fbpx

Tema da redação ENEM 2018!

Equipe Flávia Rita

Tema da redação ENEM 2018!

Neste post, você vai conferir o tema que foi cobrado na redação ENEM 2018 e também o rascunho do modelo de redação da professora Flávia Rita Coutinho Sarmento.

 

 

 

Rascunho da redação – Flávia Rita Coutinho Sarmento

Na contemporaneidade, a revolução tecnológica modificou as formas de comunicação, as relações de consumo e as interações sociais de modo profundo. Por meio da inteligência artificial, os indivíduos que acessam a internet são mapeados em suas preferências e expostos a conteúdos específicos.

Diante desse novo cenário global, há que se questionar a liberdade dos usuários da rede mundial de computadores frente aos algoritmos que determinam as informações a que eles, de fato, terão acesso. O “Big Data”, ciência recente que atua na estruturação de dados digitais não sistematizados, é capaz de traçar o perfil de usuários do ambiente virtual. Valendo-se desse recurso, empresas e até governos conseguem mapear e manipular o comportamento dos internautas.

Redes sociais como o Facebook e o Instagram recorrem a elaborados algoritmos para selecionar o conteúdo a ser exibido e, assim, influencia veladamente seus adeptos. A eleição norte-americana é exemplo, na seara política, do potencial latente das novas tecnologias. Vários estudos apontam que Donald Trump só conseguiu se eleger em função do uso de estratégias de marketing digital político. No Brasil, a recente eleição de Jair Bolsonaro sugere também a exploração desse mesmo tipo de recurso.

O Google, sítio de busca mais acessado na atualidade, exibe aos usuários apenas um recorte das informações disponíveis sobre um dado tema. Nesse sentido, as pesquisas, quando feitas sem criticidade, tendem a espelhar interesses próprios dos veículos que divulgam a informação, o que limita a liberdade dos usuários.

Desse modo, para reduzir o potencial dos algoritmos  e suas consequente manipulação, torna-se imprescindível por meio da criação de lei específica, obrigar o veículo digital a divulgar a forma como o conteúdo foi selecionado para os usuários. Em complemento, deveria haver ferramenta que possibilitasse a seleção de conteúdo, permitindo ao usuário selecionar de forma autônoma o que fosse da sua conveniência.

A prova do ENEM foi aplicada no dia 4 de novembro e os candidatos fizeram 45 questões de linguagem, código e suas tecnologias, 45 sobre ciências humanas, além de redação. No próximo domingo, 11 de novembro, serão cobrados 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Confira: 5 dicas para manter o foco e controlar a ansiedade no ENEM!

Você fez o ENEM 2018? O que achou? Compartilhe as dicas nas suas redes sociais e muito suceso!

 

 

TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?