/Concurso público: como estar pronto para qualquer tema cobrado na redação?


Concurso público: como estar pronto para qualquer tema cobrado na redação?

466

por: Equipe Flávia Rita

Neste post você vai aprender as melhores estratégias para estar estar pronto para qualquer tema de redação cobrado nas provas de concurso público?

Dominar o tema solicitado pela organizadora é essencial para a sua aprovação independente se for um assunto específico do edital ou atualidade. A redação é o diferencial para a sua posse e você precisa estar preparado. Vamos lá?

Redação para concurso: ela não pode ficar fora do seu planejamento!

Saiu o edital do seu concurso público e você já começa a separar os materiais, apostilas, livros e também foca em fazer um planejamento, certo? Além de acrescentar as disciplinas da prova, separe um dia específico na semana para treinar redação para concurso.A redação não pode ficar fora do seu cronograma. Quanto mais cedo você começar a praticar, melhor. Procure treinar antes de o edital ser divulgado.

Ao treinar redação antes de o edital ser publicado você vai ganhar segurança, confiança e conseguir treinar vários temas diferentes. O segredo da redação é a constância no treino. Aos poucos você vai conseguir sanar as suas dificuldades, para desenvolver um bom texto e alcançar nota máxima!

Concurso Público: importância de ler e fazer fichas resumidas!

Para dominar os possíveis assuntos que podem ser cobrados no seu concurso público, esteja atento a tudo o que acontece no mundo sobre economia, política, tecnologia, ciências, entre outros. Tenha o hábito de ler. Crie isso na sua rotina!

Neste sentido, faça uma ficha resumo das principais notícias que ler. Escreva o assunto principal, os dados e a base argumentativa. Separe um dia na semana para fazer uma revisão das fichas, também.

Desta forma, você vai manter vários acontecimentos na sua memória, que vão ajudar você a desenvolver uma boa base argumentativa, para você fazer uma redação para concurso nota 10.

Redação: o segredo do treino constante!

O segredo para você gabaritar redação para concurso público é treino, ou seja, persistência. No início, é normal demorar 2 a 4 horas para começar a escrever, ou até mais. Para desenvolver uma redação, é necessário ter conhecimento de introdução, desenvolvimento e conclusão, além de dominar o português.

Por isso, se você está começando a treinar a redação para concurso agora, persista. Encare o desafio: separe uma ou duas vezes na semana para treinar, diariamente leia revista de atualidades, visite sites de internet, faça um resumo dos principais tópicos e tenha o hábito de revisá-los.

Como desenvolver base argumentativa?

O que é uma argumentação? É a defesa, ou seja, a exposição do seu ponto de vista. O desenvolvimento argumentativo de uma redação para concurso pode ser construído com defesa, exemplos, fatos e análises.

 

Por isso, para desenvolver um bom argumento é fundamental conhecer o tema cobrado, para expor o raciocínio e fazer as análises críticas adequadas. Logo, tenha o hábito não apenas de ler, mas entender o assunto e o contexto do texto. Não leia apenas por ler, mas para aprender e tentar desenvolver uma visão crítica sobre o assunto.

Treine por temas anteriores!

Faça uma seleção das provas anteriores elaboradas pela banca do seu concurso público, e treine os temas já cobrados. Assim, você conhece a forma de cobrança, uma vez que cada banca tem a sua própria forma de cobrança. Elabore um arquivo com os últimos 10 temas, por exemplo, para você treinar e fazer redação.

Desta forma, quando o edital do seu concurso for publicado leia com atenção. Se a cobrança for tema específico, busque fazer resumos do conteúdo, anote os detalhes mais importantes e faça uma revisão. Mas, se for cobrança de temas atuais, crie o hábito de ler diariamente. Faça fichas resumos, escreva e busque ter uma análise crítica.

Cronometre o tempo

Quanto tempo você demora para escrever uma redação de concurso público? Ao estudar, você precisa tentar ser estratégico, para otimizar o seu tempo e aumentar o seu rendimento. Por isso, ao fazer redação cronometre o tempo que você gasta. Tente identificar se você gasta mais tempo para fazer a introdução, o desenvolvimento ou a conclusão.

É identificando os seus pontos fracos, que você vai saber em que precisa melhorar. Logo, antes de começar a escrever não se esqueça de separar um cronometro. Use a mesma dica no momento de fazer simulado, ok? Você precisa ter noção do tempo que gasta para resolver as provas do seu concurso público, principalmente se tiver redação. Uma das maiores dificuldades é justamente no controle do tempo.

Resumindo

  • Leia o edital do seu concurso com atenção para saber o tipo de redação que será cobrada no seu concurso.
  • Esteja sempre atento a assuntos relacionados a economia, tecnologia, entre outros temas de atualidade.
  • Faça resumo ou fichas das notícias que ler. Anote dados e os tópicos que você considerar importante.
  • Crie o hábito de ler o material que você produzir. Isso vai ajudar a manter os assuntos na sua memória de curto/médio prazo.
  • Redação deve fazer parte do seu cronograma de estudo. Ele é item que precisa estar no seu planejamento.
  • Separe um momento especifico na semana para treinar redação. Desta forma, você pode fazer uma ou duas redações na semana por exemplo.
  • Não espere o edital ser divulgado para começar a treinar a redação. Quanto mais cedo você começar, mais irá ter segurança e confiança para escrever um bom texto.
  • Conheça as suas dificuldades. Fique atento às correções da sua redação, para saber os seus pontos fortes e fracos.
  • Ao fazer redação, cronometre o tempo que você gasta.
  • Tente identificar os seus pontos fracos, para melhorá-los.

Seguindo estas dicas, você vai conseguir desenvolver uma excelente redação para concurso, viu?

Continue assistindo à aula!

No curso Oficina de Redação Módulo II, a professora Flávia Rita trabalha vários temas elaborados pela banca Fundação Carlos Chagas. Além das aulas em que ela aborda vários assuntos cobrados pela organizadora, você conta com uma correção de redação detalhada e específica, visando à sua aprovação. QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO MÓDULO II. 

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas mídias sociais e muito sucesso nos estudos !

Deixe seu Comentário

Comentários