fbpx
Concurso Senado: banca definida! Edital iminente

Concurso Senado: banca definida! Edital iminente

Equipe Flávia Rita

O edital do concurso Senado Federal está previsto e a banca para esse concurso foi definida e será a Fundação Getúlio Vargas – FGV. O certame conta com previsão orçamentária na LOA desse ano. Que tal aproveitar a chance?

Concurso SENADO: banca definida!

Confira a publicação no Diário Oficial da União:

 

Com a divulgação do extrato de dispensa de licitação, o próximo passo é oficializar a contratação com a FGV, para que o concurso Senado Federal tenha seu edital finalmente publicado. Com isso, os candidatos terão mais um pouco de clareza sobre quando será realizado o certame. Mesmo com a demora na definição da banca organizadora, os interessados em ingressar no Serviço Público Federal podem ficar tranquilos: o concurso está mantido e agora ganhou um pouco mais de previsibilidade.

A definição da banca foi muito importante e agora é só torcer para que o edital seja publicado logo. Vamos todos juntos continuar na busca pelo objetivo: ser aprovados no concurso do Senado Federal!

Conheça a banca Fundação Getúlio Vargas – FGV

A Fundação Getúlio Vargas – FGV – é uma banca conceituada no universo dos concursos públicos, sendo a responsável pela organização das provas do exame da OAB.

Embora tenha uma longa experiência no universo das provas, ela não apresenta um modelo padrão de cobrança, o que faz com que seus conteúdos costumem variar em cada concurso.

Entretanto, é possível traçar algumas características comuns nas diversas provas já organizadas, assim como identificar a maior preferência por diversos conteúdos de língua portuguesa.

Características da prova de Português da Fundação Getúlio Vargas – FGV

A banca possui uma identidade única, com foco em textos curtos ou em fragmentos de texto. Nessas questões, costuma se explorar mais coesão textual, com foco nas diferentes formas de retomada.

Além disso, questões de vocabulário (= significação de palavras), estrutura de texto, tipologia textual e mudança de discursos são recorrentes nas provas.

A FGV apresenta, portanto, um perfil mais analítico, com questões de interpretação de texto mais avançadas.

Vagas do concurso Senado Federal

As vagas ofertadas são imediatas, além de em cadastro de reserva, e exigem nível superior. As remunerações podem chegar até R$ 33,4 mil, o que torna o concurso bastante atrativo. O certame oferecerá 19 vagas para Advogado, Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo (Policial Legislativo). Para aqueles que estão interessados no cargo, é fundamental estudar com afinco para conquistar a tão sonhada vaga. O concurso do Senado Federal é uma grande oportunidade para galgar um bom cargo na carreira pública. Por isso, é importante se dedicar aos estudos e conquistar a vaga desejada. Boa sorte a todos os candidatos!

Último concurso

O último certame ocorreu em 2011 e foram oferecidas 246 vagas, sendo 104 para o cargo de Técnico Legislativo, que exige nível médio, 133 para Analista Legislativo, que exige nível superior, e 9 para consultor legislativo, que exige nível superior.

A banca responsável pelo concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os interessados foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, e para alguns cargos teve avaliação de título, prova prática, prova de aptidão física, entre outras.

Além disso, as provas foram aplicadas em todas as capitais, na época. Na etapa das provas objetivas, foram cobrados conhecimentos de disciplinas como português, constitucional, informática, raciocínio lógico, inglês, entre outras.

Como estudar para o Concurso Senado?

Este é um dos certames mais cobiçados. Por isso, não perca tempo e comece a sua preparação quanto o antes, a fim de conquistar a sua vaga. Elabore um planejamento para organizar a sua rotina, principalmente se você precisa conciliar o estudo com outras atividades como trabalho.

Português é o diferencial para a sua aprovação e a professora Flávia Rita conta com cursos específicos para ajudar você a conquistar a sua vaga neste certame.

Você vai aproveitar a chance e estudar para o concurso Senado Federal? Deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar o post nas suas mídias sociais. Sucesso!

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO