/Concurso público: como estar pronto para qualquer tema cobrado na redação!


Concurso público: como estar pronto para qualquer tema cobrado na redação!

por: Equipe Flávia Rita

Qual será o tema que vai cair na redação do seu concurso público? O que fazer se cair um assunto que você não conhece? Certamente, se você entregar uma redação em branco, vai perder a vaga. Dominar o tema solicitado pela organizadora é essencial para a sua aprovação independente se for um assunto específico do edital ou atualidade. Então, vamos lá?

Redação: ela não pode ficar fora do seu planejamento!

Saiu o edital do seu concurso público e você já começa a separar os materiais, apostilas, livros e também foca em fazer um planejamento, certo? Além de acrescentar as disciplinas da prova, separe um dia específico na semana para treinar redação para concurso.

A redação não pode ficar fora do seu cronograma. Quanto mais cedo você começar a praticar, melhor.

Concurso Público: importância de ler e fazer fichas resumidas!

Para dominar os possíveis assuntos que podem ser cobrados no seu concurso público, esteja atento a tudo o que acontece no mundo sobre economia, política, tecnologia, ciências, entre outros. Tenha o hábito de ler. Crie isso na sua rotina!

Neste sentido, faça uma ficha resumo das principais notícias que ler. Escreva o assunto principal, os dados e a base argumentativa. Separe um dia na semana para fazer uma revisão das fichas, também. Desta forma, você vai manter vários acontecimentos na sua memória, que vão te ajudar a desenvolver uma boa base argumentativa, para você fazer uma redação para concurso nota 10.

Redação: o segredo do treino constante!

O segredo para você gabaritar redação para concurso público é treino, ou seja, persistência. No início, é normal demorar 2 a 4 horas para começar a escrever, ou até mais. Para desenvolver uma redação, é necessário ter conhecimento de introdução, desenvolvimento e conclusão, além de dominar o português.

Por isso, se você está começando a treinar a redação para concurso agora, persista. Encare o desafio: separe uma ou duas vezes na semana para treinar, diariamente leia revista de atualidades, visite sites de internet, faça um resumo dos principais tópicos e tenha o hábito de revisá-los.

Como desenvolver base argumentativa?

O que é uma argumentação? É a defesa, ou seja, a exposição do seu ponto de vista. O desenvolvimento argumentativo de uma redação para concurso pode ser construído com defesa, exemplos, fatos e análises.

 

Por isso, para desenvolver um bom argumento é fundamental conhecer o tema cobrado, para expor o raciocínio e fazer as análises críticas adequadas. Logo, tenha o hábito não apenas de ler, mas entender o assunto e o contexto do texto. Não leia apenas por ler, mas para aprender e tentar desenvolver uma visão crítica.

Treine por temas anteriores!

Faça uma seleção das provas anteriores elaboradas pela banca do seu concurso público, e treine os temas já cobrados. Assim, você conhece a forma de cobrança, uma vez que cada banca tem a sua própria forma de cobrança. Elabore um arquivo com os últimos 10 temas, por exemplo, para você treinar e fazer redação.

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso: 5 dicas para estudar redação sozinho!

Clique aqui para conferir vários temas que a FCC cobrou para a prova de analista. 

Desta forma, quando o edital do seu concurso for publicado leia com atenção. Se a cobrança for tema específico, busque fazer resumos do conteúdo, anote os detalhes mais importantes e faça uma revisão.

Mas, se for cobrança de temas atuais, crie o hábito de ler diariamente. Se a banca for FCC, por exemplo leia revistas como Carta Capital. Faça fichas resumos, escreva e busque ter uma análise crítica.

Seguindo estas dicas, você vai conseguir desenvolver uma excelente redação para concurso, viu?

Qual o concurso você está tentando? Queremos saber. Conte para a gente nos comentários!

Equipe Flávia Rita

Deixe seu Comentário

Comentários