fbpx
Acentuação de verbos com pronomes em ênclise

Acentuação de verbos com pronomes em ênclise

Equipe Flávia Rita

A acentuação de verbos com pronomes em ênclise talvez seja uma das matérias que mais cause dúvidas aos usuários da língua. Por relacionar dois assuntos, normalmente, pouco dominados – acentuação e colocação pronominal -, várias pessoas acabam incorrendo em erros na hora de escrever. Vamos entender as regras que envolvem essa forma de maneira a não mais

Quais os casos de colocação pronominal?

Primeiramente, vamos esclarecer a matéria essencial a esse assunto. Estamos falando da colocação pronominal, ou seja, da posição que o pronome oblíquo átono ocupa em relação ao verbo.

Observe que o pronome deverá orbitar no verbo, podendo aparecer antes, em próclise, ou depois, em ênclise. Em algumas situações, é possível que ocorra dentro da forma verbal, casos esses chamados de mesóclise.

Na colocação do pronome em ênclise, ou seja, quando o pronome aparece após o verbo, poderão ocorrer alterações na forma verbal. É muito comum que a terminação seja alterada a fim de se establizar a pronúncia da expressão. Por exemplo:

Fui ao médico ontem. Após consultá-lo sobre os efeitos do álcool na medicação, decidi parar de beber. 

Seu irmão chegou de viagem ontem. Antes de recebê-lo, achei melhor arrumar a casa. 

O paciente estava em um quadro muito complicado, mas o médico conseguiu tratá-lo

Mas, afinal, quando devemos acentuar os verbos com pronome em ênclise? Vamos ver as regras!

Acentuação de verbos com pronomes enclíticos

A acentuação de verbos com pronomes em ênclise ocorre, normalmente, quando o verbo se encontra no infinitivo. Ou seja, quando houver terminação em -r, essa será suprimida pelo pronome, recebendo a última vogal do verbo um acento agudo ou circunflexo. Além disso, o pronome será acrescido de uma consoante, normalmente a letra “-l”.

Quando há acentuação de verbos com pronomes em ênclise

A regra é bastante simples. Basicamente, as formas verbais oxítonas terminadas com as vogais -a, -e, -o receberão acento. Confira:

Ela só pensava em comprar o vestido. Entretanto, comprá-lo estava fora de questão. 

Deixá-lo ir ao concerto não era uma opção durante a pandemia.

Recebê-lo sempre foi muito bom, Roberto. 

O artigo tratava de um tema complicado, mas ele decidiu escrevê-lo mesmo assim. 

A professora só podia separá-lo de seu rival de sala. 

Ele correu para alcançar o ônibus e, depois de dois quarteirões, conseguiu pegá-lo.

E o caderno que você me pediu, vai usá-lo ou não?

Veja que em todos os casos acima, não trouxemos um exemplo terminado em -i. Isso porque a regra, nesse caso, apresenta outra fundamentação. Nessa hipótese, as palavras terminadas em -ir serão acentuadas sempre que façam parte de um hiato. Por exemplo:

A comissão técnica não gostou da conduta do jogador, logo, decidiu substituí-lo.

O trabalho era muito complicado, porém os alunos conseguiram concluí-lo

Você vai distraí-lo se continuar falando alto. 

Quando não há acentuação dos verbos com pronomes em ênclise

É importante destacar que alguns casos de verbos terminados em “-i” não receberão acento.

Assim, não será empregado o sinal gráfico nas formas verbais oxítonas terminadas em -i quando a letra compor uma sílaba com uma consoante. Por exemplo:

Você quer dividir o projeto comigo? Ou acha que dividi-lo será pior?

Cuidado ao colocar o quadro, pois você pode parti-lo. 

Comprei uma nova bicicleta. Mas só vou adquiri-la semana que vem, quando entregarem. 

Alguma dúvida?

O qua achou? Simples, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida depois dessa explicação, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!

Conheça o Curso de Português Gold para concurso!

Se você gostou do texto, mas ainda sente que precisa aprofundar seus estudos na Língua Portuguesa, então confera o curso Português Gold.

Ministrado pela professora Flávia Rita, referência na área de concursos públicos e exames vestibulares, esse curso irá lhe oferecer uma abordagem completa da disciplina, cobrindo as principais bancas organizadoras do país. Ele é o curso ideal para os candidatos que necessitam de um reforço completo, partindo da base da disciplina até os assuntos mais avançados.

Com certeza ele será perfeito para ajudar você a conseguir a sua aprovação!

Confira uma aula nossa para conhecer nossa metodologia:

O curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA E APRENDER DE UMA VEZ O PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO