/ENEM: 5 dicas para manter o foco e controlar a ansiedade


ENEM

ENEM: 5 dicas para manter o foco e controlar a ansiedade

62

por: Equipe Flávia Rita

Reta final, cansaço, ansiedade e nervosismo..faltam poucos meses para o ENEM, e manter o foco é fundamental para o seu sucesso. Mas, como aguentar tanta pressão? Como superar o cansaço e manter a motivação? É isso que você vai descobrir neste post. Vamos lá?

Cuide de você!

Não dá para estudar com fome, certo? Então antes de começar a estudar faça um lanche, vá ao banheiro e preste atenção em suas necessidades fisiológicas. Invista em comidas leves e saudáveis, pois isso vai ajudar você a manter as energias.

Deixe uma garrafa d’água sempre perto de você, viu? Confira alguns alimentos que ajudam na sua aprendizagem:

  • Ovos: rico em colina, ajuda na produção de acetilcolina, que é o neurotransmissor responsável pela memória.
  • Peixe: melhora a memória, concentração e ainda possuem ação anti-inflamatória.
  • Maça: rica em fisetina, ajuda no amadurecimento das células nervosas e ajuda no desenvolvimento dos mecanismos cerebrais.

Cuidado com o ambiente

O seu ambiente de estudo precisa estar limpo e organizado. Lembre-se de que você passará boa parte do seu tempo lá. Deixe-o bem arrumado e quanto mais aconchegante, melhor.

Por isso, antes separe um tempo para limpar, tirar a poeira e quanto mais organizado melhor, pois isso ajudará você a manter o foco no que realmente importa.

Foque nas suas metas

Não perca tempo com coisas que você não pode controlar, e mantenha a concentração nas suas metas. Ao estabelecer uma meta, o seu cérebro vai direcionar e canalizar energia para ela, e isso vai ajudar a manter o foco no seu objetivo.

Definiu que vai estudar geografia ou história, por exemplo? Então, dê o seu melhor e aproveite o tempo para aprender o conteúdo. Antes de começar reflita:

  • O que eu devo aprender com essa matéria?
  • Quais os pontos mais importantes do conteúdo?
  • Por que vale a pena eu estudar essa disciplina?

Seja um estudante ativo

Não tenha uma postura de vítima, e nem fique se lamentando ou reclamando. Tenha uma postura ativa e assuma a sua responsabilidade para fazer uma boa prova no ENEM. Lembre-se de que é você que precisa estudar, revisar, fazer exercício ou simulado.

Cuide da sua preparação e mantenha uma postura positiva. Lembre-se de que para conquistar o que você quer, precisa ter resultado.Vai estudar uma matéria que não gosta? Torne-a um desafio. Coloque na sua mente, que você vai aprender e que tem capacidade.

Crie estratégias para tornar o seu momento de estudo divertido e efetivo. Não permita que nada atrapalhe você a conquistar o seu sonho.

Cuidado com distrações

Não adianta estudar e perder tempo com redes sociais, celulares ou aplicativos. Deixe as distrações fora do seu alcance. Priorize os seus estudos, para conseguir alcançar o seu sucesso no ENEM.

Deixe o celular no silencioso ou desligado, não abra rede social, e não perca tempo em mídias sociais. Saiba usar o tempo a seu favor e aproveite cada  minuto para manter o foco no que é importante.

Olhe o celular ou as redes sociais nos intervalos do seu estudo ou quando terminar. No início, pode ser difícil, mas com o tempo, você vai ver que valerá a pena.

Seguindo as nossas dicas você vai conseguir manter o foco nos estudos para o ENEM. Confira como fazer uma redação nota 1.000 para o ENEM.

Qual a sua maior dificuldade nos estudos? Envie o seu comentário para a gente e compartilhe o post nas suas redes sociais.

TAGS:

Deixe seu Comentário

Comentários