Conteúdo do Artigo
Conquanto e porquanto, qual a diferença?
Conquanto e porquanto, embora sejam ambas classificadas como conjunções e possuam sonoridade semelhante, são bastantes distintas no emprego e na construção de sentido.
Classifica-se a palavra conquanto como uma conjunção subordinativa concessiva e, por isso, liga um a oração principal à subordinada. Já porquanto é uma conjunção coordenativa explicativa que articula orações coordenadas entre si.
Assim, há uma grande diferença tanto no sentido frasal produzido quanto nos efeitos sintáticos. Vejamos as particularidades de cada um desses conectores.
Quando usar conquanto
Como dito, conquanto é uma conjunção subordinativa, logo, deverá ser empregada sempre que houver uma relação de subordinação entre a oração principal e a acessória.
Quando isso ocorrer, será atribuído um sentido concessivo ao período, ou seja, contraditório à ação principal, porém incapaz de impedir sua ocorrência. Assim, pode-se concluir que o conector “conquanto” equivale às demais conjunções concessivas, como “embora”, “apesar de”, “sem embargo a” etc.
Além disso, seu emprego exige alguns ajustes sintáticos na frase. Por exemplo, o verbo que a seguir deverá ser flexionado para o modo subjuntivo. Como estamos, aqui, construindo uma hipótese não realizável – ideia contrária à principal, mas incapaz de ocorrer -, esse será o modo verbal adequado. Confira os seguintes dexemplos de uso dessa conjunção:
Conquanto ela tenha argumentado bem, não foi suficiente para convencer o juiz.
Ele lutou até o fim, conquanto já estivisse cansado desde o início.
Marcos não logrou sucesso na prova, conquanto seja um aluno exemplar.
Nájila, conquanto muito bonita, não chamava atenção nas festas.
Maria sempre se dedicou às provas, conquanto não tenha sido aprovada no concurso que sonhava.
Quando usar porquanto
A conjunção “porquanto”, diferentemente da forma conquanto, é classificada como um conector coordenativo explicativo. Isso quer dizer que ela articulará orações com sentido completo, apresentando uma explicação em relação a elas. Por isso, considera-se “porquanto” equivalente a “pois”, “porque”, “por isso” etc.
Ao ser empregada, não é necessário qualquer ajuste sintático, de maneira que as orações coordenadas preservarão seus elementos na forma original. Veja os exemplos abaixo:
Marcio comeu o bolo de Laura porquanto era um grande fã de seu trabalho na cozinha.
A promotora decidiu oferecer ação penal contra o acusado, porquanto entendeu suficiente as provas de autoria e materialidade.
Você tem que ler os livros de Haruki Murakami, porquanto ele escreve de uma maneira muito instigante.
Treinando o uso das conjunções conquanto e porquanto…
A troca de uma conjunção por outra é uma das principais causas de erros em questões de concursos públicos sobre uso de conectores. Por isso, separamos algumas questões para você treinar. Esperamos que, assim, você fixe a matéria e entenda, definitivamente, as diferenças, não caindo mais nas pegadinhas das bancas.
Questão 01 (UFES. 2016)
Preencha os espaços em branco do texto abaixo
Ana andava muito preocupada ultimamente. Suas duas maiores preocupações eram a vida pessoal e a vida profissional. _____ (Essa/Esta) última, _____ (portanto / conquanto / porquanto) estivesse ganhando um bom salário, ainda lhe causava certo incômodo, por não ter o título de curso superior; _____ (aquela / àquela) a consumia ainda mais, ______ (contanto / porquanto / portanto / conquanto) havia descoberto uma gravidez inesperada, _____ (se não / senão) indesejada.
A alternativa que responde CORRETAMENTE à questão é:
Questão 02 (COMVEST UFAM. 2016)
Questão 03 (Cespe. 2015 – ADAPTADA)
A ideia introduzida pela conjunção “porquanto” poderia ser expressa também por conquanto.
- Certo
- Errado
Questão 04 (Cespe. 2013 – ADAPTADA)
- Certo
- Errado
Questão 05 (Cespe. 2011 – ADAPTADA)
- Certo
- Errado
Gabarito:
1-E, 2-A, 3-Errado, 4-Errado, 5-Errado.
Alguma dúvida?
O que achou? Simples, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida depois dessa explicação, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução e desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!