudo de português: regência verbal e nominal. Assim, você pode ir resolvendo exercícios para identificar os casos mais cobrados e elaborar uma ficha ou mapa mental, por exemplo. Dica: sabe aquelas palavras que você sempre erra? Faça mapa mental para revisá-las.

Provas de português para concurso: cuidado para não cometer esses erros

  • Falta de planejamento: você precisa montar um cronograma para organizar a sua rotina. Mas, lembre-se de que ele deve ser compatível com sua realidade, combinado?
  • Não revisar: revise o conteúdo periodicamente para não esquecer. Assim, ele precisa permanecer na sua memória de curto/ longo prazo.
  • Não revisar questões: revise os exercícios que tiver mais dificuldade. Faça uma lista dos assuntos que mais errar e tente entender o porquê.

Curso específico de português GRATUITO

Que tal fazer uma revisão GRATUITA de português? Nesse sentido, a professora Flávia Rita, referência em português para concurso preparou aulas para você revisar o conteúdo e turbinar a sua preparação. Clique aqui para começar a sua maratona agora e revisar assuntos que serão imprescindíveis para a sua nomeação.

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO