/Concurso público: por que estudar antes do edital sair?


Concurso público: por que estudar antes do edital sair?

por: Equipe Flávia Rita

Conquistar uma vaga no serviço público não é fácil, pois além de estudar é necessário ter dedicação, foco e planejamento. Cada minuto é valioso e deve ser aproveitado para fazer um exercício, revisão ou aprender um novo conteúdo. Quanto mais cedo começar a estudar, maiores serão as chances da sua aprovação. Por isso, nem pense em esperar o edital ser publicado para começar os seus estudos.

Nesse texto, vamos abordar justamente isso: a importância de estudar antes do edital sair. Vamos lá?

Edital publicado: o prazo é curto!

Geralmente, quando o documento é divulgado o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é muito curso, e varia entre 45 a 90 dias. Imagina um concurseiro que ainda está começando a estudar e tem pouco conhecimento? As chances de aprovação são mínimas.

O conhecimento é adquirido com o tempo, nunca é do dia a para a noite. O tempo de aprovação entre uma pessoa e outra pode variar muito, mas quem persiste conquista o sucesso. Só não passa em concurso público, quem desiste. Espero que você nunca desista do seu objetivo e comece a estudar antes do edital sair.

Como começar a estudar antes do edita sair?

Você já definiu o seu concurso foco? Na carreira pública, existem várias áreas como fiscal, policial, tribunal ou bancária. O primeiro passo é escolher uma para focar, pois com o tempo você vai ganhando domínio e conhecimento nas disciplinas.

Fig.1 – Tenha foco!

As disciplinas mais comuns nos concursos são: português, matemática, raciocínio lógico, informática, direito administrativo e constitucional. Portanto, programe-se para dominá-las e faça um planejamento focado. Deixe para estudar a parte específica depois. Comece pelas básicas, e um passo de cada vez.

Uma das vantagens de estudar antes do edital sair é que você terá tempo para estudar cada conteúdo com calma e sem pressa. O conhecimento vai permanecer na sua memória de curto/longo prazo. Se você estiver estudando para FCC, confira como tirar 100 na redação.

Faça um planejamento!

Elabore um planejamento para organizar o seu dia a dia. Lembre-se de que ele deve ser compatível com a sua realidade. Por exemplo, se você tem quatro horas para estudar, não adianta fazer um cronograma de 6 horas.

Comece planejando a parte básica, e se com o tempo for publicado o edital de algum certame que desperte o seu interesse, é só acrescentar as disciplinas específicas. Você já terá uma boa bagagem na parte básica. Entendeu a importância de começar a estudar antes do edital sair?

Pesquise como são abordadas as disciplinas, conheça a banca organizadora do seu concurso, o estilo de prova e os assuntos mais recorrentes. Essa é uma dica muito estratégica e que pode fazer a diferença para a sua aprovação.

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso PC-SE: saiu edital para delegado. 10 vagas e remunaração R$ 11 mil!

No seu planejamento, considere:

– Você vai estudar aos fins de semana? Se sim, escreva as disciplinas.

– Quantas horas por dia vai se dedicar?

– Como vai conseguir os materiais necessários?

– Em que local vai estudar? Na sua casa, biblioteca, sala de estudo?

Consulte os últimos editais!

Você já observou como foi o último edital do seu concurso? Ao fazer isso, poderá conferir as disciplinas que já foram cobradas, o quantitativo de questão e, assim, vai poder conhecer melhor o seu concurso.

Desta forma, separe um tempo para analisar os últimos editais cobrados. Isso vai ajudar você a organizar o seu planejamento, principalmente, se for cobrar discursiva na sua prova. Não deixe para treinar redação quando o edital for divulgado. Faça, pelo menos, duas redações por semana.

O edital saiu. E, agora?

Ao estudar antes do edital sair, as suas chances de aprovação aumentam. Quando o documento for divulgado, é hora de otimizar os seus estudos e refazer o seu planejamento. Acrescente as novas disciplinas e não se esqueça de fazer muitos exercícios da banca organizadora. Descubra 7 dicas incríveis para diminuir a sua ansiedade!

Nessa etapa, é essencial manter o foco e a produtividade para fazer revisão dos conteúdos que já domina, questões de provas anteriores, simulados ou algum curso específico. Siga o seu cronograma de estudo e faça do seu estudo a sua prioridade, para conseguir atingir o seu objetivo.

Se durante a sua preparação, for divulgado algum concurso que tenha as matérias parecidas, aproveite para tentar. Assim, você treina os seus conhecimentos e quem sabe não garante a sua aprovação?

Comece a estudar antes do edital sair, mas estude como se a prova fosse amanhã. Não perca o ritmo ou foco porque o documento não está divulgado. Enquanto isso, aproveite para fortalecer o seu conhecimento e construir a base, que será o diferencial para que você possa conquistar a sua vaga.

Na sua prova terá redação? Confira como fazer uma redação nota 10

Não deixe de conferir o e-book GRATUITO com dicas que vão ajudar você na sua organização e gestão de tempo!

Quanto tempo está estudando para concurso? Qual o seu sonho? Compartilhe com a gente pelo comentário!

Equipe Flávia Rita