/Redação FCC: o que todo concurseiro precisa saber!


Redação FCC: o que todo concurseiro precisa saber!

74

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai descobrir tudo o que você precisa para fazer uma redação FCC nota 100. Muitos candidatos têm dificuldade e a banca é considerada uma das organizadoras mais complexas. Não basta apenas ter conhecimento de mundo, a banca exige que o candidato saiba relacionar os fatos contemporâneos com o tema solicitado. Vamos lá?

Redação FCC: estilo da banca!

Para fazer uma redação FCC, você nunca deve se basear em um fato isolado. Como assim? A banca sempre cobra além: é necessário fazer uma reflexão sobre os fatos contemporâneos. Ou seja, uma análise.

Desta forma, o seu foco não deve ser os noticiários do dia a dia, mas leituras sobre a diversidade social, influência cultural e não se esqueça de incluir autores importantes como Adorno, Bauman, entre outros. Descubra, agora, como tirar nota 100 na redação FCC.

Principais pontos cobrados!

Geralmente, nas provas de redação organizada pela FCC, a banca fornece um texto de orientação e pede que o candidato faça uma reflexão aliando a acontecimentos contemporâneos.

A FCC avalia em dois aspectos: macroestruturais e microestruturas.  Antes de conversar um pouco sobre cada um, que tal pegar uma xícara de café?

Na macroestrutura, o examinador vai conferir se a sua redação foi escrita dentro do tema adequado, ou seja, se você fez o que foi solicitado. Também será avaliado o aspecto “visual” do seu texto, a estética e o capricho. Na microestrutura, será avaliado o seu domínio em relação à gramática, à ortografia e ao vocabulário.

Quer conferir como são cobradas as redações FCC? Confira 20 temas cobrados para o cargo de técnico!

Como tirar nota 100?

Vamos conversar sobre alguns pontos, para você gabaritar a redação FCC?

A sua letra precisa estar legível. Você pode fazê-la cursiva, em forma ou da maneira que desejar, desde que dê para o examinador entender. Então, capriche! Títulos, geralmente, não são necessários, mas se for, será pedido pela banca. Não se preocupe, ok?

Errou uma palavra? É simples: passe um traço por cima, e continue escrevendo. Apenas, tome muito cuidado para não errar várias palavras ao longo do seu texto, pois estética é valorizada pela banca.

A sua estrutura deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Os critérios de avaliação, normalmente, são divididos em:

  • Conteúdo: 40 pontos
  • Estrutura: 30 pontos
  • Expressão: 30 pontos

O seu desenvolvimento deve ter argumentos coerentes que podem ser feitos com dados, exemplos, comparações e devem ser focados no que a banca que quer saber. Lembre-se de que tudo precisar estar relacionado com a introdução e a conclusão.

A sua redação deve ser feita de forma objetiva e os parágrafos devem ter em média entre 3 a 7 linhas. Outra dica, é você procurar aproveitar o espaço da redação, logo tente escrever, pelo menos, 26 linhas, se o máximo for 30, por exemplo. Confira as melhores dicas para você aprender a fazer uma redação discursiva FCC

O que não pode faltar na sua redação FCC

Vamos sintetizar o que conversamos até, agora? Vou resumir, o que não pode faltar ( de jeito nenhum) na sua redação  FCC. Vamos, lá? Separe um papel para anotar e tenha estas dicas sempre perto de você:

  • A letra precisa ser legível. Você pode grafá-la da maneira que quiser!
  • Título não é necessário nas redações da FCC
  • O texto deve ultrapassar 26 linhas. Explore os assuntos!
  • Nas redações, a banca cobra uma reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.
  • A sua introdução deve ser focada no assunto cobrado pela banca.
Isso também pode lhe interessar:
  5 dicas para escrever dentro dos critérios exigidos pela banca!

Na exposição, nem pense em fugir do assunto e exponha as suas ideias de forma lógica. Para isso, você pode usar conectores, citar exemplos e lembre-se de que seus argumentos precisam estar bem fundamentados.

  • A sua redação deve ter: introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Na conclusão aponte para a solução do problema. Não invente ou acrescente nada novo.
  • Sugestões de leitura: Estadão, Carta Capital, Exame, entre outros.

Para intensificar os seus estudos, conheça o curso Oficina de Redação FCC com a professora Flávia Rita. Nas aulas ela explora os conteúdos cobrados pela organizadora, os aspectos estruturais do texto, os temas filosóficos, entre outros. Você também conta com uma correção detalhada para saber os seus pontos fortes e fracos, para melhorá-los. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Como você treina redação? Compartilhe a sua rotina com a gente nos comentários e compartilhe estas dicas nas sua redes socais e muito sucesso!

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários