Conteúdo do Artigo
Desde a publicação do edital, o CNU (Concurso Público Nacional Unificado) vem sendo muito comentado e cogitado. Com 692 vagas de nível médio e remuneração inicial que varia entre 4 a 8 mil reais, os candidatos do Bloco 8 terão que se dedicar na prova objetiva de língua portuguesa e na redação CNU se quiserem tomar posse em uma das oportunidades oferecidas.
Sendo assim, continue a leitura e entenda como será a redação CNU, ao final disponibilizamos um material gratuito para você começar a se preparar para o certame organizado pela Fundação Cesgranrio.
Como será a redação CNU?
De antemão, já aviso que a prova de língua portuguesa em conjunto com a redação, são as partes mais importantes quando se trata de certames.
As redações em concursos são, na maioria das vezes, de caráter classificatório e eliminatório. Portanto, nos certames aplicados pela banca Cesgranrio não poderia ser diferente. Por isso, uma redação de qualidade fará com que o candidato alcance as melhores posições, sendo um grande diferencial nesse objetivo.
Conforme o edital, no CNU a redação será dissertativa-argumentativa com o valor de 100 pontos, sendo que o número máximo e mínimo de linhas não foi divulgado e estará disponível no enunciado da questão. Atrelado a isso, os seguintes critérios serão utilizados para avaliar o texto do candidato:
- Adequação ao tema proposto: entender o tema proposto e escrever de acordo com o tema;
- Adequação ao tipo de texto solicitado: escrever conforme a estrutura do textos dissertativo-argumentativo;
- Emprego apropriado de mecanismos de coesão: referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto, aqui é cobrado o uso de conectivos e conjunções para interligar e deixar o texto “amarrado”;
- Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto: aqui o candidato deve ter bom-senso e utilizar de argumentos que são pertinentes e tem haver com o tema proposto para a redação;
- Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão: adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação;
Além disso, como de praxe, a redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Se tratando do tema, os certames organizados pela Cesgranrio costumam apresentar propostas de textos da atualidade voltados para os direitos humanos, sociedade, bem comum no geral.
Como produzir um texto dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo argumentativo é um dos mais cobrados em concursos, nele o emissor tem por objetivo convencer o leitor da tese defendida.
Essa modalidade textual estrutura-se em três seções:
- Introdução
- Argumentação
- Conclusão
Na introdução, o autor deve trazer uma tese que será referendada ou contestada no decorrer da escrita. Atrelado a isso, estas ações, serão elaboradas nos parágrafos de desenvolvimento, o qual poderá apresentar, no caso de uma refutação, uma antítese. Ao fim, tece-se uma conclusão conforme as argumentações apresentadas.
Os textos dissertativos mais comuns são os editoriais, os artigos de opinião, os ensaios, as crônicas argumentativas, entre outras.
Mais informações sobre as regras da redação no edital CNU
Será atribuída nota ZERO à Redação do(a) candidato(a) que:
- Fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
- Fugir ao tema proposto;
- Apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso);
- Apresentar qualquer tipo de sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação;
- Escrever a lápis, em parte ou na sua totalidade.
Além disso, se o candidato escrever o texto ou algum fragmento de texto fora do local apropriado, o mesmo será invalidado.
Sobre a prova objetiva de português
Conforme o edital, o conteúdo programático está dividido em 10 itens, são eles:
1. Compreensão de textos;
2. A organização textual dos vários modos de organização discursiva;
2.1 Coerência e coesão;
3. Ortografia;
4. Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos;
5. Derivação e composição;
6. A oração e seus termos;
7. A estruturação do período;
8. As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos;
9. Linguagem figurada;
10. Pontuação.
Ainda de acordo com o edital, serão 60 questões objetivas. Mas, ele não informou a quantidade referente a língua portuguesa.
Dicas da Professora Flávia Rita
Muitos candidatos temem esse tipo de prova e, às vezes, até desistem do concurso devido à redação. Porém, aprender a escrever um texto para uma prova discursiva ou uma dissertação de prova não é difícil. Você é plenamente capaz de fazê-lo, precisando apenas se dedicar, estudar e praticar.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar no processo:
- A redação dissertativa-argumentativa cobra uma estrutura base, domine-a que você chegará mais perto de fechar a redação;
- Como o edital não estipulou o número de linhas, é ideal treinar um texto entre 20 e 30 linhas pois essa a quantidade cobrada na maioria dos concursos;
- Se planeje, faça uma rotina de estudos e treine a redação pelo menos 2 vezes por semana. O ideal é treinar como se tivesse no dia da prova.
Cronograma CNU
- Publicação do Edital: 10/1/2024
- Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
- Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
- Aplicação das Provas: 05/05/2024
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
- Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
- Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
- EDITAL
BAIXE O MATERIAL GRATUITO E COMECE A ESTUDAR PARA O SEU CERTAME