fbpx
Ata formal e ata informal - Sabe a diferença?

Ata formal e ata informal – o que é e como redigir

Equipe Flávia Rita

Quem atua em ambiente corporativo ou desempenha tarefas em reuniões, fóruns ou associações muito possivelmente já passou pela situação de ter tido que elaborar uma ata. Entretanto, não conhecer as estruturas de uma ata ou quais as características ela possui pode tornar essa atividade bem mais complicada que o normal. Assim, para que você não se encontre nessa situação, vamos entender os dois formatos básicos de ata que podem ser exigidos e quais as características devem apresentar a fim de organizar de forma precisa e sucinta as informações registradas.

O que é uma ata?

Primeiramente, deve estar claro o que se entende por ata. Ata, em termos gerais, é uma espécie de documento utilizado para registrar os acontecimentos e assuntos debatidos em determinada reunião.  Trata-se, pois, de um relato sucinto em que se encontram presentes os principais pontos discutidos. São exemplos desses as ideias ou os projetos apresentados, os prazos definidos, as tarefas atribuídas e os responsáveis por cada uma delas, presentes e ausentes.

Elaborando ata de reunião
Pessoas em reunião.

Em razão de ser um documento formal, a ata possui uma outra importante função. Ela poderá servir de prova em eventuais processos administrativos ou judiciais, uma vez que trará o registro de determinada obrigação atribuida ou assumida, assim como das palavras proferidas. Veja, por exemplo, o que diz o art. 384 do Código de Processo Civil de 2015:

Art. 384. A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião.

Parágrafo único. Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial.

Por essa razão, é tão importante que estejam registradas as principais informações do evento. Mais do que isso, em alguns casos, os detalhes discutidos e considerados  relevantes para a reunião devem constar no corpo do documento.

Normalmente, a produção da ata é uma atribuição básica do(a) secretário(a) executivo(a).

Contents

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO