fbpx

PUBLICADO! Edital da Aeronáutica/2020

Equipe Flávia Rita

Confira agora a versão resumida do edital da Aeronáutica/2020 para o Curso de Formação de Sargentos

Foi publicado hoje o Edital da Aeronáutica para a realização do concurso para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS). O concurso será organizado pela própria Aeronáutica, com previsão de mais de 250 vagas, para diversas áreas. O Curso de Formação de Sargentos da Aeronâutica é destinado a alunos com ensino médio completo que desejam adentrar nas forças armadas nacionais. Se esse é o seu sonho, a partir de agora, você deverá apertar os ritmos de estudos, organizando as matérias de forma mais estartégica de maneira a garantir a sua aprovação. Para isso, um domínio da disciplina de Língua Portuguesa com ênfase na banca responsável pelo certame será essencial.

Visão geral do Edital da Aeronâutica/2020

INSCRIÇÃO: 03/08/2020 a 26/08/2020

DATA DAS PROVAS: 21/nov./2020

ESCOLARIDADE: Ensino Médio

Taxa de Inscrição: R$ 60,00

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS)

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP. O curso de formação terá duração de, aproximadamente, 2 (dois) anos e abrangerá instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, com o objetivo de nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações. A instrução tem também como foco o aumento de suas capacidades de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.

Condições para a inscrição

São condições para a inscrição e para a realização do processo seletivo:

  1. ser voluntário(a);
  2. estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CFS 2/2021;
  3. ser brasileiro(a);
  4. se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado1 por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (INSPSAU, EAP, TACF e matrícula no curso); A autorização para realizar as Provas Escritas será consolidada eletronicamente no momento da solicitação da inscrição, com a inserção dos dados pessoais do responsável legal.
  5. inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
  6. pagar a taxa de inscrição.

O candidato militar da ativa deverá informar por escrito, via Ofício ao seu Comandante, Diretor ou Chefe que participará do processo seletivo.

O candidato será responsável por se apresentar nos dias, horários e locais determinados para a realização dos eventos e etapas do Exame.

Quadro de vagas e especialidades previstas para o Curso de Formação de Sargentos – CFS 2/2021

OPÇÃO 01 AMBOS OS SEXOS AERONAVEGANTES VAGAS POR ESPECIALIDADES
VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA *VAGAS RESERVADAS
BCO – Comunicações 13 3
BFT – Foto Inteligência 6 2
OPÇÃO 02 SOMENTE SEXO MASCULINO NÃO-AERONAVEGANTES VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA *VAGAS RESERVADAS
SGS – Guarda e Segurança 27 7
OPÇÃO 03 AMBOS OS SEXOS NÃO-AERONAVEGANTES VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA *VAGAS RESERVADAS
BEI – Eletricidade e Instrumentos 16 4
BEP – Estrutura e Pintura 8 2
BMT – Meteorologia 10 2
BSP – Suprimento 14 4
SAI – Informações Aeronáuticas 10 2
SBO – Bombeiro 8 2
SCF – Cartografia 3 1
SDE – Desenho 2 1
SEM – Eletromecânica 8 2
SML – Metalurgia 3 1
OPÇÃO 04 AMBOS OS SEXOS CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA *VAGAS RESERVADAS
BCT – Controle de Tráfego Aéreo 102 26
TOTAL 230 59

Etapas do concurso segundo o Edital da Aeronáutica/2020

O concurso para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica será constituído, segundo as previsões do edital, das seguintes etapas:

  1. Provas Escritas;
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  5. Procedimento de Heteroidentificação Complementar; e
  6. Validação Documental.

O processo seletivo é de âmbito nacional.

Quadro de localidades para a realização dos exames conforme o Edital da Aeronáutica 2020

Quadro de Localidades para a realização dos exames segundo o edital da aeronâutica

Conteúdo Programático de Língua Portuguesa segundo o edital da Aeronáutica/2020

O conteúdo de Língua Portuguesa avaliará os conhecimentos linguísticos dos candidatas nos campos textuais e da gramática normativa. Conforme disposição do edital da Aeronáutica, serão cobrados os seguintes conteúdos:

CONHECIMENTOS TEXTUAIS: Interpretação de textos literários ou não-literários.

GRAMÁTICA:

  • Fonética: Sílaba: separação silábica e acentuação gráfica.
  • Ortografia.
  • Morfologia: Processos de formação de palavras; Classes de palavras: substantivo (classificação e flexão); adjetivo (classificação, flexão e locução adjetiva); advérbio (classificação e locução adverbial); conjunções (coordenativas e subordinativas); verbo: flexão verbal (número, pessoa, modo, tempo, voz), classificação (regulares, irregulares, defectivos, abundantes, auxiliares e principais) e conjugação dos tempos simples; pronome (classificação e emprego).
  • Pontuação. Sintaxe: Períodos Simples (termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e Períodos Compostos (coordenação e subordinação); Concordâncias verbal e nominal; Regências verbal e nominal; Crase e Colocação Pronominal. Tipos de discurso. Estilística: Figuras de linguagem (metáfora, metonímia, hipérbole, prosopopeia, eufemismo e antítese).

Caso você queira um curso direcionado para a Aeronáutica, com aulas ministradas a partir do perfil de cobrança da banca organizadora, confira nosso Curso On-line de Revisão Teórica para os Concursos da Aeronáutica! Se você que ainda não nos conhece, não se preocupe! Separamos uma aula para deixá-lo mais familiarizado com nossa metodologia. Você poderá acompanhar também diretamente do nosso canal no YouTube clicando AQUI.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre quais os cursos deve adquirir ou sobre qual deve ser o mais recomendado para você nessa fase final da sua preparação, não deixe de entrar em contato com nossos consultores pelo telefone

Estamos sempre prontos para poder ajudar você a fazer a escolha que mudará a sua vida!

Caso tenha algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários.

tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?