/Redação Cespe: 5 segredos para você gabaritar!


Redação Cespe: 5 segredos para você gabaritar!

612

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai descobrir 5 segredos para gabaritar redação Cespe/Unb, uma das organizadoras mais temidas pelos candidatos. Prepare um café, mantenha o foco e boa leitura!

Redação Cespe: priorize o treino!

Você precisa priorizar redação, assim como, outras disciplinas do seu concurso. Ela não pode ficar de fora do seu planejamento. Tenha o hábito de treinar semanalmente e não espere o edital ser divulgado para começar.

O Cespe valoriza muito o conhecimento e o que fará a diferença para a sua nota é o seu raciocínio e desenvolvimento sobre o tema abordado. Por exemplo, nas provas são apresentados textos motivacionais e você precisa ficar atento ao que está sendo solicitado pela banca.

Treine por meio de temas cobrados!

Uma das melhores formas para você treinar redação Cespe/Unb é praticar por meio de temas que já foram cobrados pela banca. Faça uma análise e separa, por exemplo 10 para você treinar.

Exemplos:

Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins- Analista Judiciário – Área Judiciária – 2013

Em seu art. 5.º, inciso LIV, a Constituição Federal de 1988 assevera que ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.

O princípio do devido processo legal é uma das garantias mais amplas do direito constitucional, além de ser uma premissa essencial nas relações de caráter processual. É, portanto, um princípio intrínseco às atividades dos cargos de analista judiciário, como o processamento de feitos e a função de apoio em julgamentos.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte sobre o princípio do devido processo legal. Em seu texto,aborde os seguintes aspectos, conforme a Constituição Federal de 1988, a doutrina e o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

  • as garantias processuais dos indivíduos no Estado democrático de direito, apresentando, pelo menos, quatro prerrogativas constitucionais que se relacionam com o devido processo legal; [valor: 6,00 pontos]
  • a aplicação do princípio do devido processo legal aos estrangeiros; [valor: 1,50 ponto]
  • a aplicação da teoria dos frutos da árvore envenenada no contexto do devido processo legal. [valor: 2,00 pontos]

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF) – Analista Judiciário – Área Judiciária – 2015

Toda conduta dolosa ou culposa pressupõe uma finalidade. A diferença entre elas reside no fato de que, em se tratando de conduta dolosa, como regra, existe uma finalidade ilícita, ao passo que, tratando-se de conduta culposa, a finalidade é quase sempre lícita. Nesse caso, os meios escolhidos e empregados pelo agente para atingir a finalidade lícita é que são inadequados ou mal utilizados.

Rogério Greco. Curso de direito penal – parte geral. p. 196 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos crimes culposos.

Seu texto deve conter, necessariamente,

  • os elementos do crime culposo e a descrição de pelo menos dois desses elementos; [valor: 12,00 pontos]
  • os conceitos de culpa inconsciente, culpa consciente e dolo eventual e suas diferenças; [valor: 12,00 pontos]
  • os conceitos de culpa imprópria e tentativa. [valor: 14,00 pontos]

Confira 15 temas cobrados pelo Cespe!

Redação Cespe/Unb: conheça os critérios de correção!

Leia o edital do seu concurso com muita atenção e fique atento aos critérios de correção cobrados pela banca. Eles podem ser divididos em duas partes: macroestruturais e microestruturais.

  • Macroestrutural: Nessa parte a banca vai avaliar o desenvolvimento sobre o assunto e a sua apresentação textual. Envolve organização de ideias, legibilidade do seu texto, indicação de parágrafos, entre outros.
  • Microestruturais: envolve a forma de como a redação é elaborada, ou seja, a parte escrita, que inclui grafia, acentuação, entre outros.

Seja organizado!

Ao fazer a sua redação, organize os assuntos que pretende abordar e argumentar.

  • Cuidado para não fugir do tema
  • Que argumentos pretende embasar?
  • A sua redação tem todas as informações que foram solicitadas pela banca?
  • Antes de começar a escrever, prepare um pequeno roteiro com os itens que não podem faltar.

A importância do Feedback

Você precisa conhecer os seus pontos fortes e fracos, a fim de saná-los para a sua prova. Por isso, fique atento às correções de suas redações, para identificar em que você precisa melhorar e mudar.

No curso Oficina de Redação Cespe, ministrado pela professora Flávia Rita, você conta com uma correção detalhada e focada de acordo com os critérios estabelecidos pela banca. Nas aulas, ela trabalha vários temas que foram cobrados e vai ajudar você a superar qualquer dificuldade. Assista a uma aula GRATUITA agora!

Qual concurso Cespe/Unb você vai fazer? Conta para a gente e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais.

Deixe seu Comentário

Comentários