Conteúdo do Artigo
DPE-SP: Edital Publicado! Conforme o documento, são ofertadas vagas para cadastro de reserva. Os cargos são: AGENTE DE DEFENSORIA PÚBLICA (Especialidades: Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Biblioteconomista, Cientista Social, Comunicação Social, Desenhista Industrial, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro Mecânico, Estatístico, Pedagogo, Psicólogo, Relações Públicas, Secretário Executivo) / AGENTE DE DEFENSORIA PÚBLICA (Outras especialidades: Analista de Suporte, Engenheiro de Redes, Programador).
Entre as principais exigências estão formação de nível superior e idade mínima de 18 anos. O salário inicial da carreira é de R$ 7.532,39.
Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período das 10 horas de 13 de abril de 2023 até às 23h59 de 24 de maio de 2023, no site da banca organizadora, VUNESP, ao custo de R$ 117,00.
O que você precisa saber do concurso DPE-SP:
Situação Atual: Edital publicado em 06 de Abril de 2023
Período de Inscrição no período de 13 de abril de 2023 até às 23h59 de 24 de maio de 2023, pelo site da banca organizadora, VUNESP.
Principais requisitos
- Nível Superior completo;
- Idade mínima de 18 anos.
Etapas da prova
Os candidatos do concurso DPE-SP serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas:
Objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
Discursiva: caráter eliminatório e classificatório;
Títulos:classificatório.
DPE-SP: Edital Publicado!
Prova Objetiva
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 70 questões de múltipla escolha (quatro alternativas).
Com duração de 4h30, a avaliação será realizada no turno da tarde, na cidade de São Paulo.
PROVA CARGOS ESPECIALIDADE 01
PROVA CARGOS ESPECIALIDADE 02
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, será avaliada na escala de 0 a 100 pontos.
- A nota da prova objetiva será obtida pela fórmula:
NP = Spx100/Pm
Onde:
NP = Nota da prova
Sp = Somatória dos pontos do candidato na prova
Pm = Pontuação máxima da prova - Será considerado habilitado, na prova objetiva, o candidato que tiver obtido nota igual ou superior a 50 (cinquenta)
e não zerar em nenhum dos componentes dessa prova. - Os candidatos não habilitados serão excluídos do Concurso Público.
DPE-SP: Edital Publicado!
CONHEÇA O PERFIL DA BANCA POR MEIO DO NOSSO SIMULADO.
Prova Discursiva
A prova de redação – de caráter eliminatório e classificatório – visa avaliar a capacidade do candidato para escrever um texto coeso e coerente sobre um determinado tema, conforme a norma padrão da língua portuguesa.
- A prova de redação será a aplicada simultaneamente à prova objetiva, as quais terão, no total, duração de 04h30 (quatro horas e trinta minutos).
- A Prova de redação avaliará na escala de 0(zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos. O candidato não habilitado e/ou que não atingiu a nota de corte para correção será excluído do Concurso.
- Na prova de redação, espera-se que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), coerente, coeso (bem articulado) e conforme a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato.
- Redações com 20 (vinte) linhas ou menos não poderão alcançar a nota máxima no critério C, que avalia a expressão. Além disso, textos muito curtos, com 15 (quinze) linhas ou menos, perderão um ponto no critério C.
DPE-SP: Edital Publicado!
Português: critérios de cobrança.
- Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
- Sinônimos e antônimos.
- Sentido próprio e figurado das palavras.
- Pontuação.
- Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal.
- Colocação pronominal.
- Crase
Recursos
O prazo para interposição de recurso será de 03 (três) dias úteis, contados da data da publicação oficial ou do fato que lhe deu origem.