fbpx

Ansiedade em Concurso Público: a importância do planejamento!

Equipe Flávia Rita

Aonde quer chegar? Ter clareza, foco e determinação são essenciais para quem almeja uma vaga no serviço público, por isso, é tão importante ter e executar um planejamento que seja de acordo com a sua rotina. Mas,você  sofre com ansiedade em concurso ou durante os seus estudos? Sente medo, insegurança e angústia e acha que vai estudar para sempre? Neste post, você vai aprender a controlar a sua ansiedade e otimizar os seus estudos para concurso público. Bora?

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. ( Lewis Carroll). 

Ansiedade em concurso: como ela age? 

Todos nós temos algum nível de ansiedade: alguns mais, outros menos. Quando encaramos um desafio como, por exemplo, uma prova de concurso público, muitas vezes, este sentimento pode tomar conta e vários hormônios podem agir provocando batimento cardíaco acelerado, suor e até dor de barriga. Já aconteceu com você? 

Dessa forma, ansiedade é uma emoção que pode desencadear uma agitação interior e como consequência provocar insegurança, medo, angústia, entre outros tipos de sentimentos. Esta emoção pode afetar a sua concentração nos estudos e fazer o seu rendimento diminuir. Por isso, é tão importante manter uma rotina saudável e equilibrada. 

Foque no seu planejamento!

Não adianta NADA ter uma jornada de longas horas de estudo e pouco aproveitamento. A ansiedade, por exemplo, pode desencadear vários tipos de transtornos, por isso, é fundamental que o seu cotidiano seja focado no equilíbrio e no seu bem-estar. 

Nesse contexto, se você ficar passando horas e horas estudando, sem dar uma pausa, poderá ficar extremamente cansado e estressado. Por isso, é tão importante ter pausas durante o seu planejamento de estudo, pois o cérebro precisa de um tempo para assimilar as informações que foram geradas. 

Portanto, avalie: 

  • Como está o seu planejamento? 
  • Seu cronograma está de acordo com a sua rotina? 
  • As suas metas são compatíveis?
  • Você estabelece pausas com constância? Por exemplo, 10 minutos de intervalo a cada 50 de estudo. Encontre o SEU tempo de rendimento. 
  • Desorganização e planejamento muito bagunçado podem gerar ansiedade e tirar o foco da preparação. 

 

Ansiedade em concurso: seja organizado!

O seu planejamento deve ser organizado e ter metas que sejam claras e compatíveis com o seu dia a dia. Você sabe aonde quer chegar? Com um planejamento organizado, você consegue ter o acompanhamento das disciplinas, conhecer os seus pontos fortes e fracos, saber o seu rendimento, entre outros. 

Por isso, estabeleça horário de estudo, aprenda a dizer “não” para as coisas que possam atrapalhar o seu foco e canalize a sua energia para os seus estudos. Metas organizadas e claras vão ajudar você a desenvolver autoconfiança

Como montar o meu planejamento? 

Um bom planejamento vai ajudar você a controlar a sua ansiedade durante a preparação para o seu concurso público. A professora Flávia Rita preparou um curso exclusivo  sobre planejamento, em que você vai aprender as melhores dicas para organizar e estruturar o seu dia a dia de estudo. 

 

Que tal aprender as melhores dicas para fazer um cronograma, que fará a diferença para o seu rendimento? Clique aqui e confira. É GRATUITO!


 

Você é muito ansioso? Deixe o seu comentário e compartilhe as dicas nas suas mídias sociais. Muito sucesso!

COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO