fbpx

Carreiras Policiais – Previsão de concursos da Polícia Civil para 2019

Equipe Flávia Rita

Carreiras Policiais – Previsão de concursos da Polícia Civil para 2019

Você que está se preparando para carreiras policiais, sobretudo a polícia judiciária dos estados, é hora de ficar atento! 2019 promete ser um ano de grandes oportunidades, se as promessas dos Estados se realizarem. Aqui você vai ver o que esperar desse ano com relação às polícias civis, de maneira a já ir se adiantando ao edital! Não deixe de conferir!

PC-AL – SITUAÇÃO: AUTORIZADO

Conforme entrevista concedida pelo Governador de Alagoas, Renan Filho, é prevista a realização de um novo concurso para a Polícia Civil, no qual serão selecionados candidatos para os cargos de Delegado, Agente e Perícia Oficial. Segundo anunciou, o concurso encontra-se em fase de planejamento avançando, de maneira que poderá ter seu edital publicado já no primeiro semestre desse ano!

Além disso, no longo prazo, a expectativa do governo do estado é que sejam realizados concursos para a Polícia Civil anualmente, de maneira a sanar o déficit da carreira de agentes de segurança.

O número de vagas ainda não foi definido, mas a expectativa é de que sejam por volta de 300 vagas, distribuídas entre os cargos mencionados.

PC-AM – SITUAÇÃO: COMISSÃO FORMADA

De acordo com o decreto publicado pelo Governo do Estado do Amazonas, serão ofertadas, para o próximo concurso da Polícia Civil, 424 vagas, divididas, entre outras, para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Perito Legista e Perito Odontolegista. A expectativa é de que o concurso ocorra ainda em 2019.

OBS: Os concursos para a área de segurança pública do estado do Amazonas já possuem comissão geral de acompanhamento, conforme previsão do Decreto Nº 38.923/2018.

PC-CE – SITUAÇÃO: ANUNCIADO

O último concurso para a PC/CE foi realizado entre 2014 e 2015, tendo sido organizado pela Fundação Vunesp. Todos os aprovados no certame foram convocados para órgão. Contudo, ainda com o alto nível de nomeação, ainda há déficit de servidores, o que torna imprescindível a abertura de um novo processo seletivo.

Assim, conforme publicação do secretário de segurança Pública do Estado do Ceará, para o concurso da Polícia Civil, que deverá ocorrer esse ano de 2019, haverá cerca de 1.496 vagas para os cargos de Delegados, Inspetores e Escrivães.

PC-DF – SITUAÇÃO: EM FASE DE AUTORIZAÇÃO

Segundo o Governador do Distrito Federal, em anúncio realizado em fevereiro de 2019, haverá um novo concurso público para a Polícia Civil do Distrito Federal, com a publicação do edital ocorrendo entre os meses de abril e meio. A previsão é de serem ofertadas cerca de 300 vagas para o cargo de Escrivão e 1.800 vagas para o cargo de Agente.

Com relação à banca examinadora, a expectativa era de que o CESPE se encarregasse do certame, mas essa informação foi desmentida pela PCDF, não estando, portanto, ainda definida a organizadora.

Segundo informações da SEPLAG-DF, concedidas ao Centro Educacional Flávia Rita, até o primeiro semestre de 2018, havia uma previsão de mais de 3200 cargos vagos para a Polícia Civil distrital, sendo 2849 para a carreira de Agente de Polícia e 592 para o de Escrivão de Polícia.

VEJA A SITUAÇÃO DA PC/DF COM MAIS DETALHES AQUI.

PC-ES – SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO – BANCA: INSTITUTO AOCP

O concurso já se encontra em fase de realização, com suas provas objetivas marcadas para ocorrerem no dia 24 de março de 2019. Conforme o edital,  são ofertadas 173 vagas, distribuídas entre diversos cargos, conforme a seguinte discriminação:

  • Para os cargos de nível médio: 20 vagas para Auxiliar de Perícia Médico-Legal, sendo uma destinada aos PcD
  • Para os cargos de nível superior: 
  1. 4 vagas para Assistente social
  2. 20 vagas pra Escrivão de Polícia, sendo 1 para PcD
  3. 60 vagas para investigador, sendo 3 para PcD
  4. 15 vagas para Médico Legista, sendo 1 para PcD
  5. 4 vagas para Psicólogo;
  • Para os cargos de Perito Criminal: 50 vagas distribuidas entre 8 áreas diferentes.

O certame será organizado pelo Instituto AOCP e contará com quatro etapas:

  • 1ª Etapa: provas objetivas e discursiva,
  • 2ª Etapa: Entrega de documentação para verificação de antecedentes + exames psicopatológico, médico e toxicológico; teste de aptidão física.
  • 3ª Etapa: Investigação social – investigação criminal;
  • 4ª Etapa: Curso de formação profissional PCES.

PC-GO – SITUAÇÃO: COMISSÃO FORMADA

Conforme anúncio oficial do Vice-Governador José Eliton, acompanhado do Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, o concurso para a polícia judiciária do estado deve ser realizado já em 2019.

Considerado urgente por analistas de segurança pública, o certame para a Polícia Civil do Estado de Goiás deverá prever 550 vagas imediatas para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão. A comissão organizadora já se encontra formada, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com especialistas, o concurso é essencial para as funções do Estado, pois o ritmo de nomeação de servidores não acompanhou o crescimento populacional, o que tem prejudicado os serviços de segurança da região.

PC-MS – SITUAÇÃO: AUTORIZADO

Conforme o Decreto 14.983, publicado no dia 6 de abril de 2018, o concurso para a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso já se encontra autorizado, com previsão de vagas para os cargos de Perito Criminal, Perito Médico Legista, Perito Papiloscopista e de Agente de Polícia Científica. Serão previstas 170 vagas, sendo 50 para agentes de polícia técnica científica e 120 para perito.

PC-PA – SITUAÇÃO: BANCA CONTRATADA – INSTITUTO AOCP

O concurso para a Polícia Civil do Estado do Pará com vagas para os cargos de Investigador, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, realizado em 2016, foi prorrogado por mais dois anos e, agora, é válido até janeiro de 2020. Contudo, o certame para os cargos técnicos – Técnico em Gestão Pública e Técnico em Gestão de Informática – será realizado, conforme previsão, ainda em 2019, com previsão de 11 vagas!

Em julho de 2018, o Instituto AOCP venceu a licitação para a banca organizadora e ser a responsável pela prova.

PC-RJ –SITUAÇÃO: AUTORIZADO

Conforme anúncio do Governado Wilson Witzel, no dia 30 de janeiro de 2019, o concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro ofertará 1.000 vagas, número muito superior ao inicialmente esperado. Segundo o mandatário, a comissão de concurso se reuniu ainda em janeiro e os estudos para a elaboração do edital já foram iniciados.

O edital somente poderá ser publicado após autorização do Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal, o qual não apresentará obstáculo quando forem comprovadas as vacâncias do órgão.

Segundo o Secretário Estadual de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Marcus Vinícios Braga, a expectativa é de que o concurso se realize com editais diferentes, os quais serão publicados até julho. Segundo o secretário, o primeiro edital a ser publicado deverá ser o para o cargo de delegado, em que se contemplarão 16 vagas.

VEJA A SITUAÇÃO DA PC/RJ COM MAIS DETALHES AQUI.

PC-SP –  SITUAÇÃO: ANUNCIADO

Conforme noticiado, o atual governador do estado, João Dória, afirmou que a segurança pública será um foco em seu governo. Para isso, a expectativa é de serem realizados concursos públicos para a Polícia Civil do Estado de São Paulo com previsão de até 8000 vagas.

O edital deverá prever as provas para os mesmos cargos do último concurso: Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista, Agente de Telecomunicações, Agente Policial, Auxiliar de Papiloscopista e Delegado. No último certame, realizado em 2018, foram ofertadas 2750 vagas, distribuídas entre os cargos mencionados.

PC-RN – SITUAÇÃO: COMISSÃO REFORMULADA

O concurso para a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte esteve paralisado durante alguns meses, mas, recentemente, divulgou-se a formação de uma nova comissão organizadora. A previsão é de que serão ofertadas 25 vagas para Delegado, 106 vagas para Agente e 11 vagas para Escrivão ainda esse ano.


Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de nos avisar nos comentários! Se tiver alguma dica, critica, recomendação, nos avise! Queremos muito saber a opinião de vocês! Caso tenha interesse de ler sobre algum assunto relacionado ao mundo dos concursos, nos avise que iremos ajudá-lo!

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?