/Ansiedade em Concurso Público: a importância do planejamento!


Ansiedade em Concurso Público: a importância do planejamento!

182

por: Equipe Flávia Rita

Aonde quer chegar? Ter clareza, foco e determinação são essenciais para quem almeja uma vaga no serviço público, por isso, é tão importante ter e executar um planejamento que seja de acordo com a sua rotina. Mas,você  sofre com ansiedade em concurso ou durante os seus estudos? Sente medo, insegurança e angústia e acha que vai estudar para sempre? Neste post, você vai aprender a controlar a sua ansiedade e otimizar os seus estudos para concurso público. Bora?

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. ( Lewis Carroll). 

Ansiedade em concurso: como ela age? 

Todos nós temos algum nível de ansiedade: alguns mais, outros menos. Quando encaramos um desafio como, por exemplo, uma prova de concurso público, muitas vezes, este sentimento pode tomar conta e vários hormônios podem agir provocando batimento cardíaco acelerado, suor e até dor de barriga. Já aconteceu com você? 

Dessa forma, ansiedade é uma emoção que pode desencadear uma agitação interior e como consequência provocar insegurança, medo, angústia, entre outros tipos de sentimentos. Esta emoção pode afetar a sua concentração nos estudos e fazer o seu rendimento diminuir. Por isso, é tão importante manter uma rotina saudável e equilibrada. 

Foque no seu planejamento!

Não adianta NADA ter uma jornada de longas horas de estudo e pouco aproveitamento. A ansiedade, por exemplo, pode desencadear vários tipos de transtornos, por isso, é fundamental que o seu cotidiano seja focado no equilíbrio e no seu bem-estar. 

Nesse contexto, se você ficar passando horas e horas estudando, sem dar uma pausa, poderá ficar extremamente cansado e estressado. Por isso, é tão importante ter pausas durante o seu planejamento de estudo, pois o cérebro precisa de um tempo para assimilar as informações que foram geradas. 

Portanto, avalie: 

  • Como está o seu planejamento? 
  • Seu cronograma está de acordo com a sua rotina? 
  • As suas metas são compatíveis?
  • Você estabelece pausas com constância? Por exemplo, 10 minutos de intervalo a cada 50 de estudo. Encontre o SEU tempo de rendimento. 
  • Desorganização e planejamento muito bagunçado podem gerar ansiedade e tirar o foco da preparação. 

 

Ansiedade em concurso: seja organizado!

O seu planejamento deve ser organizado e ter metas que sejam claras e compatíveis com o seu dia a dia. Você sabe aonde quer chegar? Com um planejamento organizado, você consegue ter o acompanhamento das disciplinas, conhecer os seus pontos fortes e fracos, saber o seu rendimento, entre outros. 

Por isso, estabeleça horário de estudo, aprenda a dizer “não” para as coisas que possam atrapalhar o seu foco e canalize a sua energia para os seus estudos. Metas organizadas e claras vão ajudar você a desenvolver autoconfiança e autorresponsabilidade. 

Como montar o meu planejamento? 

Um bom planejamento vai ajudar você a controlar a sua ansiedade durante a preparação para o seu concurso público. A professora Flávia Rita preparou um curso exclusivo  sobre planejamento, em que você vai aprender as melhores dicas para organizar e estruturar o seu dia a dia de estudo. 

 

Que tal aprender as melhores dicas para fazer um cronograma, que fará a diferença para o seu rendimento? Clique aqui e confira. É GRATUITO!


 

Você é muito ansioso? Deixe o seu comentário e compartilhe as dicas nas suas mídias sociais. Muito sucesso!

Deixe seu Comentário

Comentários