/Redação ENEM 2019: a importância de ter domínio da escrita formal na língua portuguesa


Redação ENEM 2019: a importância de ter domínio da escrita formal na língua portuguesa

347

por: Equipe Flávia Rita

O conhecimento e domínio da escrita formal é um dos principais critérios que são avaliados na redação ENEM 2019. Neste conteúdo, você vai conferir as melhores dicas para escrever de acordo com as exigências da prova. Preparado?

Conhecer a linguagem culta é essencial para a construção de um texto, sobretudo para conseguir tirar 1.000 na redação ENEM 2019. Além de saber escrever de acordo com a norma culta, é fundamental ao aluno ter domínio da estrutura textual, da argumentação e da boa redação ENEM 2019.

Redação ENEM 2019: cuidado com os vícios de linguagem

Como a redação ENEM deve ser feita de acordo com a norma culta, o aluno deverá ter bastante atenção para evitar os conhecidos vícios de linguagem. Para esclarecer,

VÍCIOS DE LÍNGUAGEM: vícios de linguagem correspondem aos desvios da língua padrão provocados por desconhecimento ou desatenção do falante. Diferenciam-se das chamadas figuras de linguagem por serem essas provocadas deliberadamente, com a intenção de buscar maior expressividade.  

Conforme as gramáticas modernas, os vícios de linguagem podem ser classificados em várias categorias, sendo as mais comuns:

  • BARBARISMO: equivale à grafia ou à pronúncia de uma palavra em desacordo com a norma culta.
  • SOLECISMO: equivale a um desvio sintático na oração.
  • ARCAÍSMO: corresponde à utilização de palavras que já se encontram em desuso.
  • NEOLOGISMO: trata-se da criação desnecessária de palavras novas.
  • AMBIGUIDADE OU ANFIBOLOGIA: trata-se de uma construção frasal dotada de mais de um sentido possível.
  • PLEONASMO: corresponde à repetição desnecessária de ideias.
  • CACÓFATO: equivale à sonoridade ruim produzida pelo conjunto de palavras.
  • ECO: também indica uma sonoridade ruim da frase, decorrente do uso de palavras com terminação semelhante.

Os vícios de linguagem correspondem a falhas estilísticas que podem prejudicar tanto o sentido do texto como a sua estrutura sintática. Sua ocorrência, portanto, ocasionará dedução da nota da redação.

Domínio do vocabulário

Ter um bom vocabulário é imprescindível para desenvolver um texto de escrita formal. Quanto mais se praticar a leitura, mais ampliado será o domínio vocabular na hora do texto. Por isso, é importante ao estudante ter contato com os mais variados autores, de modo a apreender os diferentes usos das palavras e as variadas formas de estruturação sintática de um texto.

O domínio de vocabulário é fundamental para construir uma boa redação, pois municiará o aluno com palavras suficientes a se evitar a repetição, e permitir a fluidez do texto e a precisão das ideias. Assim, o estudante deve procurar usar certas ferramentas linguísticas, como sinônimos, locuções nominais e verbais, além de diferentes estruturas sintáticas, como orações reduzidas ou desenvolvidas.

Para ampliar o seu acervo lexical (vulgo vocabulário), anote toda palavra que desconhecer o significado e procure, posteriormente, o seu significado no dicionário. Por que não criar uma lista? Isso ajudará não só na redação, mas também naquelas questões de múltipla escolha chatinhas que todo mundo erra!

Conhecer as regras gramaticais

Outro ponto essencial para fazer uma boa redação ENEM 2019 e desenvolver o texto de acordo com a escrita formal é ter domínio das regras gramaticais. Por isso, é fundamental que a sua redação, seja escrita segundo a sintaxe padrão, ou seja, por exemplo:

  • Com respeito às regras de concordância verbal e nominal
  • Com o uso adequado dos sinais de pontuação
  • Com a utilização correta da regência verbal e nominal
  • Com o correto emprego dos pronomes
  • Etc.

Ter domínio e conhecimento das regras gramaticais será fundamental para garantir uma excelente nota na redação. Por isso, além de treinar redação, estude a parte teórica da disciplina de português, sempre fazendo exercícios para fixar o conteúdo e entender como elas são empregadas nas frases! Além disso, não se esqueça de revisar o conteúdo constantemente, pois algumas regras, como aparecem com menos frequência, costumam ser facilmente esquecidas.

Redação ENEM 2019: curso específico

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia  Rita lançou o curso específico para a redação ENEM 2019. Completo, o curso aborda tanto a parte teórica cobrada na prova ENEM, quanto a prática, pois conta com 10 correções detalhadas, que irão ajudar você a desenvolver as suas habilidades para produzir a redação e gabaritar.

Nas aulas, a professora Flávia Rita explica de forma sucinta sobre os possíveis temas que serão cobrados, além de explicar sobre estrutura, os erros que você não pode cometer, e muito mais. Além disso, o curso conta com correção detalhada, para que você possa conhecer os seus pontos fortes e fracos, a fim de saná-los até o dia da prova do ENEM.

Por meio da modalidade on-line, você estudará de acordo com a sua disponibilidade de tempo e segundo a sua rotina. Programe-se para assistir às aulas, faça um planejamento e fique atento às correções de sua redação, para saber em que precisa melhorar.

QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO ENEM 2019

Como está a sua preparação para a redação ENEM 2019? Deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar as dicas do post nas suas redes sociais. Sucesso!

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários