fbpx

Todo ou todo o? Entenda a diferença

Equipe Flávia Rita

Usar todo ou todo o pode causar uma profunda diferença de sentido no seu texto. Veja como essas expressões devem ser empregadas e nao cometa mais nenhum erro.
Todo ou todo o? Entenda a diferença

A palavra todo pode ser empregada com diversas funções sintáticas ou em diferentes classes gramaticais. Uma dúvida corrente a respeito de seu uso diz respeito à necessidade de vir ou não acompanhado de artigo. Vamos ver aqui quais são as diferenças existentes nas formas todo ou todo o.

Todo ou todo o?

Primeiramente, tenha em mente que as formas “todo” e “todo o” são semanticamente distintas. A palavra “todo” , quando for empregada sem artigo, exprimirá uma ideia equivalente ao pronome “qualquer”. Veja os exemplos:

  • Todo político é ladrão. (= qualquer político)
  • Toda mulher busca o amor. (= qualquer mulher)
  • Todo adolescente tem segredos. (=qualquer adolescente)

Todavia, o emprego do artigo definido, formando a locução “todo o”, implicará alteração do sentido, uma vez que se passará a exprimir uma ideia de totalidade. Por isso, a expressão se torna equivalente ao termo “inteiro”. Observe:

  • Maria já visitou todo o país. (= o país inteiro)
  • João comeu todo o bolo. (=o bolo inteiro)
  • Alice será recebida por toda a turma. (= a turma inteira)

Observação: Quando a expressão “todo mundo” significar “todas as pessoas”, ambas as formas – “todas pessoas” e “todas as pessoas” – estarão certas. Alguns gramáticos, contudo, entendem que o mais correto é a forma sucedida de artigo, mas, devido ao uso na língua falada, admite-se a forma isolada. Por outro lado, se a expressão significar “todo o mundo”, será obrigatório o uso de artigo definido.

Por fim, fique atento quando a palavra todos for empregada no plural, antecedendo um termo numeral seguido de um substantivo. Dessa maneira, não será empregado artigo definido. Observe os seguintes exemplos:

Termo seguido de numeral (não há substantivo subsequente)

  • Todos três foram às aulas. 
  • Todas cinco receberam elogios pelo trabalho. 

Termo seguido de numeral com substantivo subsequente

  • Todos os quatro irmãos foram à luta. 
  • Todas as cinco atrizes participaram do filme. 

Ficou com alguma dúvida?

Se depois dessa explicação você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!

Para ter informações sobre nossos cursos, entre em contato conosco pelos telefones

Caso tenha algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários. 🙂

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO