fbpx

Concurso Banco do Nordeste (BNB): Edital publicado!

Equipe Flávia Rita

Publicado o edital do concurso Banco do Nordeste (BNB), para o cargo de Especialista Técnico – Analista de Sistemas, com exigência de nível superior.
Concurso Banco do Nordeste - Edital publicado

São 6 vagas imediatas, além de 200 vagas para formação de cadastro de reserva, com remuneração inicial atual de R$ 6.269,76!

Os interessados devem realizar as inscrições no período de 30 de setembro a 19 de outubro de 2022, no site da banca organizadora, Cebraspe.

 

O que você precisa saber do concurso BNB:

Situação Atual: Edital publicado em 23 de setembro de 2022
Período de Inscrição: do dia 30 de setembro a 19 de outubro por meio do site da banca Cebraspe.

 

Cargos e Requisitos do concurso BNB

O edital Banco do Nordeste oferece um total de 6 vagas imediatas, além de 200 para formação de cadastro de reserva, divididas da seguinte forma:

  • Especialista Técnico – Analista de Sistemas – Perfil 1: Desenvolvimento de Sistemas

Vagas: 4 vagas + 120 CR

Jornada de trabalho: 30 horas semanais

  • Especialista Técnico – Analista de Sistemas – Perfil 2: Infraestrutura e Segurança da informação

Vagas: 2 vagas + 80 CR

Jornada de trabalho: 30 horas semanais

 

Requisitos

  • diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em bacharelado e(ou) tecnólogo de nível superior em Análise de Sistemas, Análise de Sistemas – Informática, Análise de Sistemas (Sistemas de Informação), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análises de Sistemas, Ciência & Tecnologia, Ciência da Computação, Ciência da Computação e Informática, Ciência da Informação, Ciências da Computação, Ciências da Informação e da Documentação, Computação, Computação – ênfase em Sistemas de Informação, Computação Aplicada às Engenharias, Computação Científica, Computação Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia da Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação, Informática, Informática – Análise de Sistemas, Informática – Sistema de Informação, Informática de Gestão, Processamento de Dados, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistema de Informação Gerencial, Sistema de Informações, Sistemas de Informação, Sistemas de Informações, Sistemas para Internet, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Projeto de Sistemas de Informações ou Tecnologia em Telemática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); OU

 

  • diploma de conclusão de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de diploma/certificado de pós-graduação na área de Informática e(ou) na área de Segurança da Informação, com carga mínima de 360 horas/aula, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Baixe agora! É grátis!  

Atribuições

Desenvolver e implementar programas de investimento, projetos, processos, sistemas, produtos e serviços para o BNB, cuja solução implica níveis elevados de complexidade, articulação conceitual e multidisciplinar e tecnicidade; contribuir para a sustentabilidade, expansão e lucro do BNB, como uma organização de desenvolvimento regional moderna; identificar e investigar situações relativas à Tecnologia da Informação (TI), propondo soluções conhecidas aplicáveis ou prospectando novas soluções no mercado externo; atuar como interface de sua área de trabalho junto às Unidades de Negócios e(ou) de Suporte, atendendo às demandas e necessidades específicas dessas Unidades.

 

Prova Objetiva do concurso BNB

As provas objetivas estão previstas para o dia 4 de dezembro.

As provas objetivas, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizadas nas cidades de Fortaleza/CE, Recife/PE e Salvador/BA.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

O exame de habilidades e conhecimentos terá duração de 3 horas e 30 minutos, aplicado no turno da tarde. A prova será constituída de 120 questões, cujo julgamento de cada item será Certo ou Errado.

  • Conhecimentos Gerais: 50 questões
  • Conhecimentos Específicos: 70 questões

Valendo 120,00 pontos, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso BNB o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
  • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Conteúdos das provas objetivas:

Comum a todos os cargos:

  • Língua Portuguesa 
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo

 

Como é cobrada a matéria de Português neste concurso?

Serão cobrados os seguintes tópicos para todos os cargos:

  1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  3. Domínio da ortografia oficial.
  4. Domínio dos mecanismos de coesão textual.
    1. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
    2. Emprego de tempos e modos verbais.
  5. Domínio da estrutura morfossintática do período.
    1. Emprego das classes de palavras.
    2. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
    3. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
    4. Emprego dos sinais de pontuação.
    5. Concordância verbal e nominal.
    6. Regência verbal e nominal.
    7. Emprego do sinal indicativo de crase.
    8. Colocação dos pronomes átonos.
  6. Reescrita de frases e parágrafos do texto.
    1. Significação das palavras.
    2. Substituição de palavras ou de trechos de texto.
    3. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.>
    4. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Recursos do concurso BNB

Prazo para a interposição de recursos quanto às questões formuladas e(ou) aos gabaritos oficiais preliminares divulgados será nos dias 7 e 8/12/2022, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF).

 

CONTINUE LENDO