Conteúdo do Artigo
É muito comum ver a expressão “de encontro a” ser empregada de maneira incorreta. Sem saber, várias pessoas a empregam com a intenção de expor certa conformidade entre duas situações, entretanto, ao fazer isso, incorrem em um grave erro de sentido. Vamos entender aqui qual o correto significado dessas expressões, de maneira que você não tenha mais dúvidas em seu uso.
“De encontro a” ou “ao encontro de”
As expressões “de encontro a” e “ao encontro de” são regularmente utilizadas nos mais variados veículos de comunicação e nas mais diversas situações de fala. Entretando, seu uso muitas vezes ocorre de forma incorreta, contrariando as prescrições da gramática normativa.
Para evitar esse emprego impreciso das expressões, faz-se necessário, antes de mais nada, entender o significado de cada uma delas.
A expressão “de encontro a” tem o sentido específico de ir contra algo. Quando se diz, por exemplo, que “o governo foi de encontro às expectativas da população”, quer-se dizer, diferentemente do que muitos pensam, que as expectativas não foram atendidas. Elas foram, na verdade, contrariadas pelo governo.
Caso diametralmente oposto seria dizer “o governo decidiu ir ao encontro das expectativas”. Aqui, dir-se-ia que as expectativas foram de fato atendidas. Veja esses outros exemplos:
O argumento do advogado foi de encontro aos interesses do cliente. (= foram contra) |
O argumento do advogado foi ao encontro dos interesses do cliente. (= foram favoráveis) |
A viagem foi ao encontro dos sonhos dela. (= a viagem está de acordo com o sonho) |
A viagem foi de encontro aos sonhos dela. (= a viagem contrariou o sonho) |
A lei veio ao encontro dos interesses da categoria profissional. (= a viagem contrariou o sonho) |
A lei veio de encontro aos interesses da categoria profissional. (= a viagem contrariou o sonho) |