/Redação para concurso: por que é importante praticar?


Redação para concurso: por que é importante praticar?

477

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai conferir a importância de praticar redação, que é o diferencial para a sua aprovação. O segredo do sucesso está no treino constante, sabia? Escrever bem é questão de treino e qualquer pessoa tem o potencial necessário para isso, mas antes é preciso querer, ter força de vontade, garra e muita determinação. Preparado? Por que é tão importante praticar redação para concurso?

Praticar redação X estilo da banca

Todo concurseiro sabe que cada banca tem a sua forma de cobrança. A FCC, por exemplo, cobra reflexões filosóficas aliada a fatos contemporâneos, ou seja, não basta apenas ter conhecimento de mundo. O candidato deve saber desenvolver o seu raciocínio e fazer a análise do tema. Aprenda como fazer uma redação nota 100 na FCC!

Que tal começar a praticar redação? Pesquise temas anteriores cobrados pela sua banca, para você conhecer o estilo. Confira 20 temas cobrados para o cargo de técnico FCC. 

Cada banca tem a sua própria forma de cobrança,por isso:

  • Pesquise temas anteriores que foram cobrados pela organizadora do seu certame
  • Leia o edital com atenção para saber a forma de cobrança da sua redação.
  • Crie o hábito de fazer redação. Treine toda semana. Por exemplo, que tal separar o fim de semana para estudar redação para concurso?

Redação para concurso: qual é a sua velocidade?

O tempo pode ser o seu melhor amigo ou inimigo. Já parou, para pensar nisso? Não é à toa, que é fundamental você praticar redação para ter sucesso. Logo, não se esqueça de incluir o treino no seu planejamento.

Você demora muito para escrever um texto? Medir o tempo é essencial, pois no dia da sua prova, além das questões, você terá que fazer a redação. Muitos candidatos gastam horas na prova objetiva e não conseguem desenvolver a redação, e como consequência não conquistam a aprovação.

Foto 1- Cronometre o tempo!

Antes de começar a praticar a redação, pegue um cronômetro. Você precisa ter consciência de quanto tempo está gastando. No início é comum melhorar, mas como já falei no início o segredo do sucesso é a prática. Lembre-se de que no dia da prova do seu concurso, você terá que fazer a prova objetiva e também a redação. Por isso, é tão importante você saber quanto  gasto para praticar redação para concurso.

Redação para concurso: a importância do simulado

É por meio do simulado que você vai conseguir descobrir as disciplinas que está mais fraco e mais forte. Desta forma, que tal aproveitar o simulado para fazer uma autoavaliação?

  • As disciplinas que estiver mais fraco, faça uma revisão.
  • Resuma o assunto que errou nas questões
  • Cronometre o tempo do seu simulado e avalie: demorou para fazer a redação? Teve dificuldade? Qual? Sua maior dificuldade foi para fazer a introdução, desenvolvimento ou conclusão? Faça uma autoavaliação, para descobrir os pontos que precisa melhorar.
  • Mensure as suas notas no simulado. Faça um quadro para acompanhar a sua evolução. Assim, você vai identificando os pontos que precisa melhorar.

 O que fazer antes da prova?

O melhor momento para começar a praticar redação é antes da publicação do edital. Tenha o hábito de fazer texto toda semana, sempre avaliando os pontos que você precisa melhorar em cada redação.Depois que o edital for publicado, intensifique a sua preparação e dedique-se ainda mais para praticar redação.

Antes da prova procure manter a tranquilidade e mantenha o pensamento positivo. Ao recebê-la e ler o tema da redação, faça um pequeno rascunho – para servir de roteiro- e escreva os itens que não podem deixar de ter no seu texto. Ficará mais fácil organizar as ideias.

  • Não permita que a ansiedade domine a sua mente. Tente ficar tranquilo e mantenha SEMPRE o pensamento positivo.
  • Lembre-se de que você estudou e fez por merecer a sua vaga. Confie no seu potencial, para conquistar o sucesso.
  • Permaneça consciente e não permita que a sua mente comece a “viajar”. Ao receber a prova, leia as questões com atenção para entender o que está sendo perguntado.
  • Ao ler as alternativas, leia com muita cautela e muito cuidado para não “ler correndo” ou marcar uma alternativa errada.

Treino: segredo do sucesso!

Você é capaz de escrever um ótimo texto, pode ter certeza. Mas, lembre-se de que para alcançar qualquer coisa na vida é necessário esforço e dedicação. Se você estiver comprometido, vai conseguir.

Amplie o seu conhecimento de mundo: leia notícias, fique por dentro de política, economia, tecnologia. Faça resumos das notícias e anote os dados para não esquecer. Estude português, domine concordância verbal e nominal, crase, pontuação, regência, uso de conectores.

Faça redações de forma constante e a cada erro procure avaliar e melhorar. Não adianta fazer uma redação por mês, por exemplo. Praticar redação dá trabalho, mas vai valer a pena, certo?

  • Analise o feedback da correção da sua redação.
  • Preste atenção nos itens que você está mais errando, e procure melhorar.
  • Treine redação de forma constante. Ela precisa estar no seu planejamento, assim como, outras disciplinas.
  • Com o tempo e prática, você vai conseguir superar todas as suas dificuldades e escrever uma excelente redação para concurso.

Redação para concurso: curso específico!

Você está focado na banca Fundação Carlos Chagas (FCC)? A professora Flávia Rita preparou o curso específico: Oficina de Redação – FCC – módulo I. Nas aulas, a professora explica sobre a forma de abordagem da banca, os possíveis temas cobrados, a estrutura, os erros que você não pode cometer na redação, entre outros. Serão abordados temas como:

– Parágrafos de introdução

– Tópico frasal

– Desenvolvimento de texto

– Estratégias argumentativas

– Tipos de conclusão

– Modelos de texto

– Análise de temas

QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO MÓDULO I FCC!

Você está praticando redação? Qual concurso? Estou curiosa para saber. Deixe o seu comentário!

 

Deixe seu Comentário

Comentários