Conteúdo do Artigo
A reforma ortográfica é um dos itens que mais despencam nas provas de português para concurso. Assim, esse é um assunto que deve fazer parte da sua rotina de revisão. Entre as mudanças mais significativas estão a acentuação das palavras e também o uso do hífen. Animadíssimo para fazer uma revisão geral do conteúdo?
Revisão Português para concurso: acentuação
Você sabia que palavras como jiboia, colmeia ou ideia perderam o acento? Assim, isso ainda confunde muitos estudantes, principalmente ao resolver exercícios. Para você não errar mais, anote:
- Palavras que têm ditongo aberto na penúltima sílaba perderam o acento. Assim:
-Antes da reforma: jibóia, colméia e idéia
-Após a reforma: jiboia, colmeia e ideia.
IMPORTANTE: além disso, não são mais acentuados “i” e “u” tônico nas palavras paroxítonas. Dessa forma, baiuca e feiura não são mais acentuadas.
Acento circunflexo e diferencial
Outro erro muito comum, por isso, presta muita atenção. Combinado?
Palavras que contam com duas vogais juntas e estão em sílabas distintas não são mais acentuadas. Ou seja, não acentuam voo, creem, deem, entre outras. Entendeu?
Além disso, de acordo com a reforma ortográfica, palavras que têm a mesma grafia e pronúncia, mas significados diferentes, também não recebem mais acento. Anote:
-Antes da reforma: pára , pêlo ( recebiam acento).
-Após a reforma: para, pelo.
IMPORTANTE: mantiveram-se o acento circunflexo na palavra pôr (colocar) e também na forma pôde ( passado no verbo poder).
Muito cuidado para não errar isso na sua prova, viu?
Revisão Português para concurso: uso do hífen
Está cansado? Então, descanse um pouco. Aproveite para beber um café ou um pouco de água. Lembre-se de dar um intervalo durante os seus estudos, pois a sua mente precisa de um descanso para assimilar os conhecimentos. De acordo com a reforma, compostos que perderam a noção de composição não recebem hífen:
- Antes da reforma: manda-chuva, pára-quedas
- Após a reforma: paraquedas, mandachuva
Também quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e o outro elemento começa por “r” ou “s” as consoantes dobram e o hífen desaparece:
- Autorretrato, autossuficiente
ATENÇÃO: em prefixos “hiper”, “inter” e “super” o hífen é mantido:
- super-resistente, inter-racial
Além disso, quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e o seu segundo elemento se inicia com uma vogal diferente, o hífen não permanece. Observe:
Antes da reforma: auto- análise, auto-adesivo.
Após a reforma: autoanálise, autoadesivo.
Importante: quando o prefixo termina em vogal e a próxima palavra começa com a mesma vogal, usa-se o hífen. ( este assunto DESPENCA EM PROVA).
- Micro-ondas, anti-inflamatório.
Hífen: tópicos importantes
Nesse tópico, vamos explorar mais algumas regras importantes sobre o uso do Hífen. Vamos lá?
Assim, quando um prefixo termina com uma consoante igual a do próximo elemento, o hífen permanece. Como assim? Observe:
- Inter-racial, super-romântico
Além disso, o hífen também permanece quando o prefixo termina em “m” ou “n” e se une a vogais ou também as consoantes: “h”, “m” ou “n”. Veja:
- Pan-americano, circum-navegação
Um outro ponto importante da nossa revisão português para concurso, é que sinal do hífen permanece obrigatório em alguns prefixos como, por exemplo, ex, sota, soto, vice, além, recém e aquém. Observe:
- aquém-mar, vice-rei.
Também o hífen permanece nos prefixos “pré”, “pós” e “pró”. Confira:
- pré-nupcial, pré-escolar.
Revisão português para concurso: outras regras IMPORTANTES sobre o hífen
Assim, segundo as regras da reforma ortográfica o hífen permanece quando o prefixo termina em vogal, “r” ou “b” e o próximo elemento começa com “h”:
Veja:
- sub-humano, super-homem
Além disso, quando o sufixo é de origem tupi o hífen é usado. Exemplo:
- capim-açu
Como não erra mais?
Nesse post, abordamos alguns itens da reforma mais cobrados nas provas de concursos públicos. Assim, para você não errar mais e manter o conteúdo na sua memória:
- Estude a reforma ortográfica e analise as principais diferenças.
- Faça questões, principalmente, da banca organizadora do seu certame. Assim, saberá a forma de cobrança e os itens mais recorrentes.
- Revise as questões que errar e tente entender o porquê você errou.
- Tenha determinação e confie no seu potencial
Por isso, que tal otimizar a sua preparação e aprender português para concursos de uma vez?
Português para concurso: invista em um curso específico
Já pensou em resolver uma prova de português com segurança? Assim, a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em português e redação, criou o curso Português Total. Completo, oferece tudo que você precisa para aprender a disciplina de uma vez. Assim, é ideal para:
- Quem está começando a estudar e precisa aprender desde o início
- Já tem base, mas precisa revisar os principais detalhes
- Quer gabaritar a prova de português
- Precisa aumentar a nota no simulado
Além disso, o curso é estratégico, ou seja, foi elaborado de acordo com as cobranças das bancas organizadoras e as aulas são em linguagens didáticas e de fácil acesso. Assim, você conta também com materiais em PDF para dar suporte e otimizar ainda mais os seus estudos. Que tal assistir a aula GRATUITA do curso e aproveitar para fazer uma revisão? Então, clique aqui!
O conteúdo te ajudou? Então, aproveita para compartilhar nas suas mídias sociais. Bons estudos e muito sucesso!