Conteúdo do Artigo
Quem nunca, em um jantar de família ou em qualquer outro evento, não escutou algo como “venha sentar na mesa”? Você pode não saber, mas essa expressão está errada do ponto de vista da norma culta.
Sentar como verbo pronominal
O primeiro problema com a expressão “sentar na mesa” é que ela ignora um aspecto essencial do verbo. No caso, a ação de “sentar”, equivalente a apoiar as nádegas em um assento, é acompanhada de um pronome.
Isso mesmo, nessas situações, o verbo é pronominal e deve ser acompanhado das formas oblíquas: me, te, se, nos ou vos. Essas, obviamente, variarão conforme a pessoa a que se referem.
Assim, não é correto dizer nem “eu sentei na mesa” nem “eu sentei à mesa”. Independentemente do caso, o pronome deverá estar presente:
Eu me sentei à mesa.
Tu te sentaste à mesa.
Ela se sentou à mesa.
Nós nos sentamos à mesa
Vós vos sentastes à mesa.
Eles se sentaram à mesa.
Sentar na mesa ou sentar à mesa?
Vamos agora ao motivo desse texto…
Afinal, qual é a forma correta? Sentar-se à mesa” ou “sentar-se na mesa”?
O correto, de acordo com a norma culta, é a locução regida da preposição “a”, sempre que se quiser expressar a ideia de “junto a”. Assim, não se diz “sentar na mesa”, pois, nesse caso, estar-se-ia dizendo que você irá sentar sobre a mesa. Veja os exemplos:
Ele passava horas sentado à mesa.
Maria, sentada à mesa, observava o movimento através da janela.
Passe em frente a sua casa e o vi sentado à mesa.
Me chamaram para almoçar e, logo, sentei-me à mesa.
Treinando…
Para reforçar o uso da expressão, separamos uma questão para que você possa treinar e não errar mais! Vamos lá?
(Cespe. TJ-DF. 2014 – ADAPTADA) Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos e textuais do texto acima, julgue os próximos itens.
Mantêm-se o sentido e a correção gramatical do texto caso se suprima o acento grave no trecho “são pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa”.
Gabarito: Errado. A supressão do acento grave iria alterar o sentido oracional, uma vez que se mudaria a função sintática da locução verbal. Assim, o item deve ser considerado incorreto.
Alguma dúvida?
O qua achou? Simples, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida depois dessa explicação, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, dicas de redação (introdução e desenvolvimento), pontuação ou de escrita jurídica, confira nossos outros textos!
Caso ainda tenha interesse em outros cursos de Língua Portuguesa, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones
Se você ainda tem algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários.