fbpx

Repertório para a prova de redação!

Equipe Flávia Rita

Apenas um bom repertório argumentativo permitirá que o candidato contextualize, argumente e exemplifique suas ideias com propriedade. Deixo algumas formas para melhorar o repertório argumentativo.
Repertório para a prova de redação

Repertório para a prova de redação!

O que evitar em uma redação?

Acompanhar as notícias, ler livros, pesquisar citações?

Ter um repertório para a prova de redação sólido é fundamental para um bom desempenho em redação, especialmente para produzir textos que exigem uma abordagem argumentativa sobre temas atuais. Apenas um bom repertório argumentativo permitirá que o candidato contextualize, argumente e exemplifique suas ideias com propriedade. Deixo algumas formas para melhorar o repertório argumentativo:

1 – Acompanhar notícias:

Estar atualizado sobre eventos nacionais e internacionais é crucial. Isso fornece contextos recentes que podem ser utilizados em suas argumentações. Jornais, revistas e sites confiáveis são boas fontes de informação.  

2 — Ler bons livros:

A leitura de obras literárias, filosóficas, históricas e científicas amplia o conhecimento geral e ajuda a desenvolver o senso crítico e a habilidade de argumentação.  

3 — Pesquisar citações:

Citações de autores, filósofos, cientistas e outras personalidades renomadas podem enriquecer a redação e demonstrar que o candidato tem um repertório diversificado. No entanto, é crucial entender e usar a citação corretamente, evitando descontextualizações.  

4 — Assistir a documentários e palestras:

Plataformas como Youtube e TED oferecem uma vasta gama de documentários e palestras sobre temas variados. Eles podem introduzir novos pontos de vista e informações periodicamente pode ajudar a fixar o conteúdo.  

5 — Anotações e resumos:

Ao se deparar com informações, citações ou conceitos interessantes, faça anotações. Revisar essas anotações periodicamente pode ajudar a fixar o conteúdo.  

Vale a pena treinar com redações de provas antigas? Ver exemplos de textos bem avaliados? Pagar alguém para corrigir?

Preparar-se para fazer uma redação perfeita envolve um conjunto de estratégias. O domínio da escrita é uma habilidade que se desenvolve com a prática, análise e a correção. Deixo algumas dicas para quem quer se preparar para garantir uma boa nota:  

1 – Estudo e prática regular:

A regularidade na prática da escrita é fundamental. Quanto mais o candidato escreve, mais familiarizado fica com o processo e maiores são suas chances de desenvolver um bom texto sobre pressão, como em uma prova.  

2 — Análise de redações anteriores:

Treinar com temas ou espelhos de redações de provas antigas é uma estratégia muito valiosa. Isso ajuda o candidato a se familiarizar com o formato da prova, com os tipos de temas abordados e com as expectativas da banca organizadora do certame escolhido.  

3 — Exemplos de textos bem avaliados:

Estudar a partir de redações que receberam notas altas é uma maneira eficaz de compreender o que é esperado em termos de conteúdo, estrutura e linguagem. Analisar os pontos fortes desses textos pode servir de guia para as próprias redações a serem produzidas. Trata-se de uma das melhores estratégias na preparação de “concursandos”.  

4 — Correção profissional:

Pagar alguém (especialmente um profissional capacitado em letras e familiarizado com os critérios da banca examinadora) para corrigir as redações ao longo do processo de treino pode ser extremamente benéfico. O retorno detalhado quanto aos pontos a serem melhorados pode ajudar o candidato a identificar seus pontos fracos. Nesse processo, aluno e professor desenvolvem estratégias para a superação das dificuldades, respeitando os problemas de cada aluno. A correção é a única estratégia individualizada, ou seja, é a única forma de o candidato, antes da prova, mensurar, com razoabilidade, seu nível de conhecimento e traçar alternativas para alcançar a nota desejada para a sua nomeação.    

Em suma, neste artigo, exploramos a importância de construir um repertório sólido para se destacar na prova de redação. Agora que você está ciente do impacto positivo que um bom repertório pode ter em seus textos, é hora de dar o próximo passo em sua jornada de aprimoramento da escrita. Para começar a entender a estrutura da redação e garantir excelentes resultados na prova de redação, convidamos você a se inscrever no nosso canal do YouTube e conhecer a metodologia da nossa oficina de redação. A professora Flávia Rita está pronta para guiá-lo no desenvolvimento de suas habilidades de escrita e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Não perca a oportunidade de se destacar na sua próxima prova de redação!

Veja mais conteúdos do nosso blog!

TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »
TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »

CONTINUE LENDO