fbpx

Concurso PMMG: guia completo para você gabaritar redação

Equipe Flávia Rita

Concurso PMMG: guia completo para você gabaritar redação

Você tem muita dificuldade em produzir redação? Para o concurso da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, é um dos diferenciais para a sua nomeação. Por isso, preparamos um guia completo para você escrever com segurança e conquistar a posse no concurso PMMG. Este post é indicado para quem está começando a treinar redação ou também para quem precisa revisar as estratégias. Vamos lá?

Concurso PMMG: leia o edital

A primeira dica é fundamental para que você tenha sucesso no concurso PMMG: leia o edital. No documento consta todas as informações que você precisa saber sobre o seu concurso e também os critérios de correção da sua redação. O edital ainda não foi divulgado? Então, leia o último documento, para que você tenha uma noção de como poderá ser cobrada a sua redação.

Assim, a redação, geralmente, tem caráter eliminatório e classificatório. No edital estará especificado o valor da pontuação de cada item, os critérios para avaliação de cada conteúdo abordado, o tipo de texto, entre outras informações. Logo, é imprescindível,que você leia o documento com calma e atenção. Combinado?

A importância da estrutura do texto

A sua redação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Não se preocupe porque vamos abordar com calma cada parte, ok? Nesse contexto, é fundamental que ao montar a sua redação você tenha o conhecimento dessa estrutura. Assim, você pode organizar as informações do seu texto. Isso vai facilitar o seu raciocínio e otimizar o seu tempo de estudo para o concurso PMMG.

Introdução

A forma como você vai iniciar o seu texto define a apresentação do assunto. Assim, o desenvolvimento e a conclusão dependem de como a introdução foi abordada. Além disso, essa parte da sua redação é o que vai prender a atenção e o interesse do corretor. Portanto, antes de começar a escrever organize as ideias.

  • Faça um rascunho antes de começar o texto
  • Defina as estratégias argumentativas
  • A sua introdução deve ser concisa e objetiva: se a redação for até 30 linhas, por exemplo, a sua introdução pode ter entre 5 a 7, e um total de 3 a 4 períodos.

Dessa forma, na introdução foque em apresentar o assunto que será tratado ao longo do texto e os principais argumentos. Assim, lembre-se de que isso deve ser elaborado de forma objetiva e impessoal.

Desenvolvimento

Essa é a parte responsável pela exposição das ideias. Por isso, é importante você dominar o assunto abordado, para conseguir elaborar um bom desenvolvimento. Por isso:

  • Foque em colocar os argumentos de forma clara e coesa
  • Responda os questionamentos – se houver- que foram colocados na introdução
  • Estabeleça uma boa relação de escrita entre as ideias apresentadas
  • Cite os argumentos e aprofunde-os durante o desenvolvimento da sua redação

Assim, busque, por exemplo, usar conectores ao longo da sua redação, a fim de manter a coesão entre os argumentos apresentados.

Conclusão

A conclusão é a parte final do seu texto. Dessa maneira, consiste em retomar as ideias que foram apresentadas no seu texto e apresentar uma possível solução para o problema. Por isso, a sua conclusão deve ter um propósito, ou seja, não é repetir tudo o que você escreveu. Assim o foco deve ser a finalização e a conclusão deve permanecer coesa e coerente com o tema trabalhado.

Concurso PMMG: dicas para escrever com segurança

Para escrever com segurança e gabaritar a redação do concurso PMMG o segredo é: treinar. Quanto mais você se preparar, melhor. Logo, é importante que você não perca tempo e comece a escrever. Inclua redação no seu planejamento, assim como, outras disciplinas. No início, é comum ter dificuldade, mas quanto mais você se dedicar, melhor.

  • Treine por assuntos que já foram cobrados
  • Cronometre o tempo
  • Entenda os seus erros

Assim, não espere o edital do concurso pmmg ser divulgado para começar a treinar redação, principalmente se você tem muita dificuldade para escrever, combinado? Quanto mais praticar, mais segurança terá. Logo, dê o primeiro passo, pois o seu sucesso depende da sua dedicação e comprometimento.

Redação: invista em um curso específico!

Um curso específico de redação para o concurso PMMG vai otimizar o seu tempo de estudo e auxiliar você durante o caminho. Por isso, a professora Flávia Rita, referência em língua portuguesa e redação para concurso, desenvolveu:

Curso on-line de Oficina de Redação para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG 

O curso reúne tudo o que você precisa para gabaritar a redação do concurso PMMG. Com aulas explicativas e direcionadas, conta com as melhores estratégias para você aprender a desenvolver o seu texto com segurança e de acordo com os critérios de cobrança do edital.

Além disso, aborda:

  • Noções Gerais de Texto Dissertativo
  • Tópico Frasal
  • Formas de Introdução
  • Modelos de Introdução
  • Mecanismos de Coesão
  • Formas de Desenvolvimento
  • Modelos de desenvolvimento
  • Formas de Conclusão
  • Modelos de Conclusão

O curso também conta com correção de redação. Ou seja, por meio de correções personalizadas e completas, você vai conseguir conhecer os seus pontos fracos e saná-los. Dessa forma, você ganha tempo e otimização durante os seus estudos.

CLIQUE AQUI PARA COMEÇAR A TREINAR REDAÇÃO PARA O CONCURSO PMMG, AGORA!

Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, você pode contar sempre com a gente. Entre em contato com os nossos consultores, pois queremos te ajudar durante este momento da sua preparação:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

Aguardamos o seu contato!

Como estão os seus estudos? Qual a sua maior dificuldade para elaborar uma redação? Deixe o seu comentário e compartilhe as dicas nas suas mídias sociais. Bons estudos e muito sucesso!

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO