Conteúdo do Artigo
Nesse post, você vai poder aprender as melhores dicas sobre concordância nominal, para você gabaritar a prova de concurso público. Conteúdo recorrente nas provas e cobrado por, praticamente, todas as bancas aprender concordância nominal para concurso, não é uma das tarefas mais simples.
O conteúdo é difícil e exige uma boa compreensão do candidato. Mas, se você quer conquistar a posse, é necessário encarar o desafio. Vamos lá?
Concordância nominal para concurso: estude o tema!
O que seria concordância nominal? Ela ocorre quando o adjetivo, pronome, o numeral e o artigo alteram as suas desinências para se ajustarem ao substantivo a que se referem. Achou complicado?
Não se preocupe porque vamos explicar de forma mais detalhada e com exemplos. Até o final desse artigo, você vai estar dominando o tema. Não precisa entrar em desespero, viu?
Principais casos de concordância nominal
Agora eu quero que você pegue um papel e uma caneta para anotar as principais dicas sobre concordância nominal para concurso, ou se você preferir pode aproveitar para atualizar o seu resumo. Vamos lá?
Como Regra geral, o adjetivo, o pronome, o numeral e o artigo concordam em gênero e número com substantivo a que se referem:
- Os seus dois carros novos chegaram
- Estes lindos olhos verdes me encantam
Adjetivos que estão ligados a substantivos do mesmo gênero e número geralmente vão para o plural:
- Mãe e filha estudiosas conseguiram a aprovação
Adjetivos que estão ligados a substantivos de gênero e número diferente prevalece o masculino:
- Alunos e alunas estudiosos passaram no Tribunal de Justiça
Adjetivo posposto concorda em gênero com substantivo mais próximo:
- Estude por livro e apostila específica.
Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivo comuns QUASE SEMPRE concorda com o mais próximo:
- Bela floresta e rios
Muita atenção:
Quando o sujeito do verbo ser é tomado em sua generalidade sem determinante o adjetivo em função do predicativo permanece invariável na sua forma masculina:
- Cerveja quente é péssimo
Mas, quando o sujeito do verbo “ser” vem determinado o adjetivo em função do predicativo concorda com o substantivo:
- Toda cerveja quente quente é péssima
- É proibida a entrada
Casos especiais
Dadas, em função de um problema específico, soluções para a questão, nada foi feitoParticípio realiza concordância com o seu referente
Você sabia? Menos, abaixo, alerta e pseudo são sempre invariáveis
- Os representantes dos empresários se mantiveram alerta durante o evento.
Em anexo, em alerta, a sós, haja vista, em mão são expressões invariáveis.
- Ela foi classificada no certame, haja vista o seu esforço.
- Os documentos seguem em anexo
ATENÇÃO REDOBRADA:
Está conseguindo entender melhor concordância nominal para concurso? Preste muita atenção nos casos especiais, pois eles são cobrados com frequência.
Anote:
obrigado, quinte,incluso, anexo, nenhum, vários e próprio são variáveis e concordam com o substantivo a que se referem.
- Muito obrigada, disse a mãe ao filho.
- Seguem anexos os documentos
Expressões como é necessário, é permitido, é preciso, é pouco, é muito, é suficiente ou é proibido VARIAM com determinante:
- É permitida a saída das pessoas
- São proibidas as músicas altas
SEM DETERMINANTE permanecem no masculino e no singular
- É proibido músicas altas
- Cinco reais é suficiente
Muito, pouco, bastante, meio, só, alto, baixo, mesmo..
Esses termos variam quando se referem a um termo de natureza substantiva:
- Elas estavam sós
- Comeu meia maça
E nunca se esqueça de que BASTANTE vai para o plural, quando for equivalente a muitos, muitas ou suficientes.
- Já tenho problemas bastantes.
Meio não varia com valor de um pouco, mais ou menos
- A presidenta está meio preocupada em relação ao futuro do país.
Outra dica que você deve saber: mesmo NÃO poder utilizado para retomar termos substantivos ( palavras ou nomes próprios). Ele é usado para dar ênfase ou retomar ideias.
- Respeitava o projeto, pois o mesmo era inovador ( ERRADO, POIS ESTÁ RETOMANDO PALAVRA).
- A mulher mesma discutiu o tema. ( CERTO, POIS SUGERE ÊNFASE).
- Conseguiu revisar, pelo menos um pouco, concordância nominal para concurso? Que tal aproveitar, e conferir o post sobre concordância verbal?
Dicas de estudo
Neste tópico, vou sugerir algumas dicas de estudo para você aprender ainda mais concordância nominal para concurso. Então, vamos lá?
Conforme vocês notaram existem muitas regras, e elas são muito cobradas em prova. Eu sugiro que vocês façam uma ficha com os principais casos e exemplos. Assim, é possível rever o conteúdo com frequência.
Faça revisões programadas das fichas. Separe uma ou duas vezes na semana para ler. Isso vai ajudar a manter o conteúdo na sua memória de curto/longo prazo. Existem vários casos de concordância verbal e com o tempo você vai fixar e aprender o conteúdo. Outra dica é resolver exercícios específicos sobre o assunto.
Na medida em que for resolvendo questão, e surgir um exemplo novo atualize o seu resumo. Resolver questão é uma das melhores estratégias para você estudar e aprender concordância nominal para concurso. Aproveite para fazer uma revisão sobre concordância verbal, agora!
Faça uma planilha para mensurar o seu quantitativo de erro/acerto em cada conteúdo de língua portuguesa. Desta forma, você vai conseguir identificar em que assuntos está mais forte e quais precisa de uma revisão. Estudar de forma estratégica, vai otimizar o seu tempo e aumentar o seu rendimento.
Concordância Nominal: treino!
2017 – FCC – TCE – SP
A eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica, aparece como a grande estrela do relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”, da Agência Internacional de Energia (AIE). E a maior responsável por isso, mais uma vez, é a China.
A geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis, alcançando quase a metade (45%) dos 165 giga-watts de capacidade adicionada em 2016, excluídas fontes de origem fóssil (carvão, petróleo e gás natural) e nuclear.
O Brasil instalou 7,8 GW de renováveis no ano passado – de um total de 9,5 GW no país –, repartidos entre usinas hidrelétricas (5,2 GW) e eólicas (2,6 GW). Mantém uma das matrizes de geração mais limpas, mas contribui com menos de 5% do crescimento verde mundial.
Já a China responde por 40% da capacidade renovável adicionada em 2016, e a maior parte disso provém da energia solar. O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão, grave problema de saúde pública e inquietação social.
Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos.
Salta aos olhos a irrelevância do Brasil no que respeita à energia solar fotovoltaica. Algumas grandes centrais começam a ser instaladas, mas o investimento nacional na mais dinâmica fonte alternativa é desprezível, em termos mundiais.
O país só se destaca, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis para o setor de transporte. Embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos, o estudo ressalta que os biocombustíveis – como etanol e biodiesel – permanecerão como opções mais viáveis.
Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.
(Editorial. Império do sol. Folha de S.Paulo, 10.10.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com a norma-padrão.
A – O potencial das usinas hidrelétricas e eólicas mostram o Brasil com uma das matrizes de geração mais limpas
B- Notam-se que, no Brasil, no que respeita à energia solar fotovoltaica, algumas centrais de grande pujança começa a se instalar.
C- 40% da capacidade renovável em 2016 está com a China, e os maiores índices provêm da energia solar.
D- Como mostra os dados, a China e o Brasil, quanto aos investimentos em energia solar, possui distintos perfis de investimento.
E- Existirá demandas para o etanol e o biodiesel, embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos.
Gabarito: C
Regência nominal: download GRATUITO do material de apoio para os seus estudos!
“Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas.”
A concordância entre os termos em destaque no fragmento é:
a) verbal e em gênero e número.
b) nominal e apenas em gênero.
c) verbal e apenas em número.
d) nominal e apenas em grau.
e) nominal e em gênero e número.
Gabarito: E
2011 – Cesgranrio – Petrobrás
Sobre a frase “Esses alunos que são usuários constantes de redes sociais têm um risco 27% maior de desenvolver depressão” retirada do texto, avalie as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Caso os termos ‘Esses alunos’ fosse passado para o singular, outras quatro palavras deveriam sofrer ajustes para fins de concordância.
( ) Mais da metade dos alunos que usam redes sociais podem ficar deprimidos.
( ) O risco de alunos usuários de redes sociais desenvolverem depressão constante extrapola o índice dos 27%.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2017 – Colégio Pedro II – Assistente em Administração
Tendo em vista as regras de concordância verbal e as alterações realizadas na oração “banheiro não havia” (linha 9), a estrutura que permanece de acordo com a variante padrão da língua é
Banheiros não devia haver.
Gabarito: A
2018- UFSM
Para responder à questão, considere o fragmento em destaque.
— A tecnologia não vai substituir o médico e, sim, empoderá-lo. Assim como o paciente, que passa a ser médico dele mesmo. A tecnologia vai resolver as limitações da medicina, que hoje cresce de maneira linear. (l. 33-38)
Considere que o fragmento seja reescrito colocando-se as palavras sublinhadas no plural. Com essa alteração, além desses dois substantivos, quantas palavras deverão ser pluralizadas também?
Gabarito: E
2018 – CCV-UFC – UFC
Está de acordo com as regras da gramática normativa para a concordância verbal a frase da alternativa:
Gabarito: D
2016 – FCC – CREMESP
As formas verbais mantêm adequada correlação entre os tempos e os modos e concordam regularmente com seus sujeitos em:
A)Se aprendêssemos as lições da História, não teremos voltado a repisar os mesmos erros que se cometeu no passado.
Gabarito: E
Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo nas suas mídias sociais e muito sucesso nos seus estudos!